A Nintendo sempre provou que é a campeã dos jogos de plataforma com Super Mario, e Super Mario 3D World foi recebido como um dos melhores jogos do gênero quando este foi lançado no Wii U. Agora, com a chegada deste título ao Nintendo Switch, acrescido da expansão Bowser’s Fury, será que este ainda é um jogo que vale a pena ainda mais ao preço cheio?
- Compre Super Mario 3D World + Bowser’s Fury
- Super Mario World – Como liberar Bloco (Quadrado Switch) Amarelo, Verde, Vermelho e Azul
Em Super Mario 3D World + Bowser’s Fury, você não vai encontrar um, mas dois jogos. O primeiro deles, Super Mario 3D World, é um jogo que tem como objetivo combinar o melhor dos jogos de 2D de Mario com os jogos 3D do Encanador Bigodudo.
Como eles fazem isso? Bom, apesar do jogo ser tridimensional, com cenários com profundidade e tudo mais, eles funcionam no esquema de fases semelhante aos dos jogos 2D, ou seja, você tem um caminho fixo para seguir, e passa de fase ao chegar no final dele.
Uma comparação nesse sentido é com os jogos da trilogia de Crash Bandicoot. A diferença aqui é que as fases são bem mais acessíveis e gostosas de se jogar, ou seja, você passa bem menos raiva e faz exatamente o que é o objetivo do jogo: se divertir.
Assim como em outros jogos da franquia Mario, você conta com diversos mundos temáticos, como deserto, gelo, água e assim por diante. Além disso, você também enfrenta um chefe no final do mundo e uma série de chefes intermediários que bloqueiam o seu caminho.
Nas fases, você ainda tem uma série de colecionáveis que servem tanto para desbloquear seu progresso a certas fases do jogo, como também para aumentar uma coleção de estampas de um álbum que o jogo vai te mostrando conforme você avança.
Além disso, você também pode usar Power Ups nelas como os tradicionais Cogumelo e Roupa de Tanuki, além de uma nova roupa de Gato que ajuda imensamente na maioria das oportunidades.
Como de costume, a história de Super Mario 3D World está longe de ser complexa. Você precisa encontrar Bowser e derrotá-lo, assim como seus filhos, para recuperar fadas que ele sequestrou. É basicamente isso.
Graficamente, Super Mario 3D World é um belo jogo dentro do que ele se propõe. Além de um estilo de arte simpático, o jogo também conta com uma excelente performance tanto no modo portátil quanto no Dock do Nintendo Switch.
Como é de se imaginar, Super Mario 3D World já seria o suficiente num relançamento. Não cobrando o preço completo dele, mas se ele fosse relançado sem nenhuma novidade, já seria uma ótima oportunidade para que não jogou o game no Switch, certo?
Bom, para fechar o pacote, a Nintendo ainda adicionou Bowser’s Fury ao game. Nele, você se junta com um dos filhos de Bowser para enfrentar o grande nêmesis de Mario que perdeu completamente o controle e agora está destruindo tudo o que ele encontra pela frente, numa versão claramente inspirada no Godzilla.
Este novo jogo, apesar de curto, é bastante divertido. Nele, você precisa encontrar sóis para desbloquear a escuridão do Mushroom Kingdom e obter power ups para enfrentar Bowser numa série de duelos de gigantes.
A grande novidade do jogo é que você é acompanhado de um dos filhos de Bowser para executar tarefas, e apesar dele não ser lá o mais útil a todo mundo, é legal ter uma ajuda (esta pode ser inclusive controlada por outro jogador e não pela IA).
O design deste novo jogo lembra bastante Super Mario Odyssey e Super Mario Sunshine, e a jogabilidade dele é bem diferente se comparada a Super Mario 3D World, ou seja, é um jogo completamente novo mesmo, e não apenas uma skin em cima do que já havia sido lançado ou uma coletânea de fases com o Luigi no lugar como em New Super Mario Bros U.
Com tudo isso no pacote, você se pergunta, será que Super Mario 3D World + Bowser’s Fury vale a pena?
A resposta é sim. O pacote conta com dois jogos muito bons e que certamente vão fazer você gastar um tempão na frente do Nintendo Switch fazendo o 100% deles. É verdade que Super Mario 3D World não é o jogo mais longo da franquia, e que Bowser’s Fury também é curto, mas combinando o tempo de ambos você deve ter algo entre 30 a 35 horas de gameplay.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Nintendo Switch fornecida pela Nintendo do Brasil.
Resumo para os preguiçosos
Super Mario 3D World + Bowser’s Fury combina um dos melhores jogos de Wii U com uma expansão bastante divertida, ainda que bem curta (leva entre 4 e 5 horas para ser concluída). O pacote conta com dois jogos muito bons e que certamente vão fazer você gastar um tempão na frente do Nintendo Switch fazendo o 100% deles. É verdade que Super Mario 3D World não é o jogo mais longo da franquia, e que Bowser’s Fury também é curto, mas combinando o tempo de ambos você deve ter algo entre 30 a 35 horas de gameplay.
Prós
- Jogos extremamente divertidos e viciantes
- Design de fases muito bem pensados
- Ótima performance gráfica
Contras
- Bowser’s Fury poderia ser um pouco maior, já que dá para terminar a campanha em menos de 4 horas.