Quando Dragon’s Dogma e Dark Arisen foram lançados há mais de uma década, a ideia de jogar a 120 FPS começava a se tornar comum entre os gamers de PC. Dragon’s Dogma 2 chega como um jogo de grande impacto gráfico, aproveitando ao máximo as capacidades dos PCs modernos. Contudo, poucos são capazes de rodar Dragon’s Dogma 2 a 120 FPS.
Para os jogadores de console, o limite é de 30 FPS, mas no PC, é possível configurar Dragon’s Dogma 2 para rodar com taxas de quadros muito mais altas. Isso envolve simplesmente verificar as configurações do monitor e ativar uma opção no jogo, embora a otimização para PC do jogo possa ser um desafio, mesmo para os sistemas mais potentes.
Como Ativar 60 FPS e 120 FPS em Dragon’s Dogma 2
No menu principal ou no menu de Opções do jogo, acesse a aba “Gráficos”. Lá, você encontrará uma variedade de configurações visuais, mas por enquanto, foque na opção “Taxa de Atualização”. Por padrão, ela deve estar configurada para um pouco abaixo de 60 FPS ou 120 FPS, dependendo da taxa de atualização padrão do seu monitor. Por vezes, essa configuração não está ajustada automaticamente de forma correta.
Desça até a opção e pressione a tecla direcional direita no seu controle (ou clique no botão à direita da configuração) para aumentar isso para a taxa de atualização desejada em Dragon’s Dogma 2. Saia do menu, salve as configurações e seu jogo agora deve estar limitado à taxa de atualização que você selecionou.
Certifique-se de que a Taxa de Atualização correta está ativada no seu monitor compatível com 120 FPS ou você não notará a mudança. Se o seu monitor suporta apenas 60 FPS, não será possível rodar Dragon’s Dogma 2 em taxas de atualização mais altas.
Alguns jogadores ainda enfrentam problemas para alcançar 120 FPS após ajustar as configurações do monitor e ativar essa taxa de atualização. Se for o caso, verifique se o “Modo de Exibição” está configurado para “Tela cheia” e que sua Taxa de Quadros está limitada a 120 FPS ou definida como “Variável”. Se o seu PC ainda tiver dificuldades para atingir taxas de quadros mais altas em Dragon’s Dogma 2, pode ser necessário ajustar as configurações gráficas de Dragon’s Dogma 2 para alta FPS.
Dicas de Configurações Gráficas para Aumentar FPS em Dragon’s Dogma 2
Se você está com dificuldades para manter uma taxa de quadros constante em Dragon’s Dogma 2, mas quer manter visuais de alta qualidade, precisará ajustar microconfigurações para reduzir a carga na sua GPU e, especialmente, CPU. O jogo exige muito da CPU, em parte devido ao grande número de NPCs no mundo, então alterar configurações para reduzir a carga no processador pode ajudar bastante.
Essas configurações aumentarão mais diretamente seu FPS em Dragon’s Dogma 2, listadas da mais eficaz para a menos eficaz. Ativar DLSS ou FSR desabilitará controles de Qualidade de Imagem, mas todas as outras configurações podem ser ajustadas sem afetar as demais. Se essas configurações não forem suficientes, considere reduzir (ou desativar) outras configurações no menu gráfico de DD2. Mas lembre-se de que algumas dessas configurações podem afetar significativamente a fidelidade básica do jogo:
- Ative o Upscaling DLSS/FSR: DLSS e FSR aumentam a escala do jogo a partir de uma resolução mais baixa para economizar poder de processamento sem sacrificar a aparência do jogo. Embora desative outras configurações, fica próximo das configurações máximas de Qualidade de Imagem e garantirá um aumento de FPS em todas as áreas.
- Desative o Ray Tracing: O Ray Tracing em Dragon’s Dogma 2 é extremamente exigente em recursos, e a iluminação ainda parece ótima quando desativado. A menos que seu PC seja bastante moderno,mantenha esta opção desativada.
- Reduza a Qualidade de Imagem, Qualidade de Malha e Qualidade de Textura: Se você não deseja usar o upscaling, considere reduzir a Qualidade de Imagem, o que economiza bastante poder de processamento ao diminuir quase todos os visuais do jogo. A Qualidade de Malha é quase imperceptível, e a configuração Média pode aliviar um pouco o esforço. A Qualidade de Textura pode ser ajustada de 0,5 GB (Alta) a 1 GB (Alta) sem uma perda notável de detalhes.
- Diminua Efeitos Intensivos de Recursos: Embora esses efeitos sejam incrivelmente impressionantes, eles podem destruir sua taxa de quadros em combate. É melhor manter isso em Baixo se seu PC estiver com problemas de FPS em DD2.
- Desative o Desfoque de Movimento e o Campo de Profundidade: Surpreendentemente, Desfoque de Movimento e Campo de Profundidade podem ser desativados para uma redução decente na carga de processamento. Alguns argumentariam que o jogo fica melhor sem desfoque de movimento ou campo de profundidade, pois podem fazer as coisas parecerem menos realistas, e o aumento de FPS é um bônus agradável.
Essas dicas ajudarão a garantir que você aproveite Dragon’s Dogma 2 com a melhor performance possível, seja você um fã de visuais deslumbrantes ou de jogabilidade suave. Ajustando cuidadosamente as configurações de acordo com as capacidades do seu sistema, você pode encontrar o equilíbrio perfeito entre beleza e desempenho.
Dragons Dogma 2 está disponível para PS5, Xbox Series e PC.