O Powkiddy RGB10Max3 é um portátil de emulação lançado em 2024 que tem como objetivo não revolucionar o mercado, mas ser meio que uma síntese do que as fabricantes aprenderam nos últimos anos em performance, tela e ergonomia, além de possuir um preço bem interessante, mas será que ele vale a pena? É o que vamos descobrir na nossa análise hoje.
Confira nossa análise em vídeo do Powkiddy RGB10Max3
Compre o Powkiddy RGB10Max3
Aviso de Ética
Todas as análises do Critical Hits (hardware e software) não têm intenção publicitária, e sim uma avaliação isenta do produto em questão. Cabe a você decidir se este produto vale a pena ou não, baseado no que você ler aqui, em outros sites e nas suas próprias conclusões.
Primeiras Impressões
O Powkiddy RGB10Max3 é um portátil que parece a fusão das melhores características do Anbernic RG35XX H e do Trimui Smart Pro, pegando os botões e analógicos do Anbernic e unindo uma tela do tamanho da do Trimui, além de ter um corpo mais ergonômico do que ambos.
O portátil roda o sistema JELOS de fábrica, mas como ele deixou de ser mantido pelo time de desenvolvimento, é possível atualizá-lo para o Rocknix, que é uma evolução deste. No vídeo, usamos o JELOS que veio com ele, até para testarmos se havia a necessidade de atualização.
Sistema Operacional e Atualizações
Como comentamos acima, o RGB10Max3 vem com JELOS de fábrica, e apesar dele funcionar bem na maior parte do tempo, é importante ressaltar que ele está desatualizado e tem problemas.
O primeiro deles é que o emulador padrão de Game Boy Color simplesmente não funciona. Para resolver o problema, é necessário trocar o emulador em System Options para o segundo disponível, senão nenhum jogo vai abrir.
Alternativamente, é possível atualizar o sistema para o Rocknix, mas daí você é obrigado a saber fazer esse tipo de atualização (algo que já ensinamos algumas vezes em outros guias como o guia do R36S).
Fora isso, a experiência é bem positiva, já que é possível usar o Wifi do portátil para coisas como baixar capas, fazer a atualização para a última versão do JELOS (ou do Rocknix após a primeira instalação) pelo Wifi e assim por diante.
Performance
Como o portátil possui um processador já conhecido por nós, o RK3566 (4 núcleos Cortex A55 de 1,8GHz), já dá para saber mais ou menos o que esperar dele, ou seja, ele vai rodar perfeitamente jogos de 8, 16 e 32 bits até o PS1 e o Nintendo DS.
Além disso, ele vai rodar a maioria dos jogos de Nintendo 64, mas vai sofrer para rodar alguns como The Legend of Zelda Ocarina of Time, Cruisin’ USA, Killer Instinct e outros jogos mais pesados.
Ele vai rodar a maioria dos jogos de Dreamcast sem grandes problemas ou slowdowns também, sendo uma máquina adequada para essa plataforma.
Por fim no PSP, ele vai rodar cerca de 70 a 80% da plataforma sem grandes problemas, alguns jogos mais pesados torturando um pouquinho o emulador, como eu mostro no review em vídeo.
Abaixo, você confere as plataformas que o Powkiddy RGB10Max3 roda:
SEGA
- Master System
- Game Gear
- Mega Drive
- Sega Saturn (provavelmente apenas jogos 2D)
- Dreamcast
Nintendo
- NES
- Game Boy
- Game Boy Color
- Game Boy Advance
- Super Nintendo
- Nintendo DS
- Nintendo 64 (alguns jogos não rodam muito bem)
Sony
- PS1
- PSP (você vai precisar ligar o frameskip em alguns jogos para ter uma boa performance)
Outras plataformas
- Mame
- CPS1
- CPS2
- CPS3
- NeoGeo
- Atari
- Wonderswan
- NeoGeo Pocket Color
- Open BOR
- PC Engine
Considerações finais sobre o Powkiddy RGB10Max3
O Powkiddy RGB10Max3 é um portátil que não inova em nada, mas reúne as melhores características de alguns dos nossos portáteis favoritos. Se o preço for correto e cair mais um pouco, ele passa a valer a pena e responder a pergunta que é muito feita pelos consumidores brasileiros: Anbernic RG35XX H ou Trimui Smart Pro? A resposta é Powkiddy RGB10Max3.
Resumo para os preguiçosos
O Powkiddy RGB10Max3, embora não traga inovações significativas, combina os pontos fortes de alguns dos nossos portáteis preferidos. Se o preço for ajustado e reduzido ainda mais, torna-se uma opção atrativa, respondendo à pergunta frequente dos consumidores brasileiros: Anbernic RG35XX H ou Trimui Smart Pro? A escolha é clara: Powkiddy RGB10Max3.
Prós
- Excelente ergononomia e construção
- Boa tela
- Reúne algumas das melhores características do RG35XX H e do Trimui Smart Pro
Contras
- Precisa instalar o Rocknix manualmente nele
- Não tem ArkOS pra ele