Games

Final Fantasy XIV – Como Trocar de Job (Classe)

Uma característica singular de Final Fantasy XIV é trocar de classe rapidamente. Isso faz com que um único personagem possa experimentar diversos papéis sem a necessidade de treinar novamente ou criar um personagem alternativo. Melhor ainda: quem tem acesso ao teste gratuito do game pode experimentar 25 classes antes de decidir se comprometer com o jogo completo. Legal, né?

O menu Armory de Final Fantasy XIV permite a troca instantânea de classes ao trocar as armas principais. Por exemplo: ao equipar uma espada, você se torna um Gladiator, e ao trocar para o arco, você se transforma instantaneamente em um Archer, e assim por diante. Isso também significa que cada classe é restrita a uma única arma ou tipo de ferramenta, ou seja, você não pode misturar e/ou combinar armamentos.

Cada classe requer ao menos uma arma ou ferramenta principal no Armory. Atualmente, o Armory possui 35 espaços para 29 classes. No entanto, esse espaço também deve levar em conta os futuros itens que você coletará em masmorras, ou os equipamentos que você comprará e ganhará com a progressão de arma. Por isso, você deve considerar a remoção ou venda de armas e ferramentas de classes raramente jogadas, o que reduzirá a chance de problemas ou itens perdidos.

Como Trocar de Classe em Final Fantasy XIV

No início, os personagens de FFXIV são limitados apenas à classe escolhida durante a criação de personagem. No entanto, você pode trocar de classe em Final Fantasy XIV depois de atingir o nível 10 e completar a missão da guilda correspondente. Entretanto, existem algumas restrições para a troca de classe: não se pode fazer isso durante o combate ou enquanto você estiver no meio de uma ação.

Localização das Guildas

É mais fácil visitar a guilda de sua cidade de origem, embora seja possível ir a pé ou de barco para outras. Mas, ao completar a missão principal no nível 15, os jogadores ganharão passagem de dirigível para ir rapidamente para qualquer lugar por apenas 150 gil por bilhete. As guildas por distrito são:

  • Limsa Lominsa Lower Decks: Arcanist, Rogue, Fisherman
  • Limsa Lominsa Upper Decks: Marauder, Culinarian, Blacksmith, Armorer
  • Ul’dah Steps of Nald: Pugilist, Thaumaturge
  • Ul’dah Steps of Thal: Gladiator, Miner, Goldsmith, Weaver
  • Hustings Strip: Alchemist
  • New Gridania: Archer, Carpenter
  • Old Gridania: Lancer, Conjurer, Botanist, Leatherworker

Conjuntos de Equipamentos

Embora você possa trocar de classe em Final Fantasy XIV manualmente, essa prática não adapta automaticamente os seus slots de itens. Por isso, se você mudar o seu personagem para um cargo diferente, pode encontrar o mesmo sem roupa ou sem o nível mínimo para realizar algumas funções. A melhor opção, então, é criar conjuntos de equipamentos, que registrarão todos os itens para uma classe.

Para isso, selecione o ícone de Lista de Conjuntos e, depois, Criar um Novo Conjunto de Equipamentos. Além disso, também aparecerá a opção Atualizar Conjunto de Equipamento, que substituirá um conjunto pelo atual que você estiver usando.

Job Crystals em Final Fantasy XIV

Novas classes desbloqueiam novas ações, características passivas e equipamentos que são inacessíveis para uma classe base. Por isso, pode ser necessário reorganizar todo o seu equipamento.

Atualizando Classes

Ao terminar as missões de uma classe até o nível 30, o seu mentor oferecerá uma nova missão para que você possa avançar para uma classe poderosa. Um Arcanist ganhará duas dessas missões, mas ambas podem ser concluídas sem problemas ou requisitos adicionais.

  • Paladin (Gladiator): Paladin’s Pledge – Lulustu, Ul’dah Steps of Thal (x:9.2, Y:11.7)
  • Warrior (Marauder): Pride and Duty Will Take You from the Mountain – Wyronzoen, Limsa Lominsa Upper Decks (x:11.2, Y:6.1)
  • Ninja (Rogue): Peasants by Day, Ninjas by Nights – Jacke, Limsa Lominsa Lower Decks (x:6.0, Y:6.1)
  • Monk (Pugilist): Brother from Another Mother – Gagaruna, Ul’dah Steps of Nald (x:9.4, Y:10.2)
  • Dragoon (Lancer): Eye of the Dragon – Ywain, Old Gridania (x:14.3, y:5.8)
  • Bard (Archer): A Song of Bards and Bowmen – Luciane, New Gridania (x:15.4, y:11.9)
  • Black Mage (Thaumaturge): Taking the Black – Yayake, Ul’dah Steps of Nald (x:7.3, Y:12.4)
  • Summoner (Arcanist): Austerities of Flame – Thubyrgeim, Limsa Lominsa Lower Decks (x:4.7, Y:11.4)
  • Scholar (Arcanist): Forgotten but Not Gone – Murie, Limsa Lominsa Lower Decks (x:4.5, Y:11.2)
  • White Mage (Conjurer): Seer Folly – E-Sumi-Yan, Old Gridania (x:6.3, y:10.6)

Outras Classes

Algumas classes te recompensarão com um Job Crystal e uma arma quando você completar a missão inicial. Para isso, você precisará ter a expansão específica daquela classe e ter completado o enredo principal por ao menos duas expansões anteriores. Por exemplo: o nível 50 do Stormblood exige que você tenha concluído A Realm Reborn, enquanto o nível 60 de Shadowbringers requer a conclusão de Heavensward.

  • Dark Knight: Our End (Heavensward, nível 30) – Ishgardian Citizen, The Pillars (x:13.2, y:8.8)
  • Gunbreaker: The Makings of a Gunbreaker (Shadowbringers, nível 60) – Gods’ Quiver Bow, Old Gridania (x:11.5, y:11.9)
  • Samurai: The Way of the Samurai (Stormblood, nível 50) – Ul’dahn Citizen, Ul’dah Steps of Nald (x:7.3, Y:12.4)
  • Machinist: Savior of Skysteel (Heavensward, nível 30) – Stephanivien, Foundation (x:8.1, y:10.1)
  • Dancer: Shell We Dance (Shadowbringers, nível 60) – Eager Lominsan, Limsa Lominsa Lower Decks (x:9.8, Y:12.0)
  • Red Mage: Taking the Red (Stormblood, nível 50) – Distraught Lass, Ul’dah Steps of Thal (x:14.1, Y:11.7)
  • Blue Mage: Out of the Blue (Heavensward, nível 50) – Zealous Yellow Jacket, Limsa Lominsa Lower Decks (x:9.9, Y:11.0)
  • Astrologian: Stairway to Heavens (Heavensward, nível 30) – Jannequinard, The Pillars (x:15.2, y:10.0)

Crafter Souls Especializadas

Os jogadores dos Disciples of the Hand que chegarem ao Heavensward de Final Fantasy XIV terão a opção de ganhar até três Crafter Souls, que tem uma função similar aos Job Crystals. Para adquirir uma Crafter Soul, primeiro você deve comprar uma Soul of the Crafter genérica por 480 Yellow Scrips, de qualquer fornecedor de Scrip. Depois, fale com Alderan em The Pillars (x14.7, y:10.7) e ele aumentará para três Souls.

As Crafter Souls promovem a capacidade de criar a partir de uma lista de itens exclusivos (normalmente relacionados a Trial e outros conteúdos de alta tecnologia). Além disso, uma Crafter Soul dá um bônus às estatísticas de Craftsmanship e Control. Mais importante, uma Crafter Soul permite acessar a habilidade de nível 55 Careful Observation. Quando usada, essa habilidade interromperá a marcação de qualquer ação atual, mas permite que itens criados aumentem suas condições (o que aumenta a chance de resultados de alta qualidade).

Embora possa parecer que ambos os Job Crystals e Crafter Souls estão ocupando espaço no menu do Armory, há espaço suficiente para todos eles. Além disso, assim que o Endwalker liberar, o Armory aumentará automaticamente de tamanho para duas novas classes, Reaper e Sage. Além disso, o Armory pode ter ainda mais melhorias adicionais com o tempo.

Confira também:

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade