Categorias: ArtigosGames

Como divulgar o seu canal de vídeos Gamer

Hoje em dia a internet se tornou um espaço para os mais variados tipos de conteúdos. Com um blog profissional e um registro de domínio, você está apto a falar sobre os mais diversos temas e o melhor: ganhar dinheiro com isso.

Caso você ainda não tenha registrado o seu clique aqui!

E quando se fala em lucrar produzindo conteúdo na web, os vídeos surgem como uma das alternativas mais interessantes.

Nesse texto vamos falar sobre vídeos que trazem um assunto que muita gente gosta: games. Os jogos digitais há tempos movimentam legião de fãs, são engrenagens importantes para a cultura pop e, por isso, são excelentes pautas para quem quer criar conteúdo na web.

Se você quer saber mais sobre esse tema, pretende investir ou quer conhecer algumas dicas de como divulgar o seu canal gamer, nesse texto você vai encontrar:

  • Vídeos com conteúdos sobre games – Unindo o útil ao agradável
  • A importância dos vídeos como mídia online
  • Como escolher a abordagem ideal dos vídeos sobre games
  • Como divulgar o seu canal de vídeo sobre games

Vídeos com conteúdos sobre games – Unindo o útil ao agradável

Você gosta de games, certo? Conhece vários jogos e domina uma série de macetes para passar de fase e obter vários pontos. Diante disso, você não acha uma boa ideia usar a internet para dar dicas sobre jogabilidade e ainda ganhar dinheiro com isso?

Pois é aí que ter um canal de vídeos falando sobre games se torna uma excelente ideia. Os vídeos são um formato versátil e possuem uma significativa audiência. Por meio deles você pode oferecer dicas e informações acerca do universo dos games.

A febre dos games

Não é de hoje que os games, de uma forma geral, fazem sucesso. Desde os primórdios, lá na década de 70, passando pelos famosos Space Invaders e Pac Man dos anos 80 e chegando até a nós pelos jogos online como LOL, os games se consolidaram na cultura pop.

A prova disso é que personagens como Sonic e Mario já são tão icônicos quanto qualquer herói encapuzado das gigantes Marvel/DC, por exemplo.

Além disso, não é à toa que o termo “gamificação” ganha cada vez mais destaque. A gamificação pode ser utilizada tanto na publicidade quanto na gestão de uma empresa, pois consiste no uso de games adequados para engajar e recrutar profissionais de uma empresa.

No marketing de um negócio a gamificação pode ser usada para captação de leads, melhorar a experiência do consumidor e, quem sabe, incentivar na ação de compra.

Estamos na era do E-sports

A ideia de ganhar dinheiro jogando games já é possível sim, basta você olhar para o mundo dos E-sports.

Os E-sports, que é a abreviação para Esportes Eletrônicos, consistem em torneios e competições de games digitais e acredite: o competidor que vencer pode faturar uma significativa quantia em dinheiro.

Hoje em dia os E-sports estão cada vez mais influentes e organizados. Eles podem envolver equipes compostas por jogadores ou jogadores individuais.

As partidas ocorrem em eventos presenciais, onde os computadores são conectados em LAN ou por meio da internet. Os jogos são variados e vão desde jogos de tiro, de aventura, de luta, enfim, vários gêneros.

A dica básica para se tornar um gamer profissional e participar de torneios de E-sports é simples: pratique, pratique e pratique. Se um jogador de futebol, um tenista ou um nadador irá obter uma alta performance treinando, o mesmo vale para os E-sports.

Games – Um assunto que rende

Você pode até curtir ao máximo games, mas não é necessário seguir a carreira no E-sports para ganhar dinheiro com eles. A alternativa para isso é a criação de conteúdo sobre esse tema. Aí os vídeos são uma solução lucrativa.

Games rendem várias pautas, pois você pode falar sobre dicas, macetes para passar de nível nos jogos e também notícias sobre os lançamentos de games e consoles no mercado, como o Playstation, Xbox e outros.

Há até a possibilidade de produzir vídeos sobre curiosidades, trazendo à tona a história sobre os personagens e a criação de determinados jogos. Tudo isso rende pautas divertidas e interessantes.

Hoje em dia os vídeos, se tornaram importantes canais de interação e informações. Se você aprecia jogos digitais e deseja investir em um que fala sobre games para monetizá-lo, você tem aí uma maneira de unir o útil ao agradável, ganhando dinheiro fazendo o que gosta.

Entretanto, é óbvio que nem sempre o lucro vem rápido como o Sonic, mas é um investimento válido quando é levado a sério, como qualquer outro projeto.

A importância e as vantagens dos vídeos como mídia online

Os vídeos se tornaram um excelente suporte de mídia virtual, o tornando um dos melhores recursos para quem quer gerar conteúdo, conquistar audiência e ganhar dinheiro.

O que comprova isso é a enxurrada de youtubers nos dias de hoje, anunciando tendências e formando opinião. Em alguns casos bem sucedidos, produzir conteúdo pode ser uma profissão.

Óbvio que se você pretende ingressar nesse universo e almeja profissionalizar o seu canal de vídeos de games, é importante saber que o caminho trilhado deve ser marcado por boas estratégias e um planejamento constante.

Mas por que falar sobre games por meio de um canal de vídeos? Simples, essa mídia hoje em dia apresenta uma série de benefícios.

Apelo entre os usuários

Os vídeos unem a imagem em movimento com palavras. Isso torna essa mídia bastante dinâmica e atraente. Não é à toa que conteúdos educativos, por exemplo, caem como uma luva no contexto dos vídeos.

No caso dos games, especialmente quando o conteúdo consiste em dar dicas de jogabilidade você pode produzir vídeos inserindo trechos dos games com a devida autorização da empresa criadora.

O trecho ilustra bem as suas palavras e facilita que o usuário tenha uma noção melhor do que você pretende mostrar.

Acessibilidade

Quem viveu nos primórdios da internet lembra que a transmissão online de um vídeo demorava um século. Ainda que fosse um vídeo curto, a imagem não tinha boa resolução e as cenas travavam constantemente.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, a qualidade e a transmissão dos vídeos deram um salto gigantesco para melhor.

Além do mais, como atualmente os dispositivos móveis fazem parte do dia a dia de muita gente, o seu vídeo, ou seja, o seu conteúdo sobre games, poderá ser visualizado em milhares de smartphone no planeta.

Criatividade

Atualmente há vários softwares de edição que fazem maravilhas quando o assunto é editar vídeos. Muitos deles são gratuitos e intuitivos. Lembre-se que você não precisa ser um Steven Spielberg para produzir uma obra-prima.

Com criatividade é possível criar vídeos com edição dinâmica e criativa, atraindo ainda mais a atenção da sua audiência. Inclusive, uma ferramenta de edição bastante conhecida é o iMovie.

Como escolher a abordagem ideal dos vídeos sobre games

Além das vantagens que os vídeos proporcionam para quem quer investir em conteúdo na internet, é preciso também ficar atento para saber qual é a abordagem de vídeo ideal para o seu projeto.

Cada formato apresenta as suas características próprias. É preciso levá-las em consideração para você planejar melhor o seu conteúdo sobre games. Por isso, confira os tipos mais conhecidos a seguir.

Dicas sobre games

Esse tipo de abordagem é a ideal caso você seja um perito em alguns jogos. Ao dar dicas sobre como superar etapas, aumentar a sua pontuação e melhorar a sua performance, você irá consolidar a sua presença digital com autoridade.

Tais vídeos normalmente são bastante procurados, pois sempre há usuários que possuem perguntas sobre como jogar determinados games. Para sanar tais dúvidas, eles procuram dicas na internet.

Curiosidades

É mais voltado para abordar os games como produtos culturais mesmo. Nesse caso, você pode trazer pautas sobre como surgiu algum personagem ou qual foi a inspiração para a criação de um determinado jogo.

No entanto, é uma abordagem que exige mais pesquisa, mas para enriquecer e trazer mais credibilidade para o conteúdo você pode trazer entrevistas com convidados que se interessam pela temática.

Nesse caso, é interessante o formato das transmissões ao vivo, que ganharam mais popularidade no contexto da pandemia. Elas são perfeitas para conversas ao vivo e também permitem interação com o público em tempo real.

História de consoles e jogos

Quem é “gamer raiz” pode falar sobre a história de alguns consoles e jogos. Quem dos anos 90 não sonhou em ter um Mega Drive ou um Super Nintendo?

E o Atari? Este só os mais “tiozão” dos anos 80 vão se lembrar, pois foi este console que deu vida ao famoso Pac Man e outros clássicos.

A história de alguns jogos antigos também são ótimas fontes para serem abordadas em seu canal gamer. Na verdade, assunto não irá faltar!

Como divulgar o seu canal de vídeo sobre games

Para divulgar os seus vídeos sobre games na internet é importante contar com outras ferramentas que também podem ajudar nessa tarefa. As redes sociais são ótimas para isso. Vamos ver então quais podem ajudar?

Instagram

É verdade, quando veio ao mundo ele se tornou conhecido como a rede social para quem curte fotos. Mas ele se desenvolveu, conquistou usuários e também adquiriu novas funcionalidades. E uma delas é a possibilidade de divulgar vídeos.

Atualmente é possível compartilhar vídeos no feed e também nos Stories, por exemplo. Porém, não dá para esquecer do IGTV, que é uma ferramenta destinada especialmente para a divulgação de vídeos mais longos.

O recurso IGTV é um aplicativo gratuito do Instagram e é ideal para conteúdos mais longos e com muita informação.

Facebook

Uma das mais conhecidas e utilizadas redes sociais não iria ficar para trás quando o assunto se trata de vídeos. Por isso, a ferramenta apresenta várias funcionalidades destinadas para a publicação de conteúdos audiovisuais, como o Facebook Watch, por exemplo.

Blog

O blog é um tipo de canal marcado pela versatilidade. Ele contempla conteúdo no formato de texto, suporta imagens e, olha vejam só: vídeos.

É comum ver pessoas afirmarem que irão abandonar os blogs e manter o foco apenas na produção dos vídeos. Isso não é necessário, pois um formato pode complementar o outro.

Lembre-se que um bom blog ganha ainda mais credibilidade e autoridade diante de um registro de domínio e um bom serviço de hospedagem de sites.

A plataforma para construir o blog também é um fator para que ele tenha todos os recursos para ser bem conhecido. Uma das melhores plataformas, nesse caso, é o WordPress.

Youtube

Se você não quer se preocupar com registro de domínio, o Youtube é o canal mais popular. Não duvide que nesse exato momento um vídeo está sendo publicado no Youtube, inclusive, não será surpresa se hoje mesmo você acessou o Youtube para assistir algum conteúdo.

Se você tem um vídeo sobre games, o Youtube é um bom lugar para ele. Inclusive vale pesquisar como proceder para monetizar esse seu projeto.

De nada adianta ter uma produção caprichada, conteúdo inédito e de qualidade em um canal bastante conhecido, se você não souber como, onde e quando divulgá-los. Por isso, é bom ficar atento para algumas dicas.

Conheça as técnicas de SEO para vídeos

Geralmente quem já trabalhou ou ainda trabalha na atualização de um blog sabe que as famosas técnicas de SEO são fundamentais para tornar o seu blog visível para os algoritmos do Google.

Saiba que no caso dos vídeos a situação não é diferente. As técnicas de SEO, baseada em termos de busca, são ainda essenciais. Nesse caso, uma das dicas é, além de usar os termos de busca adequados com o seu conteúdo, é utilizar sempre bons títulos.

Lembre-se que em um dos campos que a palavra-chave necessita estar presente é justamente no título. Além disso, não esqueça das tags do vídeo, pois elas são os marcadores e auxiliam o YouTube a encontrar os assuntos de um vídeo e realizar a indexação certa.

Outro detalhe importante é a descrição que será preenchida no upload do vídeo. Você tem até 5000 caracteres para isso. Por isso, não desperdice esse espaço, seja persuasivo, criativo e não esqueça de utilizar alguns termos de busca.

Desenvolva uma comunidade no seu canal

Torne o seu canal de vídeos sobre games uma comunidade. Incentive a participação e a interação entre os usuários. Nesse caso, você pode até compartilhar a criação da história do canal e com isso criar um vínculo com o público.

Lembre-se, portanto, de sempre que possível interagir respondendo comentários e incentivando os usuários a compartilharem e curtirem os vídeos.

Você não é o único fã de games

Saiba que certamente há públicos ávidos por conteúdos relacionados aos mais variados jogos e vídeo games, tanto dos lançamentos quanto dos clássicos.

Portanto, siga essas dicas e veja que planejamento, conteúdo bem feito e canais certos, é possível estabelecer uma boa audiência para o seu material.

Este website utiliza cookies