A série Yakuza conta com sete jogos ao todo, mas qual é a ordem cronológica, ou seja a ordem correta, de se jogar os games da franquia?
Entre lançamentos atravessados e remasterizações que foram sendo liberadas nos últimos anos, começar a ‘Saga do Dragão da Sega” não parece tão simples assim, principalmente se você não tem ideia do que se trata.
Por isso, neste guia vamos te dar todas as informações básicas que você precisa saber, antes de jogar Yakuza, além de claro, a ordem mais indicada para que você não se perca na história.
O que é Yakuza?
Pode até não parecer, mas Yakuza é praticamente um sucesso espiritual de Shenmue. Depois do pesado investimento que a Sega fez no desenvolvimento do projeto de Yu Suzuki – e de vê-lo fracassar comercialmente -, a empresa resolveu começar a seguir um caminho que seguisse na mesma direção, porém, menos ambicioso e muito mais simples do que Shenmue.
Foi assim que nasceu o primeiro Yakuza, lançado originalmente em 2006. Para muitos, ele é como uma espécie de “GTA no Japão”, mas não se deixe enganar, pois ambos os jogos possuem propostas bem diferentes.
Enquanto GTA permite que você ande pela rua fazendo o que bem entender, roubando carros e cometendo pequenos crimes, Yakuza te coloca no papel de Kazuma Kiryu, que apesar de fazer parte da máfia japonesa, é bem comportado. Porém, você pode se locomover livremente pelas ruas de Kamurocho – um pequeno barro de Tokyo – e descer o braço com muito estilo em quem ousar cruzar o seu caminho.
Além disso, Yakuza oferece inumeras atividades secundárias dentro do jogo, como por exemplo, visitar os arcardes e jogar clássicos da própria Sega – ou tocar um cabaré, como acontece no segundo jogo.
A ordem correta (cronológica) dos jogos de Yakuza
Como a história de Yakuza é um pouco extravagante demais, você pode acabar se perdendo com o passar do jogos. Portanto, nada melhor do que deixar de lado a ordem de lançamento e se aventurar na história com base na ordem cronológica. Para isso, você deve seguir a ordem abaixo:
Like a Dragon: Ishin
Like a Dragon: Ishin se passa nos anos de 1860, e apesar de não usar os personagens que amamos como Kiryu, Majima e assim por diante, ele usa algo como “antepassados” de cada um desses personagens na história representando figuras históricas do período Ishin do Japão.
No jogo, você controla Sakamoto Ryoma, um ronin da região de Tosa que acaba sendo acusado injustamente de assassinar o pai adotivo dele e agora deve provar a própria inocência enquanto se envolve em uma grande conspiração.
Yakuza 0
Este é o primeiro jogo da ordem cronológica de Yakuza. Yakuza 0 foi lançado em 2017, entretanto, se passa em 1988, muito antes dos eventos do primeiro jogo. Sendo assim, para entender a história de Kiryu, nada melhor do que começar descobrindo um pouco mais do seu passado e da sua relação com a máfia japonesa.
Este jogo está disponível tanto no PS4 quanto no Xbox One.
Yakuza: Kiwami
O remake do primeiro Yakuza também foi lançado em 2017, mas a história original se passa em 2006. A versão remasterizada é com certeza a melhor pedida. Ela melhora inúmeros aspectos de jogabilidade, além de adicionar alguns detalhes à história para torna-la mais fácil de se entender.
Este jogo está disponível tanto no PS4 quanto no Xbox One.
Yakuza: Kiwami 2
Assim como o primeiro, este é um remake do segundo jogo da série, lançado originalmente em 2007. Segue os eventos do primeiro jogo e se passa em 2006, apenas um ano após o retorno de Kiryu. Considerado por muitos como um dos melhores de toda a série.
Yakuza 3
Se passa em 2009 e está disponível no PS2 e em versões remasterizadas pra PS3 e também para PS4. Este é o jogo da ordem cronológica de Yakuza que está “no meio” da franquia.
Yakuza 4
Segue os eventos de Yakuza 3 e se passa em 2010. Também recebeu uma versão remasterizada do lançamento original de PS3 e também no PS4.
Yakuza 5
É tido como um dos melhores da série, por ser o climax de várias situações que foram mostradas nos jogos anteriores. Se passa em 2012 e também possui uma versão remasterizada do lançamento de PS3, para o PS4.
Yakuza 6: The Song of Life
Se passa em 2016 e fez um ótimo trabalho mostrando as consequências de tudo que ocorreu na série Yakuza, e de como isso afetou a vida de Kazume Kiryu e de seus entes queridos. Um apíce climático na franquia, que provavelmente vá ser a última entrada a mostrar Kazuma por um bom tempo.
Este atualmente é o último jogo da ordem cronológica de Yakuza, pelo menos até o lançamento de Yakuza 7: Like a Dragon.
Yakuza: Like a Dragon
Sétimo capítulo da série Yakuza, o jogo se passa em 2019 e é estrelado por Ichiban, um jovem que imagina toda a vida dele como segundo um RPG como Dragon Quest.
O jogo inova principalmente por deixar Kiryu apenas como um coadjuvante da história e por transformar o esquema de combate em um RPG por turnos, algo que acabou casando muito bem com a franquia.
Judgment
Caso você não queria entrar de cabeça nesta série por não saber se ela vai te agradar, você pode começar por Judgment, lançado pela SEGA em 2019. O jogo se passa no mesmo universo – e no mesmo bairro – da série Yakuza, e aproveita todas as mecânicas clássicas do jogo para contar uma nova história tão interessante quanto.
Lost Judgment
Lost Judgment é o segundo jogo do spin-off Judgment dentro da franquia Yakuza/Like a Dragon. O jogo se passa em 2021, ou seja, ele acontece dois anos após o Judgment original e segue a história de Takayuki Yagami, mesmo protagonista do primeiro jogo da série.
Nesse jogo novo, ele se infiltra em uma escola para executar uma investigação, e toda sorte de coisas acontecem enquanto ele está infiltrado lá.
E aí, agora você está pronto para jogar todos os jogos da franquia Yakuza (Like a Dragon) em ordem cronológica?