InícioGamesE-SportsO incrível crescimento do mercado dos E-Sports no Brasil e no mundo

O incrível crescimento do mercado dos E-Sports no Brasil e no mundo

Com a chegada do COVID-19 a dinâmica do mundo mudou e juntamente com ele mudou também a dinâmica do mercado dos E-Sports. A pandemia fez com que todas as plataformas de transmissão ao vivo atingissem picos de visualizações e diversos jogadores criaram canais de grande sucesso neste período.

PUBLICIDADE

Durante os bloqueios os jogadores foram obrigados a ficar dentro de casa e, portanto, começaram a realizar diversas transmissões ao vivo, ao mesmo tempo os amantes de E-Sports também tiveram que ficar em casa o que aumentou consideravelmente o número de usuários que seguem estas apresentações.

Embora o mercado dos Esports tenha enfrentado diversos desafios consideráveis durante este período, como por exemplo, o cancelamento dos eventos ao vivo, ele teve um crescimento considerável e conseguiu se expandir para mercados onde antes não seria possível.

E-Sports – Um mercado de sucesso crescente desde 2016

Desde 2016 o mercado de E-Sports vem apresentando números de crescimento bem empolgantes, com o aumento no número de espectadores ocasionais, assim como o aumento dos espectadores assíduos.

De acordo com a Newzoo, entre o ano de 2018 e 2019 aconteceu um crescimento de 12,3%. Nos números apresentados sobre 2019 existiam 200,8 milhões de espectadores ocasionais e 197 milhões de espectadores assíduos, totalizando uma audiência de 397,8 milhões de espectadores.

PUBLICIDADE

Este crescimento anual continuou em 2020 com 220,5 milhões de espectadores ocasionais e 215,4 milhões de espectadores assíduos, fazendo com que o público combinado atingisse a marca de surpreendentes 435,9 milhões.

De acordo com a Newzoo, o crescimento esperado ano após ano desde 2019 até 2024 é de 7.7% e eles esperam que o número de espectadores totais atinja a marca de 577,2 milhões em 2024.

Crescimento dos E-Sports no Brasil

O Brasil sempre foi um país com fortes raízes no mundo dos games, times Brasileiros sempre fizeram frente aos melhores times do mundo e diversos jogadores famosos carregam a bandeira Brasileira nas costas.

PUBLICIDADE

Com tanto sucesso neste mercado era de se esperar que o brasil também vivenciasse um crescimento considerável. É notável que após a pandemia os E-Sports viraram mainstream em diversas plataformas de transmissão ao vivo famosas aqui no Brasil, como o Twitch, Youtube e mais recentemente o Facebook.

Outra forma de avaliar este crescimento no Brasil é a quantidade de matérias e informações que os grandes canais de mídia têm disponibilizado sobre o tema. Sites de notícias famosos como o UOL e o Terra apresentam matérias sobre os E-Sports quase que semanalmente.

E-Sports, um mercado empolgante e com grande visibilidade

Um dos principais motivos para este crescimento da notoriedade dos E-Sports é que cada vez mais pessoas estão comentando sobre ele. Aconteceu uma grande conscientização sobre este mercado desde 2015.

PUBLICIDADE

No ano de 2015, pouco mais de 800.000 pessoas tinham ouvido falar sobre o mercado dos E-Sports. O sucesso desde então foi tão grande, que somente um ano após esta pesquisa outra foi realizada e o número de pessoas que passaram a conhecer sobre o mercado de E-Sports aumentou para mais de um bilhão de pessoas.

Se você também é um amante de jogos online, além de poder jogar ou acompanhar o mundo dos E-Sports existem diversas outras maneiras de se divertir jogando online, uma delas é através dos caça-níqueis, que são uma grande fonte de diversão e prazer.

Os E-Sports vieram para ficar?

Esta é uma conclusão fácil e até rápida de se fazer, com a dinâmica mundial modificada e com as taxas de crescimento nas alturas, com certeza os E-Sports vieram para ficar. O número de eventos online, assim como o número de espectadores vem aumentando a cada dia e o interesse neste mercado tende a crescer bastante nos próximos anos.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.