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Final Fantasy Tactics – Detonado (PS1 e PSP)

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Seja bem-vindo ao nosso Detonado de Final Fantasy Tactics (para PS1 e PSP).

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Abaixo, trazemos alguns guias individuais sobre o jogo e estratégias para as fases mais difíceis do jogo. Há fases que são naturalmente consideradas fáceis, então faremos apenas breves comentários nela. Entretanto, o jogo conta com diversos momentos que podem oferecer dificuldade aos jogadores. Nesses casos, iremos comentar mais a fundo.

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Detonado de Final Fantasy Tactics (PS1 e PSP)

Detonado de Final Fantasy Tactics

Guias Individuais

Orbonne Monastery

No primeiro combate do nosso Detonado de Final Fantasy Tactics, você não precisa fazer muita coisa, já que você pode controlar apenas Ramza. Concentre-se em aprender a movimentar seu personagem e atacar adversários. A batalha logo acaba.

Capítulo 1

Gariland

  • Nível Recomendado: 1

A primeira batalha de verdade do nosso Detonado de Final Fantasy Tactics, onde você escolhe seu grupo, composto de Squires ou Chemists, e é auxiliado por Delita.

Como você tem a vantagem de usar mais de um personagem para atacar os adversários nesse combate, você pode vencer cada inimigo em duas ou três rodadas.

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Minha sugestão é trazer Ramza, os dois Squire homens, uma Squire mulher (a com a espada) e a Chemist mulher.

Normalmente, você consegue vencer todos os adversários até que reste apenas o Chemist inimigo, e ele vai ficar se curando tentando sobreviver. Aproveite essa oportunidade para farmar uns pontos de JP e experiência tanto nele quanto fazendo seus soldados atacarem uns aos outros, mas tome cuidado para não derrubar ninguém.

Além disso, é possível esperar os adversários virarem cristais para tentar ganhar algumas habilidades de graça.

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Mandalia Plains

  • Nível Recomendado: 1

Aqui o jogo vai te dar duas opções, cumprir o objetivo de vencer os inimigos (Ramza ganha mais 10 pontos de Brave na batalha e mais 2 permanentemente) ou se importar com o homem sendo atacado (e aí se ele morrer, você pode a luta). É muito mais fácil escolher o primeiro.

No mais, essa é uma batalha tranquila como a primeira, só não tente mudar os Jobs dos seus personagens ainda para Knight caso ele tenha ficado disponível antes do começo dessa luta, já que você ainda não tem acesso a armaduras.

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Caso a sua Chemist tenha acesso a Wizard e Priest, transforme-a em um Wizard, pois ela vai rapidamente tornar-se a sua melhor unidade ofensiva nessa luta.

Após o combate, você irá para Igros Castle onde você verá uma cena com a família de Ramza e a irmã de Delita. Depois da cena, você poderá comprar armaduras para os seus Knights e bestas para os seus Archers.

Para mudar de classe, abra o Party Roster, aperte triângulo no personagem e vá em Job, para ver quais classes ele pode usar. Além disso, em Habilities você consegue fazer ele aprender novas habilidades, como usar Potions (na classe Chemist) ou quebrar a armadura do adversário. Dominar o sistema de Job é fundamental para avançar em Final Fantasy Tactics. Não se esqueça de consultar nosso guia com todos os Jobs de Final Fantasy Tactics.

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Aqui, vale a pena fazer um pouco de grind para que Ramza e pelo menos um dos seus Squire desbloqueiem o Job Knight e você pegue pelo menos o nível 3 ou 4.

Sweegy Woods

  • Nível Recomendado: 2-3

Você irá enfrentar alguns Goblins e Bombs. Se você já tem os Jobs de Knight, Wizard e Archer, essa luta fica bem fácil. Garanta que seu grupo tenha pelo menos nível 4 ou 5 além das melhores armaduras e espadas disponíveis antes do próximo combate.

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Dorter Trade City

  • Nível Recomendado: 4

Essa é a primeira luta difícil de Final Fantasy Tactics. Se você for mal equipado para ela, prepare-se para morrer várias vezes.

No combate, você vai enfrentar três Archers (um de arco e flecha num ponto ótimo para acertar seus personagens, um de besta e um sem arco), um Knight (que vai ter entre 78 e 88 de vida) e dois Wizards que causam dano pra caramba com as magias de fogo.

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Se você quiser partir pra apelação, coloque Ramza e os dois Squires como Knight no nível 5 5 com Item como ação secundária, para curar-se quando necessário. Deixe que Delita e Algus cuidem do arqueiro lá em cima, já que os dois são mais do que o suficiente para isso, o resto do grupo deve focar-se nos adversários na nível de baixo.

Sand Rat Cellar

  • Nível Recomendado: 5

Se você venceu os adversários anteriores, tem boa chance de você se sair bem nesse combate, já que ele é parecido, mas os inimigos estão mais encurralados. Aqui você enfrenta 3 Knights com equipamentos variados, dois Monks e um Archer e tem sua primeira batalha onde divide o seu grupo em dois.

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Depois disso, você deve voltar para Igros Castle e novos itens ficarão disponíveis para compra. Parta para mais uma rodada de grinding para juntar dinheiro para equipar seu grupo completamente, caso você não tenha dinheiro para isso.

Thieves Fort

  • Nível Recomendado: 6

Um combate que vai começar a mexer com a sua moralidade dentro do jogo. Não há muito o que comentar aqui, você enfrenta uma Knight (Miluda, a líder), três Thief Homens que vão tentar usar Charm nas suas unidades mulheres e duas Priest Mulheres que têm uma tendência maldita a atirar Thunder nas suas unidades.

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Caso você vença Miluda, a luta acaba na hora, então foque-se nela caso esteja com dificuldades.

Volte para Igros Castle para mais cenas.

Lenalia Plateau

  • Nível Recomendado: 7
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Aqui temos o round final contra Miluda. Você já sabe em quem focar, tome cuidado com as magas dela, que causam dano pra caramba e ainda podem usar Haste nos seus adversários, o que aumenta a frequência que as unidades afetadas atacam.

Após a batalha, uma nova armadura para as unidades que usam roupas e armaduras fica disponível, volte para Igros Castle e para Gariland para fazer upgrades.

Fovoham Plains Windmill Shed

  • Nível Recomendado: 10
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Essa é de longe a batalha mais difícil do Capítulo 1 do nosso Detonado de Final Fantasy Tactics. Aqui você enfrenta Wiegraf pela primeira vez, e ele tem os mesmos poderes que a Agrias possui lá no prólogo do jogo, só que ele é mais forte que ela e muito mais inteligente também.

Jogue tudo o que você tem contra ele, já que as duas Knight, a Monk e o Chocobo que acompanham Wiegraf não são grande coisa. Eu coloquei nível recomendado 10 aqui pois se você for no nível 8, Wiegraf provavelmente vai obliterar você com as habilidades dele.

Fort Zeakden

  • Nível Recomendado: 12
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A batalha final do Capítulo 1 do nosso Detonado de Final Fantasy Tactics é contra ninguém menos que Algus. Tome cuidado com os dois Wizards que o acompanham, que causam dano pra caramba. No mais, você consegue vencê-lo com certa facilidade, apesar dele ter a skill Auto Potion equipada nele.

Com isso, se encerra o Capítulo 1 do Detonado de Final Fantasy Tactics.

Capítulo 2

O capítulo 2 do nosso Detonado de Final Fantasy Tactics começa logo após os eventos do prólogo do jogo. O Squire e as duas Knight vão juntar-se a você, e Gafgarion e Agrias irão integrar seu grupo como Guests.

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Dorter Trade City

  • Nível Recomendado: 12

Batalha extremamente fácil, ainda mais com Agrias e Gafgarion atropelando todo mundo pela frente.

Araguay Woods

  • Nível Recomendado: 13
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Aqui, você terá a oportunidade de recrutar Boco, o Chocobo, que você enfrentou lá na luta contra Wiegraf no Capítulo 1. Eu sinceramente nunca usei ele e os Chocobo que ficam nascendo atrapalham os espaços do grupo, mas seria crueldade não aceitá-lo no grupo, né?

Importante: remova os equipamentos de Gafgarion antes da próxima batalha.

Além disso, novas armaduras surgem nos Shops, mas você precisa ir até Igros Castle para equipar seus Knights (a ida valhe a pena entretanto).

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Zirekile Falls

  • Nível Recomendado: 14

Você vai encontrar-se com ninguém menos que Delita e a Princesa por aqui, e Delita tem as mesmas habilidades que Agrias e Wiegraf, olha que conveniente.

Tirou os equipamentos de Gafgarion? Então, ele vai te trair nessa luta, mas se você tiver deixado ele sem equipamentos, essa luta vai ser relativamente tranquila.

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Zaland Fort City

  • Nível Recomendado: 15

Esta batalha te dá a oportunidade de adicionar Mustadio como Guest no seu grupo. Você tem a opção de focar nos adversários ou em salvar Mustadio. É bem mais fácil escolher a primeira opção, já que ele tem tendências suicidas, mas se você realmete quiser um desafio, traga pelo menos um personagem com Ignore Height para subir logo as muretas do forte e acabar com os inimigos.

Bariaus Hill

  • Nível Recomendado: 16
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Tome cuidado com as Summoners, no mais, é um combate relativamente tranquilo.

Zigolis Swamp

  • Nível Recomendado: 16

Diversos monstros, a maioria bastante fraco. Se você entrar na água, seu personagem ficará envenenado.

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Importante: antes de entrar na próxima cidade, certifique-se de que você está pelo menos no nível 20, já que você não poderá mais enfrentar encontros aleatórios por algum tempo depois do próximo estágio.

Goug Machine City

  • Nível Recomendado: 20

A batalha em si não chega a ser difícil, há dois Summoners que usam ataques poderosos, além de Mustadio estar sem equipamentos.

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Bariaus Valley

  • Nível Recomendado: 20

Você deve salvar Agrias nessa luta. Não é difícil, e ela vai juntar-se ao seu grupo depois disso.

Importante: caso Agrias não tenha a habilidae Hallowed Bolt/Lightning Stab, fique pegando lutas aqui em Bariaus Valley e upando ela até ela aprendê-la, pois vai ajudar muito no próximo combate.

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Golgorand Execution Site

  • Nível Recomendado: 20

A segunda batalha mais difícil do Capítulo 2 do nosso Detonado de Final Fantasy Tactics. Você vai enfrentar Gafgarion, três Knight homens, 2 Archer mulheres, 2 Time Mage mulheres.

Agrias ajuda pra caramba nesse combate, e se você tiver a habilidade Steal Weapon, você pode (e deve) roubar a espada de Gafgarion, a Blood Sword, que permite ao usuário dela absorver o HP que remove do adversário. Ela ajuda pra caramba na próxima batalha.

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No mais, eu traria um Knight, um Dragoon, Ramza, Agrias e a sua Wizard lá do começo do jogo, se você continua treinando ela com classes de magia.

Após o combate, você pode voltar a acessar o resto do mapa desbloqueado até agora. Vá até Igros Castle comprar novas armaduras para os seus cavaleiros e afins, já que eles agora podem usar armaduras de ouro e assim ficar com cerca de 200 a 220 de HP.

Aproveite também para upar seu grupo, a próxima batalha é complicada.

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Lionel Castle

  • Nível Recomendado: 25

Esta é uma batalha dividida em dois. Dentro do castelo, Ramza e Gafgarion vão se enfrentar no 1 contra 1. Eu recomendo que você tenha Move +1 e a Battle Boots equipada em Ramza para ele conseguir acertar Gafgarion já no primeiro turno.

Além disso, se você tiver roubado a Blood Sword, ela deve ir para Ramza aqui, já que isso basicamente anula a Blood Sword de Gafgarion. No mais, você pode equipar Ramza com a habilidade secundária de Archer e usar o Charge mais alto que tiver antes de Gafgarion agir novamente para tirar bastante dano ele. Em uns 3 ou 4 turnos ele morre.

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Do lado de fora do castelo, seu grupo secundário composto por Agrias e 3 outras unidades suas enfrentam um Summoner, Archers e Knights. Se você equipar suas unidades de fora com Rubber Shoes, todos exceto o Summoner não conseguem causar dano em você.

Queklain

  • Nível Recomendado: 25

Chefe final do Capítulo 2 do nosso Detonado de Final Fantasy Tactics, Queklain causa Death Sentence e Sleep nos seus personagens, mas isso pode ser contra-atacado equipando Defense Rings nos seus personagens.

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Além disso, ele também consegue usar uma habilidade que transforma seus personagens em Chicken além de Bio, que causa dano e status negativos.

Ele tem entre 369 e 393 de HP, não é muito difícil de remover essa quantidade de vida com os personagens que você tem no momento. Derrote-o e com isso acaba o capítulo 2 do nosso Detonado de Final Fantasy Tactics.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.