InícioTechEmpresa brasileira cria teste que detecta infecção pelo Coronavírus em 10 minutos

Empresa brasileira cria teste que detecta infecção pelo Coronavírus em 10 minutos

A empresa Hi Technologies, de Curitiba, conseguiu desenvolver um teste que consegue emitir um diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em apenas 10 minutos! O teste para o Covid-19 é uma cápsula para o Hilab, um equipamento comercializado pela Hi Technologies que hoje em dia pode realizar 20 tipos de exames diferentes.

PUBLICIDADE

O exame utiliza a técnica imunocromatografia, que é a mesma técnica utilizada em testes para identificar gravidez ou HIV. Esse teste detecta a presença de anticorpos produzidos pelo organismo em resposta ao novo coronavírus.

PUBLICIDADE

A precisão dos resultados desse novo exame é de 99% no teste de IGG e 93% no de IGM. A acurácia desses resultados aumenta de acordo com o tempo decorrido desde o início dos sintomas.

Para a efetividade desse novo teste para coronavírus ficar mais clara, vamos compará-lo com um teste PCR, que detecta a presença do vírus propriamente dito no organismo e pode emitir um diagnóstico mais cedo. Mas mesmo assim, pode ser que o teste PCR precise de até 12 horas para obter um resultado em condições normais e considerando a situação atual, esse tempo seria ainda mais estendido devido à quantidade de pacientes a serem testados.

O homem que você pode ver na imagem abaixo é Marcus Figueredo, CEO da Hi Technologies, e ele disse que o novo teste foi desenvolvido em cerca de quatro semanas. A empresa não revelou o investimento que fez para a produção do teste.

Coronavírus Teste

A distribuição dos testes do novo Coronavírus para Hilab no Brasil

Primeiro, os testes serão enviados para São Paulo, que é o principal foco da doença no Brasil, e então para Curitiba. Já existem planos para a distribuição desse teste em outros estados que ainda estão para serem anunciados. A quantidade desses novos testes que serão distribuídos não foram divulgadas pela Hi Technologies, que afirma ter planos para aumentar a produção deles caso necessário.

As entregas dos testes começarão já no dia 27 (sexta-feira) desse mês e estarão amplamente disponíveis no começo de abril, que é para quando o primeiro “pico” do novo coronavírus está previsto para acontecer no Brasil.

PUBLICIDADE

Figueredo afirma que os Hilabs já estão disponíveis em 250 cidades no Brasil e existem “milhares de profissionais” credenciados para operar os equipamentos e realizar os devidos testes. Os Hi Labs estão presentes principalmente na rede privada, mas Figueredo afirma que “há discussões com o poder público”.

A estimativa de preço para esse teste é de cerca de R$130 para o consumidor.

Coronavírus Teste

PUBLICIDADE

Além disso, Figueredo deixa claro que uma política de quarentena e “testar, testar, testar” é a melhor maneira para combater o avanço do novo coronavírus no Brasil. Segundo o executivo, os números indicam que o Covid-19 infectará 70% da população brasileira.

O trabalho a ser feito então é distribuir esses casos em um período maior de tempo para que o sistema de saúde consiga lidar com o maior número de pacientes.

“Se fosse futebol, seria como jogar na retranca”, afirma Figueredo. Um dos principais motivos para a estratégia de quarentena é que de 75 a 80% dos pacientes são assintomáticos, mas ainda assim podem transmitir a doença para aqueles que estão no grupo de risco.

O isolamento social reduz a velocidade na qual o Covid-19 se espalha pelo país e por isso, os números de casos graves e óbitos permanecem baixos por mais tempo.

PUBLICIDADE
Giovanne Marrone
Giovanne Marronehttps://criticalhits.com.br
Apaixonado por games desde que se conhece por gente, Giovanne Marrone é redator no Critical Hits e se aprofunda nesse mundo gamer e aprende mais sobre ele todos os dias. Além disso, tem sede por competitividade em jogos FPS e faz lives com frequência.