Nos últimos dias a comunidade de Overwatch esteve no centro de um dos casos mais bizarros da história dos e-sports, que envolveu identidade falsa, sexismo e diversas provas de que o ambiente online de jogos ainda é muito tóxico.
Caso você esteja perdido sobre o caso, tudo começou quando a equipe Second Wind da Overwatch Contenders resolveu contratar para a sua line-up uma jogada conhecida apenas como Ellie, que havia se destacando bastante nas filas ranqueadas de Overwatch.
No entanto, logo após o anúncio da jogadora, muitos membros da comunidade começaram a questionar a identidade da garota, já que ela não revelava o seu verdadeiro nome. Para tentar provar a sua identidade, Ellie começou a fazer streams, mas isso só piorou a situação, pois os jogadores começaram a ofendê-la ainda mais com insultos sexistas e afirmando que ela se tratava de uma farsa. Isso fez com que dias depois de ter sido anunciada, a jogadora pedisse para sair do time.
Mas o caso é um pouco mais bizarro que isso, pois após investigar um pouco mais a conta da Ellie, a Blizzard e a Second Wind descobriram que na verdade ela realmente se tratava de uma conta fake que estava sendo utilizada pelo jogador veterano Punisher. Após ter sido descoberto, Punisher confessou que realmente era ele, mas em sua “defesa” o jogador afirmou que se tratava de um “experimento social”.
Só isso já seria polêmica o suficiente, mas para botar ainda mais lenha nessa fogueira, o gigantesco Youtuber Felix “Pewdiepie” Kjellberg, resolveu fazer alguns comentários no mínimo sexistas sobre o caso.
Em um vídeo onde ele comenta diversas notícias relaciona ao mundo dos jogos, Pewdiepie afirmou que a reação da comunidade em perseguir a jogadora era “normal”, pelo fato dela escolher não revelar o seu nome.
Como se não bastasse, em uma correlação maluca ele ainda chegou a dizer que a conta fake do Punisher só foi chamada para um time profissional de Overwatch por ele se passar por uma mulher, desconsiderando toda a toxidade e insultos envolvidos no caso.
Você pode conferir todo esse bizarro monólogo abaixo, mas recomendamos cautela.