Atualmente chefe da divisão Xbox, Phil Spencer é um dos nomes de maior interesse popular. Encarregado de uma nova fase para a Microsoft, a divisão Xbox jamais viu tamanho crescimento exponencial comparado à chegada de Spencer. Além de orquestrar a aquisição de novos estúdios, o figurão também é responsável pela implementação de um novo console – o aguardado Series X.
Mas com todos esses planos em andamento, Phil ainda considera certo espaço para reinvenção no futuro. Mais precisamente, o chefe da divisão Xbox antecede que há uma grande necessidade de mudança no modelo atual de monetização dos jogos.
Considerando a geração que está por vir, Spencer acredita que existe uma necessidade de mudança cada vez maior. Neste caso, empresas e produtores possuem uma grande margem para explorar outras opções além do método tradicional de monetização. De acordo com o chefe da divisão Xbox, uma alteração mais incisiva poderia resultar na captação de um público ainda maior, e por consequência, teria impacto direto em produções futuras.
“Precisamos encontrar novos jogadores e novas formas de monetização, para abrirmos essa nova base de jogadores e novas maneiras de criar jogos, nova criatividade; esse é um ótimo caminho para o crescimento.” disse Spencer em um recente podcast com o Gamespot.
O chefe da divisão Xbox também propôs uma espécie de modelo interessante para expansão da monetização. Por exemplo, o jogador poderia assistir comerciais específicos, e com isso, ser recompensado diretamente com moedas – seja dentro de um jogo, ou então, remuneração corrente em sua conta. Inclusive, tal método já é algo comumente utilizado em jogos Mobile, onde é possível assistir pequenos comerciais em troca de moedas pagas.
Em todo caso, Phil se mostra à favor de novos métodos para explorar a monetização, e vê essa constante mudança como algo positivo para o futuro da marca Xbox.