InícioGamesFuncionários da Arkane queriam que a Microsoft cancelasse Redfall

Funcionários da Arkane queriam que a Microsoft cancelasse Redfall

Redfall está entre uma das maiores decepções do ano. Embora tenha sido desenvolvido pelo aclamado time da Arkane Studios, o jogo não foi muito bem recebido nem pela crítica e nem pelo público, deixando muitos fãs se questionando sobre o que deu errado.

Agora, em uma matéria publicada na Bloomberg, o jornalista Jason Schreier revela alguns dos problemas que contribuíram para o fracasso do game.

O desenvolvimento de Redfall começou em 2018, época em que a Microsoft ainda não havia comprado a ZeniMax. Segundo o relato, o objetivo era fazer um título que pudesse gerar receita para além das vendas iniciais, os famosos “jogos como serviço”.

Assim, os veteranos da indústria Harvey Smith e Ricardo Bare foram escolhidos para serem diretores de Redfall, cuja ideia era se distanciar de Prey e fazer um jogo multiplayer em que os jogadores se uniriam para caçar vampiros e poderiam comprar cosméticos.

No entanto, mesmo com a empolgação de Smith e Bare, membros da equipe relatam diversos problemas, incluindo uma direção não muito clara, frustração pelas constantes referências a jogos como Far Cry e Borderlands, e questionamentos do próprio time se o estúdio especializado em immersive sims seria capaz de fazer um multiplayer nesses moldes.

Funcionários da Arkane queriam que a Microsoft cancelasse Redfall
Reprodução: Redfall

A Arkane também sofreu com falta de pessoal, com o estúdio de Austin contando com menos de 100 funcionários, o que seria o suficiente para um jogo single-player, mas não para as ambições de um multiplayer como Overwatch ou Fortnite.

A maré parecia que iria mudar com a aquisição da ZeniMax pela Microsoft em setembro de 2020. Funcionários relatam que tinham a esperança que a Microsoft cancelasse Redfall ou deixasse a equipe reiniciar o projeto, mas em vez disso, a divisão comandada por Phil Spencer seguiu a abordagem de não intervenção e apenas cancelou a versão para PlayStation.

Com tudo isso, a equipe da Arkane ficou sobrecarregada e o jogo precisou ser adiado duas vezes, decisão que não foi o suficiente para melhorar o resultado final. Segundo Schreier, pessoas que jogaram Redfall em 2021 ficaram chocadas ao verem como o game praticamente não mudou com os adiamentos, permanecendo com os mesmos problemas que frustraram os jogadores.

Funcionários da Arkane queriam que a Microsoft cancelasse Redfall
Reprodução: Redfall

Redfall está disponível para PC e Xbox Series X/S.

Confira também:

João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles.