Categorias: Games

Alfonso Ribeiro, o Carlton, de Um Maluco no Pedaço, está processando a Epic pelo uso indevido da dança do seu personagem

O ator Alfonso Ribeiro, mas conhecido pelo seu papel como Carlton Banks em Um Maluco no Pedaço, está processando a Epic Games pelo uso indevido da sua famosa dancinha em Fortnite.

Segundo a documentação obtida pelo TMZ, Alfonso alega que recentemente Fornite lançou uma nova dança que seus personagens podem executar, chamada “Fresh Emote“, que basicamente é uma cópia da dança feita por Carlton no popular sitcom dos anos 90.

Embora não faça referência direta a Carlton, o nome do emote é derivado do título original da série, chamada Fresh Prince of Bel-Air.

Confira abaixo um gif comparando as dancinhas:

De acordo com advogado de Alfonso, David Hecht, “É amplamente reconhecido que a imagem e propriedade intelectual de Ribeiro foram indevidamente usadas pela Epic Games no atual jogo mais popular do mundo”.

“A dança se tornou sinônimo de Ribeiro, que é unanimemente creditado com o criador da dança. Ribeiro também foi entrevistado várias vezes sobre a criação do dancinha e como executá-lo corretamente. Assim, dança faz parte da identidade de Ribeiro”

O processo movido por Ribeiro é praticamente idêntico a outros dois processos, um movido pelo rapper 2 Milly, alegando que a dança “Milly Rock” foi usada em Fortnite sem a sua autorização, e outro por Russell Horning, também conhecido como Backpack Kid, que popularizou a dança conhecida no Fortnite como “The Floss“.

Sobre os três processos, normalmente danças não são protegidas por direitos autorais, a menos que o seu autor realmente tenha se dedicado a protegê-las. Não há dúvidas que a dancinha do “Fresh Emote” foi inspirada na popular dança de Carlton, o que resta saber é se Alfonso Ribeiro registrou especificamente os direitos autorais desses passos de dança.

Fortnite está disponível gratuitamente para PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e mobile.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies