Para muitos seria a parte mais legal do jogo. Quem nĂ£o se lembra do hype train de Watch Dogs, falando sobre  como o jogo seria incrĂvel e inovador, praticamente um “GTA Killer”, em parte pelo seu sistema que mostra a histĂ³ria e o perfil de todos os NPC’s, te dando informações que poderiam determinar quem vocĂª quer ajudar ou roubar via celular?
Esse era o Profiler, sistema que na prĂ¡tica foi muito inexplorado: Com pouquĂssimo efeito na gameplay em si (se Ă© que tinha algum efeito), o Profiler acabou nĂ£o sendo mais do que um punhado de informações repetidas e aleatĂ³rias, mas isso vai ser mudado em Watch Dogs 2, segundo Jonathan Morin, diretor criativo do jogo.
Segundo ele, a ideia Ă© tornar tudo o mais imersivo possĂvel, e levar o Profiler “para o prĂ³ximo nĂvel” Ă© uma das principais apostas da empresa nisso. “NĂ³s temos uma grande oportunidade para fazer algo Ăºnico e que pode trazer avanços para a indĂºstria num geral. VocĂª pode humanizar todas as pessoas ao seu redor, e iso pode ser o começo de algo grande”.
Apesar das declarações no mĂnimo intensas, nenhum detalhe sobre como o Profiler vai ser utilizado no prĂ³ximo jogo foi revelado. O resumo pode ser: “estamos pensando em bastante coisa, nĂ£o sabemos ainda o que fazer, mas a ideia tem potencial”. Espero que eles provem estar certos.