Afinal, por qual motivo o Instinto Superior de Goku também aumenta a força dos golpes em Dragon Ball Super?

Ao apresentar o conceito do Instinto Superior em Dragon Ball Super, Whis explica que está é uma técnica extremamente rara e difícil de dominar, que permite a um lutador mover de forma instintiva cada parte do seu corpo sem a necessidade dos comandos do cérebro, aumentando drasticamente a sua velocidade e reflexos.

No entanto, quando Goku finalmente dominou está técnica na luta final contra Jiren ou ainda quando utilizava a sua forma incompleta, o anime passou a impressão de que além da sua velocidade, os demais ataques de Goku também ficavam mais poderosos, como se fosse uma nova transformação em Super Saiyajin.

Para explicarmos o motivo de isso acontecer, primeiro temos que voltar um pouco na primeira luta de Goku contra Jiren, quando ele atingiu a forma imperfeita do Instinto Superior quando a sua Genki Dama foi refletida pelo guerreiro do Universo 11. De acordo com Whis, provavelmente a energia do ataque rompeu temporariamente os limites de Goku e o permitiu utilizar a técnica. Essa mesma quebra de limites ocorreu na sua luta contra Kefla e novamente na revanche contra Jiren.

Assim, por mais que o foco do Instinto Superior em Dragon Ball Super seja aumentar a velocidade, ao despertar esse estado é como se Goku tivesse um upgrade geral nos seus poderes, com o seu próprio ki sendo descrito como “extremamente quente e assustadoramente quieto”.  Essa aura é bem diferente se comparada a qualquer outra transformação em Super Saiyajin, que na maioria das vezes têm a raiva como sentimento dominante, enquanto para manter o Instinto Superior é preciso eliminar momentaneamente as suas emoções.

Dessa forma, ao lutar em uma velocidade extrema e sem toda a carga emocional que poderia o atrapalhar, Goku consegue não só deixar os seus ataques mais poderoso como enxergar perfeitamente as aberturas na defesa do oponente. Logo, não é como se o seu Kamehameha tenha ficado dez, vinte ou cem vezes mais forte, mas o fato de saber exatamente quando e onde atacar permite que os seus golpes acabem causando bem mais dano.

O anime Dragon Ball Super atualmente se encontra em hiato desde março de 2018, quando finalizou o arco do Torneio do Poder.

No mangá, a história continua sendo contada normalmente em um novo arco que ocorre após os eventos do filme Dragon Ball Super: Broly.

O anime pode ser assistido na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.