GTA San Andreas – Veja como instalar mods sem danificar o jogo

GTA San Andreas é um dos jogos que mais combinam com mods (as modificações que adicionam ou corrigem elementos do jogo) mas mexer num jogo sem saber o que você está fazendo pode acabar danificando ele.

Para contornar esta possibilidade, trazemos aqui dois métodos diferentes que podem ser utilizados para modificar seu GTA San Andreas – sem causar prejuízo ao arquivo do título.

Neste caso, separamos os métodos em duas categorias diferentes, se tratando de dois programas distintos que podem ser utilizados para tal modificação.

GTA San Andreas – Instalando Mods sem danificar o jogo

Utilizando o IMG Tool

O IMG Tool é um dos mais conhecidos modificadores de GTA San Andreas. Através dele, várias vertentes do título foram desenvolvidas. Em suma, o processo de modificação é simples, mas requisita uma certa atenção.

Ao baixar o IMG Tool e executar o arquivo .exe, você encontrará a seguinte tela.

Selecione a opção ‘File’ e em seguida, clique em ‘Open’.

Encontre a pasta ‘models’ dentro dos arquivos de instalação do jogo. Vale ressaltar que o caminho padrão é C:/Arquivos de Programas/Rockstar Games/GTA San Andreas/models.

Após esse feito, selecione o arquivo gta3.img e clique em ‘Abrir’. A seguir, será exibida uma lista de arquivos com as extensões .dff e .txd. Praticamente todos os mods possuem esse tipo de formato, e são poucas as exceções.

Como exemplo, foram incluidos os arquivos ‘cellphone.txd’ e ‘cellphone.dff’, que pertencem a um mod que adiciona um celular ao jogo. Selecione a opção ‘Command’ e em seguida, clique em ‘Add’ para incluir novos arquivos de mods.

Depois disso, clique em ‘Commands’ e depois em ‘Rebuild Archive‘ para finalizar o processo.

Apesar de ser um processo simples, recomendamos salvar uma cópia do arquivo gta3.img, afim de preservar o game caso algo não ocorra como esperado.

Utilizando o Spark IMG

No caso do Spark IMG Editor – outro modificador também conhecido – o processo é semelhante, com algumas diferenças consideráveis. Neste caso, novamente recomendamos extrema cautela ao modificar os arquivos do jogo.

Após baixar o Spark IMG, acesse o Spark.exe – onde você encontrará a tela abaixo.

Clique em ‘File’, e em seguida, ‘Open’ e localize a pasta ‘models’ dentro da pasta de instalação do jogo (que segue o mesmo caminho padrão apresentado no tutorial anterior). Selecione o arquivo gta3.img e clique em ‘Abrir’.

Após abrir o arquivo, você verá uma lista com vários arquivos de extensão .txd e .dff. Arquivos .txd são texturas que melhoram a qualidade gráfica, enquanto os .dff são os modelos 3D. Cada mod é composto de um arquivo .dff e um .txd, ou apenas um dos dois.

Depois de adquirir os mods e descompacta-los, procure no Spark os arquivos .dff e .txd originais que devem ser substituídos pelos novos, e então delete-os. Mas antes disso, não esqueça de salvar uma cópia do arquivo original, afim de preservar o game.

Em seguida, clique em ‘Import’ e selecione os arquivos .txd e .dff dos mods que deseja instalar e então selecione ‘Abrir’. Depois disso, clique em ‘File’ e em seguida, ‘Save’.

Há várias modificações distintas que podem ser encontradas na internet, e cabe a você selecionar o melhor lugar para baixa-las e implementa-las no game.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade