A Google decidiu entrar no mercado de games ao anunciar o Google Stadia ainda neste ano com uma proposta ousada: fazer o streaming finalmente tornar-se acessível, mas será que agora vai depois de tantas tentativas frustradas de outras companhias?
Ao que tudo indica, a resposta é não.
Hoje, foram publicadas as análises iniciais do Google Stadia, e o resultado não é nada animador.
Dentre os destaques, temos comentários como “pouco demais e cedo demais”, “se você tem um plano de internet com tráfego limitado, mantenha-se longe do stadia” e outros.
Além disso, o principal problema do Stadia parece ser exatamente o mesmo que a maioria dos serviços de streaming enfrenta: latência alta demais para que a maioria dos jogos realmente valha a pena.
Um grande exemplo disso foi dado pelo jornalista Gene Park no seguinte vídeo:
Como dá pra ver, há momentos em que a latência realmente é muito grande, tornando a experiência inviável para a maioria dos tipos de jogos.
Abaixo, você confere um compilado de reviews de sites que tiveram acesso ao Stadia antes do lançamento, que acontece amanhã, dia 19 de novembro:
- Wired – 6/10
- The Guardian – 3/5
- IGN – “Se você for amaldiçoado com uma internet limitada, fique longe do Stadia.”
- The Verge – “Não há nenhum motivo para que qualquer pessoa compre o Stadia agora.”
- Financial Post – “Se você quer um desses para ter a mesma fidelidade gráfica de um PC ou de um console de ponta, você vai ficar pelo menos um pouco desapontado”.
- Polygon – “O grande problema do Stadia no lançamento é que o serviço não forneceu uma experiência precisa e suave”
- PC World – “Um vislumbre do futuro que outra companhia provavelmente vai aperfeiçoar”.
- Gamespot – “Muito pouco e cedo demais”
- VentureBeat – “Um dos vários problemas com o Stadia é que a experiência varia bastante entre jogadores.”
- GamesRadar – “Se as circunstâncias forem corretas e se a sua conexão for forte, o Stadia é um caminho em potencial para o futuro da indústria com o streaming, que parece magia”
- Ars Technica – “O streaming de jogos do Google é limitado e inconfiável demais para o benefício dele”.
- Yahoo Finance – “No momento, eu evitaria comprar um kit do Stadia pois há muitas funções dele que ainda serão lançadas no começo de 2020″.
- Screenrant – “O Google Stadia funciona perfeitamente em condições perfeitas, mas isso não significa que ele vale a pena”.
- CNET – “O futuro do streaming de jogos não está aqui ainda”