GTA San Andreas é um dos jogos que mais combinam com mods (as modificações que adicionam ou corrigem elementos do jogo) mas mexer num jogo sem saber o que você está fazendo pode acabar danificando ele.
Para contornar esta possibilidade, trazemos aqui dois métodos diferentes que podem ser utilizados para modificar seu GTA San Andreas – sem causar prejuízo ao arquivo do título.
Neste caso, separamos os métodos em duas categorias diferentes, se tratando de dois programas distintos que podem ser utilizados para tal modificação.
- Cheats e códigos de GTA 5 para PC, PS4, Xbox One, PS3 e Xbox 360
- Como ganhar dinheiro fácil na campanha de GTA 5
- Como jogar como um policial em GTA 5
GTA San Andreas – Instalando Mods sem danificar o jogo
Utilizando o IMG Tool
O IMG Tool é um dos mais conhecidos modificadores de GTA San Andreas. Através dele, várias vertentes do título foram desenvolvidas. Em suma, o processo de modificação é simples, mas requisita uma certa atenção.
Ao baixar o IMG Tool e executar o arquivo .exe, você encontrará a seguinte tela.
Selecione a opção ‘File’ e em seguida, clique em ‘Open’.
Encontre a pasta ‘models’ dentro dos arquivos de instalação do jogo. Vale ressaltar que o caminho padrão é C:/Arquivos de Programas/Rockstar Games/GTA San Andreas/models.
Após esse feito, selecione o arquivo gta3.img e clique em ‘Abrir’. A seguir, será exibida uma lista de arquivos com as extensões .dff e .txd. Praticamente todos os mods possuem esse tipo de formato, e são poucas as exceções.
Como exemplo, foram incluidos os arquivos ‘cellphone.txd’ e ‘cellphone.dff’, que pertencem a um mod que adiciona um celular ao jogo. Selecione a opção ‘Command’ e em seguida, clique em ‘Add’ para incluir novos arquivos de mods.
Depois disso, clique em ‘Commands’ e depois em ‘Rebuild Archive‘ para finalizar o processo.
Apesar de ser um processo simples, recomendamos salvar uma cópia do arquivo gta3.img, afim de preservar o game caso algo não ocorra como esperado.
Utilizando o Spark IMG
No caso do Spark IMG Editor – outro modificador também conhecido – o processo é semelhante, com algumas diferenças consideráveis. Neste caso, novamente recomendamos extrema cautela ao modificar os arquivos do jogo.
Após baixar o Spark IMG, acesse o Spark.exe – onde você encontrará a tela abaixo.
Clique em ‘File’, e em seguida, ‘Open’ e localize a pasta ‘models’ dentro da pasta de instalação do jogo (que segue o mesmo caminho padrão apresentado no tutorial anterior). Selecione o arquivo gta3.img e clique em ‘Abrir’.
Após abrir o arquivo, você verá uma lista com vários arquivos de extensão .txd e .dff. Arquivos .txd são texturas que melhoram a qualidade gráfica, enquanto os .dff são os modelos 3D. Cada mod é composto de um arquivo .dff e um .txd, ou apenas um dos dois.
Depois de adquirir os mods e descompacta-los, procure no Spark os arquivos .dff e .txd originais que devem ser substituídos pelos novos, e então delete-os. Mas antes disso, não esqueça de salvar uma cópia do arquivo original, afim de preservar o game.
Em seguida, clique em ‘Import’ e selecione os arquivos .txd e .dff dos mods que deseja instalar e então selecione ‘Abrir’. Depois disso, clique em ‘File’ e em seguida, ‘Save’.
Há várias modificações distintas que podem ser encontradas na internet, e cabe a você selecionar o melhor lugar para baixa-las e implementa-las no game.