Como fazer o cadastro e usar o Conecte SUS Cidadão

A plataforma online do Ministério da Saúde, Conectae SUS Cidadão, oferece vários serviços para usuários do sistema de saúde pública. O site permite que os pacientes agendem consultas médicas, acompanhem resultados de exames e se informem sobre os serviços oferecidos pelo SUS.

Como fazer o seu cadastro no Conecte SUS Cidadão e usar a plataforma

Se cadastrar nessa plataforma é bem simples. Basta seguir os passos abaixo:

Primeiro, acesse o site do Conecte SUS Cidadão e clique em “Pular” na tela inicial.

Então, clique em “Crie sua conta gov.br” e passe pelo procedimento padrão de cadastro. Feito isso, digite o seu CPF no local indicado na imagem abaixo e clique em “Avançar”.

Depois disso, digite a sua senha e clique em “Entrar” para realizar login na plataforma.

Ah, vale lembrar que você terá que autorizar o uso de seus dados pessoais pela plataforma. Para fazer essa autorização, basta clicar em “Autorizar”.

Logo na página inicial do site, você verá algumas opções de acesso rápido. Através dessas opções você pode consultar agendamentos, consultas médicas, doações, medicamentos fornecidos pelo próprio SUS e mais.

Ao clicar em “Calendário”, você verá que o site disponibiliza informações e datas referentes às vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde. Nessa página, você poderá acompanhar gráficos que informam a faixa etária na qual cada vacina deve ser tomada, quais doenças cada uma delas evitam e quantas doses são necessárias. Para voltar, basta clicar na seta para a esquerda, que fica no canto superior esquerdo da página.

Agora, clique na opção “Serviços” para ver informações sobre os serviços oferecidos pelo site.

Feito isso, você entrará em uma página na qual a plataforma permite que você consulte locais próximos da sua casa, tornando mais fácil a busca por uma unidade de saúde, uma farmácia ou outros locais de atendimento próximos. Para um exemplo disso, clique em “Hospitais” (será necessário permitir o uso da sua localização).

Então, o site lhe mostrará uma lista dos hospitais conveniados ao SUS mais próximos da sua casa. Além disso, você pode clicar em “Ver no mapa” para ver a localização exata do hospital selecionado através do Google Maps. Para voltar, basta clicar na seta para a esquerda, que fica no canto superior esquerdo da página.

A coluna de opções do lado esquerdo da tela possui os mesmos recursos que você viu nas ações rápidas. Porém, nessa coluna existem alguma opções a mais que permitem que você leia notícias relacionadas ao Sistema Único de Saúde, verificar dúvidas frequentes e mais serviços oferecidos pelo Ministério da Saúde.

E aí, esse guia de como fazer o seu cadastro no Conecte SUS Cidadão foi útil para você? Comente aqui embaixo, pois nós adoraríamos saber! Além disso, não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos e família, pois esse tipo de informação pode ser bem útil!

Confira também:

Giovanne Marrone

Apaixonado por games desde que se conhece por gente, Giovanne Marrone é redator no Critical Hits e se aprofunda nesse mundo gamer e aprende mais sobre ele todos os dias. Além disso, tem sede por competitividade em jogos FPS e faz lives com frequência.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade