InícioReviewsEvolve - Review

Evolve – Review

PUBLICIDADE

Era uma vez uma companhia chamada Turtle Rock Studios. Ela presenteou o mundo com um dos jogos co-op mais divertidos e influenciadores da história: Left 4 Dead. O jogo atingiu um nível gigantesco de popularidade e volta e meia apareceu entre os mais jogados do Steam. Uma pena para a Turtle Rock que a custódia do filho ficou com a Valve no divórcio e agora ela está aqui, nos apresentando o seu novo garoto, Evolve, e nos pedindo para brincar com ele também. Será que ele merece?

PUBLICIDADE

Evovle é um jogo cooperativo de tiro onde você pode controlar tanto os caçadores quanto a caça, e esses papéis se revertem conforme a partida avança. O jogo tem uma história tão rasa que parece ter sido escrita em 30 minutos e nunca mais trabalhada em cima: um monstro alienígena invadiu a Terra e um grupo de caçadores deve acabar com ele antes que ele se alimente, cresça, evolua (daí o nome) e destrua o relé de energia, seja lá por qual motivo ele goste de apagões (vai ver protestar contra o aumento da conta de luz, mas enfim).

PUBLICIDADE

Toda partida de Evolve funciona dessa maneira, o monstro chega no mapa um pouco antes e deve “fugir” e ao mesmo tempo alimentar-se. Conforme uma barrinha vai subindo, ele pode evoluir e passar para a fase 2, onde ele fica mais forte. O seu objetivo de verdade, como monstro, é chegar à fase 3 e ficar mais forte ainda, quando você praticamente vira do Godzilla e pode matar qualquer um com dois ou três safanões. O problema é que faz parte do papel dos caçadores impedir que isso aconteça.

https://www.youtube.com/watch?v=63BJB9bECB0

Os caçadores têm o papel de…. caçar! Eles devem ir atrás do monstro e evitar que ele evolua. Para isso, você deve usar todas as suas habilidades de rastreamento como perceber pegadas num cenário em tons de marrom e escuro (mentira, elas brilham como se os pés do monstro tivessem tinta de neon) e ouvir o barulho de pássaros que são assustados pelo monstro (que aparecem no seu HUD). Ou seja, você não precisa seguir suas habilidades de rastreio e sim ir pra onde o jogo aponta.

Eventualmente, caça e caçador se encontram e, de duas uma: ou a caça fugiu e se alimentou por tempo o suficiente para virar o jogo, ou ele está frito. Caso a caça seja encontrava no nível 1 ainda, ela provavelmente vai perder, já que é bem difícil de vencer assim, a menos, claro, que os caçadores não trabalhem em equipe (mais sobre isso em breve). Caso a caça esteja no nível dois, as coisas são mais equilibradas, e daí quem tiver mais habilidade vence. Caso a caça encontre os caçadores no nível 3, que pena pra eles, porque o jogo virou e aí sim você vira um monstrengão forte que vence qualquer um com dois ou três safanões, e a estratégia vai pro espaço.

Para evitar que a conta de luz fique mais cara, os caçadores são divididos em quatro classes: Assalto, Suporte, Armadilheiro (eu nem imaginava que isso era uma palavra do português brasileiro) e Médico. As classes são bem autoexplicativas, o Assalto deve causar dano no inimigo, o Suporte deve aumentar o ataque ou a defesa dos companheiros conforme necessário, o Médico deve curar os aliados (atirando neles com uma arminha de cura) e evitar de morrer, porque se ele morreu, acabou o round pro time, e o armadilheiro é um cara que foi feito pra encher o saco do monstro. O objetivo dele é diminuir a velocidade do monstro para que ele vire uma presa mais fácil. Ou pra evitar que ele destrua o time inteiro em frações de segundo depois dele evoluir, depende da escolha do freguês.

evolve-10

PUBLICIDADE

A ideia de Evolve é que o time trabalhe cooperando, ao invés de cada um sair pra um lado atirando. Vamos colocar dessa forma: se o seu time não trabalha em equipe, a vida do monstro fica fácil demais. Se você trabalha em equipe, a sua vida fica fácil demais. Até que chega a fase 3 e você tem alguma chance de sobreviver se você trabalhar em equipe, porque o monstro vai te dar uma surra mesmo assim.

Conforme você vai jogando, mais monstros são liberados (você começa usando o Golias, depois libera o Kraken e finalmente o Wraith). Cada uma dessas criaturas tem seu estilo de jogo e habilidades específicas, mas a ideia funciona mais ou menos da mesma forma nas três, você começa fraco, vai pro nível médio e se transforma num monstro avassalador.

Além desse modo de combate onde você deve aumentar o preço da conta de luz, Evolve ainda tem uma espécie de campanha que é tão campanha quanto a de Titanfall, ou seja, você joga partidas multiplayer com objetivos variados e meia dúzia de minutos ouvindo falas sobre uma história que ninguém liga.

PUBLICIDADE

evolve-06

E Evolve é basicamente isso. Não, é sério, isso é tudo o que o jogo tem a oferecer. Novidades para os seus personagens vão sendo introduzidas conforme você joga mais, mas não há mais modos e logo você chega ao teto de “ok, foi pra isso que eu paguei?”. O jogo não é ruim, mas certamente não justifica o preço que cobra. É possível se divertir por horas com os amigos ou pessoas desconhecidas, mas a impressão que dá é que o modo multiplayer de Evolve foi arrancado de um jogo maior, com uma história, e uma justificativa, e mais modos, mais coisas diferentes para se fazer, sabe?

Graficamente, Evolve é bonito pra caramba. O jogo funciona em tons de marrom e é escuro pra caramba. Na maioria das vezes você se encontra em florestas com colinas e afins (pra dar uma verticalidade pro jogo) e o visual dos cenários é realmente bonito. Eu não gostei tanto assim do design dos personagens do jogo, mas daí é questão de estilo. Já os monstros ficaram legais.

PUBLICIDADE

A trilha sonora de Evolve é meio inexistente. Há pouca dublagem, mas o trabalho feito aqui também não é ruim. Só não se destaca em nada. Felizmente, o jogo vem com legendas em português.

Resumo para os preguiçosos

Evolve é um jogo exclusivamente multiplayer e praticamente sem história. O modo multiplayer do jogo divide-se entre uma parte onde os caçadores são fortes demais pro monstro e uma parte onde você realmente precisa agir em conjunto pra não morrer em seis segundos. Infelizmente, só isso é muito pouco pra justificar o preço dele, ou seja, é um jogo bom de se comprar numa promoção com os amigos para umas partidas com eles e talvez com outras pessoas. Resta saber se a comunidade online de Evolve vai sobreviver até lá.

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Belos gráficos
  • Conceito interessante

Contras

  • Pouco conteúdo, fica velho rápido
  • Sem campanha single player
  • Com o perdão do trocadilho, o jogo evolui pouco conforme você joga
PUBLICIDADE

16 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.