Categorias: Games

Xbox Series X – Código-Fonte da GPU foi roubado por um Hacker

As últimas semanas trouxeram apenas boas notícias para os fãs da marca Xbox, e em especial, estamos ainda mais empolgados com a chegada do vindouro Series X. Em meio a tantas novidades sobre as especificações técnicas, parece que o novo dispositivo está cada vez mais preparado para um lançamento ainda este ano.

No entanto, um caso inusitado envolvendo a AMD acabou por colocar em risco dados sigilosos a respeito do Xbox Series X. Em suma, um hacker obteve acesso à vários códigos-fonte de diversas GPU’s feitas pela empresa, e dentre elas, o código-fonte da GPU Arden – pertencente ao novo Xbox – também estava presente.

Basicamente, o hacker obteve acesso à tais informações por meio de um computador da própria AMD – também hackeado. Entre os arquivos presentes, havia o código-fonte para para as placas gráficas Navi 10 e Navi 21 da AMD. No entanto, o responsável por tal invasão também obteve acesso aos dados referentes ao Xbox Series X, gerando certa preocupação e dor de cabeça para a AMD.

Felizmente, parece que o estrago não foi tão grande quanto parece. Após o caso ter sido confirmado, a AMD trouxe uma declaração oficial a respeito da situação:

Embora estejamos conscientes que o perpetrador possui arquivos adicionais que não foram divulgados ao público, acreditamos que as propriedades roubadas não são essenciais para a competitividade ou segurança dos nossos produtos gráficos. Não temos conhecimento de que o perpetrador tem outras IPs da AMD.

Em adição, a AMD oficializou que abriu uma investigação criminal em busca do culpado.

As informações roubadas – bem como detalhes do Xbox Series X – estão sendo comercializadas por $100 milhões de dólares. Tal requisito seria uma espécie de demanda por um “refém“, ao qual o hacker sujeitou a AMD. Contudo, a empresa não está disposta a arcar com tal custo, e considerando a declaração oficial, parece que as informações serão vazadas cedo ou tarde.

Por fim, nos resta apenas aguardar uma atualização a respeito deste caso inusitado.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies