No fim do mês passado, Mortal Kombat II hostou um beta fechado, e nós do Critical Hits tivemos a oportunidade de conferir tudo que estava disponível durante aquele fim de semana.
É com muita felicidade que eu posso afirmar que o jogo está simplesmente incrível. Os gráficos, o gore, os cenários, os personagens, a fluidez do combate, tudo está incrivelmente bem trabalhado. A beta disponibilizou o modos de jogos da Torre Clássica e o combate online, juntamente com o menu de customização (detalhes sobre isto mais para frente).
No total, tínhamos 5 personagens para escolher: Scorpion (é claro), Kabal, Baraka, Skarlet e Jade. Cada personagem possui três variações assim como em Mortal Kombat X, com a diferença de que é possível alterar um ou mais golpes de qualquer uma destas variações para criar uma variação única e que se adeque perfeitamente ao estilo de jogo do jogador.
Como mencionamos acima, o combate de Mortal Kombat 11 está ainda mais fluído que seu antecessor, coisa que eu pessoalmente achava impossível. Acertar um combo de mais de 4 golpes é verdadeiramente prazeroso, e a coreografia dos combos só melhora ainda mais esta sensação.
Uma das novidades presentes no combate de MK11 são os Crushing Blows, golpes devastadores e com animações únicas que acontecem após certos requisitos serem compridos, como usar o mesmo golpe três vezes seguidas, contra-atacar o oponente com um determinado golpe, etc. Cada personagem tem cerca de seis crushing blows, e eles podem ser utilizados em sequência, caso o jogador seja hábil o bastante, criando alguns dos combos mais fortes e visualmente impactantes de toda a franquia.
Outra grande novidade está na divisão da Barra de Super. Ao invés de termos apenas uma única barra para melhorar ataques, usar o Breaker e o poderoso X-Ray como em MKX, Mortal Kombat 11 dividiu estas três ações em barras diferentes. Agora, temos uma barra exclusiva para melhorar os golpes e ataques especiais do personagem, e uma barra exclusiva para usar o Breaker e outras ações defensivas.
Já o X-Ray foi substituído pelo Fatal Blow, um golpe muito poderoso que só pode ser usado quando a vida do seu personagem está abaixo de 30%. O Fatal Blow pode mudar completamente o rumo de um round, mas só pode ser utilizado uma vez por combate caso acerte.
Estas novidades conseguiram renovar a fórmula de Mortal Kombat, ao mesmo tempo que deixam o jogo muito similar ao Mortal Kombat X, o que é digno de aplausos. Por último mais não menos importante, temos a aba de customização.
Neste menu, podemos alterar certos aspectos do design de cada personagem, como a máscara de Kabal e as espadas de Scorpion, além de podermos criar e nomear nossas próprias variações. Novas opções de customização podem ser comprados na Kripta utilizando as moedas do jogo. Podem ficar tranquilos, já foi confirmado que Mortal Kombat 11 não terá Lootboxes.
No mais, Mortal Kombat 11 conseguiu renovar a fórmula da franquia ao mesmo tempo que a deixa familiar e intuitiva. As novas opções de customização conseguem deixar cada personagem único e do agrado de cada jogador, sem desbalancear o jogo nos modos online. Nós do Critical Hits temos grandes expectativas para o lançamento do jogo, que tem tudo para ser o melhor da franquia.
Mortal Kombat 11 será lançado dia 23 de Abril para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.