Categorias: GamesReviews

Metal Wolf Chaos XD – Review

Cara, eu amo a From Software.

Lembro até hoje da primeira vez que joguei Tenchu 2 e morri de raiva pelo jogo ser difícil demais para minhas parcas capacidades na época. Mas tem uma empresa que eu consigo amar mais ainda, a Devolver Digital. Eu amo tanto essa empresa, que se um dia ela tirar CPF, eu à peço em casamento.

Metal Wolf Chaos XD consegue ser uma mistura entre o melhor da From Software – pré série “Souls”, e da Devolver Digital. O jogo é na verdade, uma remasterização da versão original lançada em 2004 para Xbox, no Japão. O game na verdade era uma tentativa da Microsoft de firmar parcerias com desenvolvedoras japonesas para aumentar sua penetração no mercado nipônico, e ter uma melhor posição perante o já consolidado PlayStation. Algo que, diga-se de passagem, até hoje nunca aconteceu.

Ou seja, o jogo que até então era tido como “cult” e que necessitava de uma série de feitos ilegais para ser aproveitado, foi revivido pela Devolver Digital, e plenamente adequado às telas e resoluções atuais. Mas não se engane! Apesar de ainda bonito, o game recebeu uma espécie de “upscaling”. Não vá achando que vai encontrar gráficos de última geração, o que não é um demérito nesse caso.

Este é o tipo de jogo que, caso fosse feito hoje em dia, seria completamente diferente do que é. Dá pra sentir o peso da época em cada pedaço de Metal Wolf Chaos XD, tanto no peso satírico da história, quanto na forma como o jogo é construído para “caber” nos consoles dos anos 2000. Ele é, claramente, um jogo dos anos 2000 que tira sarro da geopolítica mundial se utilizando de todas as referências possíveis dos anos 90.

Infelizmente, a tentativa da Microsoft de penetrar no mercado japonês falhou miseravelmente, mas ainda assim, não dá pra negar que o enredo do game é simplesmente sensacional. Nele, você controla o 47° presidente dos Estados Unidos da América, Michael Wilson, que assim como qualquer outro, pilota o Mecha gigante (chamado Metal Wolf) armado até os dentes com todos os tipos de armamento letal que você possa imaginar, com o intuito de combater terroristas igualmente altamente armados, e recuperar seu posto após ter sofrido um golpe de estado pelo seu Vice-presidente corrupto e imoral. Se você achava que o Brasil já tinha ido longe demais por ter tido seu cenário político similar à uma temporada de House of Cards, imagina agora.

Eis então que devido às circunstâncias, o presidente deve combater o golpe destruindo todo o exército americano que agora esta a comando do seu antigo Vice-presidente, Richard Hawk. Os anos 2000 de fato eram anos mais simples mesmo, afinal de contas, éramos capazes de concordar com a ideia de que o mocinho podia destruir metade do país para salva-lo. Independente do que você acredite ou não, o presidente passa o jogo inteiro tentando salvar cientistas e eleitores que estão sendo feitos de reféns por Hawk.

Como é de se esperar de um jogo da From Software, a dificuldade não é tão trivial e a história é um pouco complicada para se acompanhar. Primeiro por que ela é realmente confusa em alguns momentos, e segundo porque é simplesmente interessante demais pilotar o Metal Wolf, o que faz a mão de pular o cinematic tremer demais.

Antes de cada missão, o jogador pode personalizar o seu robozão da maneira que preferir, atualizando armas que podem ser encontradas pelo cenário, reparando danos e aumentando a potência dos danos. Além disso, o game apresenta todo um sistema de pesquisa e desenvolvimento, que permite o desbloqueio de habilidades extremamente relevantes, que podem mudar o curso do jogo. Isso é interessante principalmente, pois aumenta o fator de replay do game, mesmo tratando-se de um título já mais antigo.

Uma das melhores modificações feiras pelo pessoal da Devolver, é ter adaptado o jogo para widescreen, algo que praticamente todo mundo que jogou o game lá em 2004 reclamou na época. Mas não apesar do grande trabalho, não foi necessário alterar mais muita coisa, já que os controles originais do game são muito refinados.

À Devolver, coube adapta-los ao teclado dos PC’s, mantendo toda a “delícia” do projeto original, que torna o controle do Metal Wolf simplesmente perfeito. Além disso, todo o game esta traduzido para inglês e português, permitindo que o jogador possa aproveita-lo com as legendas que preferir.

Algo que vale a pena mencionar também, é que devido ao fato de ter sido lançado somente no Japão, Metal Wolf Chaos XD acabou tornando-se uma espécie de lenda no ocidente. “O jogo insano de robôs que não pode ser jogado a não ser que você compre um Xbox japonês, mesmo sabendo que o PS2 vai te oferecer muito mais diversão se você mora no Brasil”. Somente colecionadores puderam aproveitar essa pérola até este ano, e por isso vale a pena destacar novamente o bom trabalho da Devolver.

Em suma, Metal Wolf Chaos XD é um jogo memorável, que já era bom na época de seu lançamento, e permaneceu assim com o passar do tempo. Mesmo 15 anos após ter dado as caras no oriente, o game continua oferecendo uma boa experiência, mostrando que a From Software sabe mesmo o que faz.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PC, fornecida pela Devolver Digital.

Resumo para os preguiçosos

Metal Wolf Chaos XD é um jogo grandioso, uma pérola do passado que resistiu a ação do tempo e ainda oferecer toneladas de diversão. Com gráficos levemente melhorados, mas que ainda dão a cara e o tom da geração Xbox/PS2, o game enche os olhos com ação frenética constante, controles altamente responsivos e história peculiar e interessante.

Nota final

85
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Gráficos originais e retocados
  • Controles funcionais
  • Tradução para o português

Contras

  • História levemente confusa e difícil de acompanhar, mesmo com as legendas em português

Este website utiliza cookies