Afinal, qual jutsu é mais difícil de aprender, o Chidori ou o Rasengan em Naruto?

Sendo duas das habilidades mais conhecidas da franquia Naruto, o Chidori e o Rasengan são técnicas extremamente poderosas que acabaram se tornando o Jutsu de assinatura de Sasuke e Naruto respectivamente.

No entanto, você já se perguntou qual dessas técnicas é a mais difícil de aprender? Embora ambas tenham níveis similares e a seu versão base seja classificada como Rank A, as duas habilidades possuem grandes diferenças em relação ao seu aprendizado.

Começando pelo Chidori, essa foi uma técnica criada por Kakashi justamente por não conseguir adicionar a transformação da natureza ao seu Rasengan. Assim, ele aproveitou a sua afinidade com a Liberação de Relâmpago para desenvolver uma Jutsu capaz de concentrar uma grande quantidade de chakra e que fosse potencialmente letal.

Entretanto, assim como grande parte das técnicas do universo de Naruto, o Chidori precisa dos famosos Selos Manuais, o que acaba “facilitando” a manipulação de chakra e consequentemente o seu aprendizado, ainda mais para portadores do Sharingan, como foi o caso de Sasuke.

Já no caso do Rasengan, essa foi uma habilidade criada por Minato que não necessita de Selos Manuais, utilizando apenas a manipulação de chakra puro na palma da sua mão para atingir o nível mais avançado da Transformação da Forma. Como era o objetivo de Minato, Naruto posteriormente conseguiu adicionar a Liberação de Vento ao seu Rasengan.

Assim, pelo fato do Rasengan exigir uma grande manipulação de chakra sem nenhum tipo de ajuda ou atalho, o seu aprendizado pode ser considerado um pouco mais difícil que o do Chidori, embora isso também vá depender da habilidade e afinidade do ninja que está aprendendo.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.