Games

Stardew Valley – Como Fazer Roupas

Escolher suas roupas em Stardew Valley, logo no início do jogo, não deve ter sido uma tarefa fácil. Afinal, você usará essas mesmas peças por um bom tempo, embora tenha a oportunidade de trocá-las mais para frente. Mais do que isso: você também poderá fabricar as suas próprias roupas! Uma atualização lançada em dezembro de 2020 fez com que fosse possível fazer roupas em Stardew Valley, dos mais diferentes tons, para diversas ocasiões diferentes. E é sobre isso o nosso guia de hoje!

As roupas podem ser feitas na máquina de costura que fica na casa de Emily e Haley. Porém, você não consegue usar a máquina imediatamente. A seguir, vamos conferir tudo sobre a fabricação de roupas em Stardew Valley!

Desbloqueando a máquina de costura

Para desbloquear a máquina de costura, você precisará de ao menos um tecido no seu inventário. O tecido é feito através do tear, um equipamento usado para preparar produtos artesanais. Para produzir o tecido, basta colocar um pedaço de lã crua na máquina e esperar quatro horas.

Para obter lã, você precisará de um coelho ou uma ovelha. Esses animais fornecerão lã periodicamente, e exigem uma melhoria alta dos celeiros e galinheiros. Portanto, você precisará atualizar esses edifícios antes de se preocupar com o tear.

Agora, vamos ao tear. A receita da máquina fica disponível assim que você atingir o nível 7 de cultivo. Para montá-la, você precisará de 60 de madeira, 30 de fibra e 1 alcatrão de pinho, que nada mais é do que a seiva do pinheiro.

Agora que você tem tudo para conseguir o seu pedaço de pano, espere até o dia seguinte e saia de casa entre 6h e 11h da manhã. Se não estiver chovendo, Emily aparecerá na sua fazenda e falará sobre a máquina de costura. Assim que a cena terminar, você poderá usar o equipamento na casa dela.

Como ter a sua própria máquina de costura

Para ter a sua própria máquina de costura, você precisará cumprir o evento especial “Rejuvenescimento das rochas”. Para isso, você precisará reunir alguns cristais e entregá-los para Emily. A boa notícia é que todas essas joias podem ser encontradas nas minas, ao norte da Vila Pelicanos.

Os cristais exigidos são os seguintes:

  • Rubi (1);
  • Topázio (1);
  • Esmeralda (1);
  • Jade (1);
  • Ametista (1).

Como recompensa, você ganha 1000 ouros, a amizade de Emily, a cutscene da cerimônia do “Rejuvenescimento das rochas”, na casa de Emily, e claro, a máquina de costura.

A sua máquina de costura pessoal pode ser inserida em qualquer local da sua casa, e pode ser usada a qualquer momento. Ela é uma ótima adição caso você ame fabricar roupas em Stardew Valley, mas não quer viajar toda vez para a casa de Emily se tiver esse desejo.

Como usar a máquina de costura

A máquina de costura está localizada na casa de Emily e Haley, em uma sala pequena na parte da frente. Você pode usá-la sempre que quiser e não ninguém precisa estar em casa para isso. Entretanto, você precisa visitar a casa no período de 9h e 20h, quando a residência estiver destrancada. Prestando atenção nisso, você é livre para fabricar quantas roupas quiser.

Para usar a máquina de costura, coloque um pedaço de pano do lado esquerdo do equipamento. Na parte de cima, você pode ver um quadrado vazio com o contorno do pano. É exatamente ali onde você colocará o seu tecido.

Depois, coloque um item do lado direito na máquina, acima do botão de ligar e desligar. Este é o carretel da máquina de costura, onde a linha normalmente iria. Você pode colocar diversos itens diferentes neste local; existem diversas combinações diferentes que produzem roupas diferentes. Feito isso, você poderá encontrar dois ícones no painel direito: um ponto de interrogação, caso a peça que você esteja fazendo seja nova, ou a própria imagem da roupa, se for uma combinação já conhecida. Então, é só pressionar o botão para ligar a máquina e pronto – você terá uma roupa novinha em folha!

Um pano criará uma peça de roupa, portanto, certifique-se de trazer vários pedaços de tecido caso você queira produzir mais de uma peça.

Os diferentes tipos de roupa em Stardew Valley

Existem quatro tipos diferentes de roupas em Stardew Valley: chapéus, camisas, calças e sapatos. Com a máquina de costura, você poderá produzir apenas chapéus, camisas e calças.

Os calçados não são considerados itens artesanais porque funcionam como um item de combate. Por exemplo: os tênis aumentam a sua defesa em um ponto e a imunidade em seis. Por isso, no geral, os calçados te ajudam na hora de enfrentar alguma luta.

Embora você não possa criar calçados do zero na máquina de costura, você pode usar o equipamento para transferir o status de um calçado para outro. Vamos voltar a falar disso mais tarde.

Fabricando os três C’s (camisas, calças e chapéus)

Existem diversas camisas exclusivas e diferentes em Stardew Valley, mas muitos itens do jogo criarão uma camisa básica, cuja cor corresponde à cor do item usado. Embora você não consiga saber do exato design da sua peça antes de fabricá-la, você pode ter uma certa noção com base nos materiais. Por exemplo: um pudim de banana te dará uma camisa de banana.

Existem bem menos calças e chapéus se comparados com as camisas. Porém, as peças são feitas da mesma forma; basta adicionar um pedaço de tecido na máquina de costura. As calças podem ser normais (compridas), shorts, mais justas, saias ou calças e gênio. Assim como as camisas, o estilo e o design das peças serão diferentes dependendo do item adicionado à máquina.

Por último, temos chapéus. Você ganhará chapéus normais na maioria das vezes, mas também receberá máscaras ao adicionar itens estranhos na máquina de costura. Por exemplo: colocar um peixe-bolha te dará uma máscara de peixe-bolha, tão esponjosa quanto o animal de verdade.

Resumindo: o estilo e o tipo de roupa dependerão do item que você adicionar à máquina. Divirta-se e aposte em combinações diferentes pata fazer peças novas. Se você não gostar de uma roupa, não tem problema: é só guardá-la na cômoda.

Para saber de todas as combinações para fabricar roupas em Stardew Valley, é só clicar aqui.

Como tingir roupas

Algumas das roupas disponíveis em Stardew Valley também podem ser customizadas. Você pode descobrir qual peça pode ser personalizada ao ler a descrição, que indica se aquela roupa é tingível. Para tingir roupas já feitas, basta colocá-las de volta na máquina de costura no local onde o pedaço de tecido iria. Depois, adicione outro item acima do botão de liga e desliga. No painel direito, você terá a oportunidade de ver qual será a nova cor daquela roupa, o que permite que você teste itens diferentes disponíveis no seu inventário. Você poderá colocar praticamente qualquer item neste local.

Algumas roupas podem ser tingidas mais de uma vez e, assim, ficam com a cor mais forte. Se você usar um item vermelho em uma camisa branca, por exemplo, pode ser que leve um tempo até que a peça fique realmente vermelha.

Potes de tinta

À direita do cômodo de costura da casa de Emily, você verá diversos potes de tinta que também servem para tingir roupas em Stardew Valley. Interagir com esses potes fará um menu aparecer, onde serão exibidos o seu inventário e seis diferentes potes, cada um de uma cor. Então, você precisará colocar um item do seu inventário que corresponda a cor de um determinado pote. Por exemplo: um morango deverá ser inserido no pote vermelho, e assim sucessivamente.

Encha todos os seis potes e você ganhará corante, que poderá usar para tingir suas peças de roupa. As cores disponíveis são as seguintes, então já vai pensando nos itens que você precisa separar para ter corante:

  • Vermelho;
  • Laranja;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Azul;
  • Roxo.

Transferência de status entre calçados

Finalmente, vamos falar sobre sapatos e botas. E embora você não possa fabricá-los, o status de um calçado pode ser transferido de um par para o outro usando a máquina de costura.

Para isso, coloque o calçado com o status que você quer na parte superior direita do equipamento. Depois, coloque o calçado que receberá a transferência do status na parte inferior esquerda. Ligue a máquina e pronto! Mas atenção: isso consumirá o item que está na parte direita, portanto, só faça isso se você tiver certeza de que quer se livrar desse calçado.

Os seus novos calçados aparecerão como se tivessem sido customizados. Com a habilidade de transferir o status de um par para o outro, você não precisará mais caminhar com calçados que não combinem com a sua roupa. A maioria dos calçados, inclusive, podem ser encontrados ao explorar as minas ou as cavernas. Por isso, fique de olho nos baús ou qualquer item que estiver caído enquanto estiver nesses locais.

Confira também:

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade