No Minecraft, você pode fazer um farm de Creeper para gerar pólvora infinita! Acontece que fazer uma coisa dessas não é tão simples. Então, nós do Critical Hits decidimos fazer esse guia onde ensinaremos você a fazer um farm de Creeper no Minecraft!
Como fazer um farm de Creeper no Minecraft
Antes de começarmos, confira os blocos que você precisará:
Bloco | Quantidade |
---|---|
Alçapão | 100 |
Laje | 88 |
Blocos não-sólidos | 12 |
Bloqueadores de Aranhas | 12 |
Ejetor | 1 |
Observador | 1 |
Balde de Água | 1 |
Começando
Coloque o Ejetor onde deseja que seja o centro do seu farm. A partir daí, construa uma forma de diamante em torno dele usando suas lajes e blocos não sólidos (vidros vermelhos na imagem). É importante colocar os blocos não sólidos e deixar as lacunas no padrão exato mostrado na imagem – as razões para isso serão explicadas em breve.
Depois disso, você terá a plataforma de spawn básica para o seu farm. No entanto, Creepers não são as únicas coisas que podem nascer em blocos sólidos – Zumbis, Esqueletos, Bruxas, Endermen e Aranhas também tentarão aparecer.
Impedindo que zumbis, esqueletos, Enderman e bruxas apareçam
Para ter o número máximo de Creepers aparecendo, eliminar todos os cinco outros mobs é crucial. O Minecraft opera em um sistema de mob cap, o que significa que apenas um número finito de mobs pode surgir a qualquer momento. Portanto, quanto mais zumbis sua fazenda produz, menos creepers você obterá.
Felizmente, é fácil evitar que quatro dos mobs problemáticos apareçam. Se você já olhou para um Creeper, deve ter notado que ele é um pouco mais curto do que outros mobs. Isso se aplica não apenas à sua aparência, mas também à sua hitbox e, portanto, ao espaço de que precisa para gerar. Enquanto Zumbis, Esqueletos e Bruxas requerem dois blocos completos de altura para desovar (Endermen precisam de três), Creepers podem desovar com um pouco menos.
Os alçapões são a profundidade perfeita para impedir que os quatro primeiros se reproduzam, enquanto permitem que os Creepers apareçam. Cubra o topo do seu farm com alçapões e faça-as niveladas com o topo do segundo bloco acima da plataforma, como mostrado. Coloque um observador voltado para cima no meio, diretamente acima de onde você colocou o Ejetor na camada de piso. Depois de fazer isso, apenas um problema permanece:
Impedindo que aranhas apareçam
As aranhas têm apenas um bloco de altura, portanto não podem ser eliminadas pelos métodos usados acima. Felizmente, eles são maiores do que os Creepers de outra maneira – os Creepers requerem apenas um espaço 1×1 para desovar, enquanto na edição Java, as aranhas precisam de uma área de 3×3.
Tudo o que você precisa fazer para impedir a geração de aranhas, então, é certificar-se de que sua plataforma não tem áreas planas 3×3 de blocos sólidos.
É aqui que os blocos não sólidos entram, junto com as lacunas que você deixou e os mencionados “bloqueadores de aranha”. Os bloqueadores de aranha podem ser qualquer coisa para colocar nas lacunas que impedirão que a área 3×3 exista.
Os pilares de vidro funcionam bem e são úteis para colocar os alçapões se você os construir primeiro, mas outras opções mais baratas, como paredes ou placas de pressão, também funcionam.
Uma coisa importante a notar é que, seja o que for que você use como bloqueadores de aranha, eles terão que resistir à água. A água ainda empurrará todos os mobs para a borda, então não se preocupe com os bloqueadores de aranha atrapalhando o fluxo – apenas certifique-se de que eles não sejam levados pela água também.
A outra coisa importante a se ter em mente é que na edição Bedrock, os requisitos de desova da aranha são diferentes. Em vez de uma área 3×3, as aranhas exigem uma área 2×2, então você precisará aumentar a frequência do bloqueador de aranha de acordo para evitar quaisquer áreas 2×2 de blocos sólidos abertos. Algo como o layout acima, com bloqueadores de aranha onde está o concreto rosa, deve funcionar.
Expandindo e finalizando o seu farm
Com isso, a camada está completa! Repita quantas vezes quiser verticalmente, colocando o Ejetor de uma nova camada diretamente acima do observador da camada anterior. Depois de colocar todas as camadas no lugar, coloque os baldes de água nos dispensadores.
Feito isso, o seu farm de creepers está pronto. Para esta próxima seção, pode ser uma boa ideia colocar algo no observador superior para inundar a sua criação – nada pode gerar quando as coisas estão neste estado, o que será útil, pois você não quer creepers caindo na sua cabeça!
Primeiramente, cubra a fazenda com paredes e um telhado para deixar tudo bem escuro, certificando-se de deixar espaço entre as plataformas e as paredes para que os Creepers caiam. Em seguida, na parte inferior da fazenda, você precisará construir as áreas de matança e coleta.
Existem algumas maneiras de fazer isso – uma laje plana de magma, ou apenas uma plataforma de blocos não sólidos, pelo menos 22 blocos abaixo da camada mais baixa da fazenda, será suficiente para matar os creepers por queimadura ou dano de queda, então você pode usar funis embaixo para coletar as gotas.
Alternativamente, você pode usar fluxos de água para centralizar os Creepers e movê-los todos para um lugar.
Depois disso, tudo o que você precisa é de um sistema de armazenamento – independentemente de como você decidir matar seus Creepers, conecte alguns funis e leve-os para alguns baús, onde sua pólvora pode se acumular automaticamente.
Ativando o seu farm de creeper no Minecraft
Tudo o que resta fazer agora é ligar o farm e deixá-lo funcionando. Remova o bloco que você colocou no observador superior, o que removerá a água e fará com que os creepers possam desovar. Em seguida, construa um circuito de cronometragem com Pó de Redstone ou um componente como um Liberador, lâmpada ou bloco de notas acima do observador, para que a fazenda alterne entre o modo de desova e o modo de descarga por conta própria. Existem muitas maneiras de construir um circuito de temporização, mas não é uma tarefa complicada. Uma grande cadeia de repetidores, ou um relógio funil como o da foto, fará o trabalho perfeitamente.
Sobre o jogo
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Minecraft é um jogo eletrônico dos gêneros sandbox e sobrevivência que não possui objetivos específicos a serem alcançados, permitindo aos jogadores uma grande liberdade de escolha de como jogar o jogo. No entanto, existe um sistema de conquistas e um chefe final a ser derrotado
Minecraft foi lançado originalmente pela Mojang em 2009 e conta com versões para iOS, Android, PC, PS Vita, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo 3DS e Nintendo Switch.