InícioDicasR36s - Guia Básico

R36s – Guia Básico

O R36s é um portátil de emulação com um excelente custo-benefício, mas para tirar o máximo dele, você vai precisar de algumas dicas.

PUBLICIDADE

No post de hoje, trazemos um guia básico do que você precisa saber para dominar o R36s.

Guia básico do R36s

PUBLICIDADE

Cartões de Memória Recomendados

O R36s assim como a maioria dos portáteis de emulação da China vêm com um cartão de memória genérico e sem marca, que pode falhar a qualquer momento e te deixar na mão, forçando você a colocar um novo e perder todos os seus saves de arquivos.

Por isso, recomendamos que a primeira coisa que você faça é comprar um cartão de memória confiável para o sistema operacional e outro para os jogos.

O cartão do Sistema operacional pode ter uns 16GB, enquanto que o de jogos, eu recomendo um de 64GB no mínimo, pela quantidade de plataformas suportadas pelo portátil.

Abaixo, você confere uma lista de links para comprar cartões de memória em vendedores confiáveis, em links de afiliado do Critical Hits:

PUBLICIDADE

Bios

Dentro do segundo cartão Micro SD (o do lado direito do portátil), há pasta chamda “bios” onde você deve colocar os arquivos de bios dos consoles que exigem eles. Esses arquivos possuem copyright, logo não podemos dizer onde você pode baixá-los. Eles geralmente costumam vir com o portátil, mas caso você esteja iniciando um cartão Micro SD novo, você precisará fornecê-los novamente.

Como Atualizar o ArkOS

R36s - Guia Básico

Atualizar o ArkOS é bem simples, tudo o que você vai precisar é baixar a imagem do sistema operacional e um programa para gravá-la num cartão.

PUBLICIDADE

Atualizado em 06/04/2024:

Atualizar o ArkOS no R36s ficou mais fácil ainda, agora, tudo o que você precisa fazer é acessar o novo site da imagem dedicada ao R36s aqui e fazer o download dela.

Depois disso, use o programa Balena Etcher para gravar o arquivo .img dentro do cartão de memória que você pretende gravar o sistema (importante: ele apaga todos os arquivos do cartão, caso você queira manter seus jogos, copie a pasta de Roms para o seu PC em primeiro lugar).

PUBLICIDADE

Por fim, coloque o cartão Micro SD no slot do sistema operacional e ligue o portátil. Caso ele pare de responder (a tela vai estar desligada), aperte o botão de reset no lado esquerdo do portátil para ele reiniciar e começar outra vez.

Aqui, ele vai começar a expandir o sistema de arquivos e fazer mais algumas tarefas para concluir a instalação, durante esse processo, ele vai reiniciar diversas vezes.

Ao concluir a instalação do ArkOS, você notará que não consegue acessar as roms caso o seu portátil funcione no esquema de 2 cartões, para isso, você deve ir até as Opções, Advanced e então selecione a opção “Switch Roms to SD2”. O Emulation Station vai reiniciar e os jogos irão aparecer novamente.

PUBLICIDADE

Entretanto, caso o seu R36s use apenas um cartão de memória, agora é a hora de copiar novamente a pasta de roms e as bios do seu PC para o seu cartão de memória, e depois disso aproveitar seu portátil com o sistema operacional atualizado.

Como desligar o R36S

Para desligar o portátil, você tem duas opções, uma fora dos jogos e outra dentro.

Fora dos jogos, você deve apertar Start, ir até o menu “Quit” e então “Shutdown System”.

PUBLICIDADE

Dentro dos jogos, você deve segurar o botão Select e então apertar o botão X para abrir o Menu do Retroarch. Aperte então B uma vez para sair do “Quick Menu”. Aqui, no menu principal do Retroarch, basta escolher a opçao Shutdown que ele desliga o portátil também.

Caso você prefira sair do jogo, basta selecionar a opção “Quit Retroarch” ou então segurar Select e apertar Start duas vezes (funciona em todos os emuladores standalone também, como o PPSSPP).

Atalhos do Retroarch

O Retroarch possui diversos atalhos para facilitar a sua vida, abaixo você confere os principais:

PUBLICIDADE
  • Fechar o Retroarch: Select + Start 2x
  • Fast Forward: Select + A
  • Abrir o Menu do Retroarch: Select + X
  • Save State: Select + L2
  • Load State: Select + R2

Como definir seus próprios atalhos: Settings > Input > Hotkeys.

Como mostrar o contador de FPS no Retroarch

Para mostrar o framerate atual do jogo, basta você abrir o Menu do Retroarch, e então acessar as seguintes opções:

Settings > User Interface > On-Screen Display >On-Screen Notifications > Notification Visibility e então marque “Display Framerate”.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.