Super Mario 3D World + Bowser’s Fury – Review

A Nintendo sempre provou que é a campeã dos jogos de plataforma com Super Mario, e Super Mario 3D World foi recebido como um dos melhores jogos do gênero quando este foi lançado no Wii U. Agora, com a chegada deste título ao Nintendo Switch, acrescido da expansão Bowser’s Fury, será que este ainda é um jogo que vale a pena ainda mais ao preço cheio?

Em Super Mario 3D World + Bowser’s Fury, você não vai encontrar um, mas dois jogos. O primeiro deles, Super Mario 3D World, é um jogo que tem como objetivo combinar o melhor dos jogos de 2D de Mario com os jogos 3D do Encanador Bigodudo.

Como eles fazem isso? Bom, apesar do jogo ser tridimensional, com cenários com profundidade e tudo mais, eles funcionam no esquema de fases semelhante aos dos jogos 2D, ou seja, você tem um caminho fixo para seguir, e passa de fase ao chegar no final dele.

Uma comparação nesse sentido é com os jogos da trilogia de Crash Bandicoot. A diferença aqui é que as fases são bem mais acessíveis e gostosas de se jogar, ou seja, você passa bem menos raiva e faz exatamente o que é o objetivo do jogo: se divertir.

Assim como em outros jogos da franquia Mario, você conta com diversos mundos temáticos, como deserto, gelo, água e assim por diante. Além disso, você também enfrenta um chefe no final do mundo e uma série de chefes intermediários que bloqueiam o seu caminho.

Nas fases, você ainda tem uma série de colecionáveis que servem tanto para desbloquear seu progresso a certas fases do jogo, como também para aumentar uma coleção de estampas de um álbum que o jogo vai te mostrando conforme você avança.

Além disso, você também pode usar Power Ups nelas como os tradicionais Cogumelo e Roupa de Tanuki, além de uma nova roupa de Gato que ajuda imensamente na maioria das oportunidades.

Como de costume, a história de Super Mario 3D World está longe de ser complexa. Você precisa encontrar Bowser e derrotá-lo, assim como seus filhos, para recuperar fadas que ele sequestrou. É basicamente isso.

Graficamente, Super Mario 3D World é um belo jogo dentro do que ele se propõe. Além de um estilo de arte simpático, o jogo também conta com uma excelente performance tanto no modo portátil quanto no Dock do Nintendo Switch.

Como é de se imaginar, Super Mario 3D World já seria o suficiente num relançamento. Não cobrando o preço completo dele, mas se ele fosse relançado sem nenhuma novidade, já seria uma ótima oportunidade para que não jogou o game no Switch, certo?

Bom, para fechar o pacote, a Nintendo ainda adicionou Bowser’s Fury ao game. Nele, você se junta com um dos filhos de Bowser para enfrentar o grande nêmesis de Mario que perdeu completamente o controle e agora está destruindo tudo o que ele encontra pela frente, numa versão claramente inspirada no Godzilla.

Este novo jogo, apesar de curto, é bastante divertido. Nele, você precisa encontrar sóis para desbloquear a escuridão do Mushroom Kingdom e obter power ups para enfrentar Bowser numa série de duelos de gigantes.

A grande novidade do jogo é que você é acompanhado de um dos filhos de Bowser para executar tarefas, e apesar dele não ser lá o mais útil a todo mundo, é legal ter uma ajuda (esta pode ser inclusive controlada por outro jogador e não pela IA).

O design deste novo jogo lembra bastante Super Mario Odyssey e Super Mario Sunshine, e a jogabilidade dele é bem diferente se comparada a Super Mario 3D World, ou seja, é um jogo completamente novo mesmo, e não apenas uma skin em cima do que já havia sido lançado ou uma coletânea de fases com o Luigi no lugar como em New Super Mario Bros U.

Com tudo isso no pacote, você se pergunta, será que Super Mario 3D World + Bowser’s Fury vale a pena?

A resposta é sim. O pacote conta com dois jogos muito bons e que certamente vão fazer você gastar um tempão na frente do Nintendo Switch fazendo o 100% deles. É verdade que Super Mario 3D World não é o jogo mais longo da franquia, e que Bowser’s Fury também é curto, mas combinando o tempo de ambos você deve ter algo entre 30 a 35 horas de gameplay.

Review elaborado com uma cópia do jogo para Nintendo Switch fornecida pela Nintendo do Brasil.

Resumo para os preguiçosos

Super Mario 3D World + Bowser’s Fury combina um dos melhores jogos de Wii U com uma expansão bastante divertida, ainda que bem curta (leva entre 4 e 5 horas para ser concluída). O pacote conta com dois jogos muito bons e que certamente vão fazer você gastar um tempão na frente do Nintendo Switch fazendo o 100% deles. É verdade que Super Mario 3D World não é o jogo mais longo da franquia, e que Bowser’s Fury também é curto, mas combinando o tempo de ambos você deve ter algo entre 30 a 35 horas de gameplay.

Nota final

90
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Jogos extremamente divertidos e viciantes
  • Design de fases muito bem pensados
  • Ótima performance gráfica

Contras

  • Bowser’s Fury poderia ser um pouco maior, já que dá para terminar a campanha em menos de 4 horas.
Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade