Cinema e TV

Todas as Joias do Infinito e o que elas fazem (MCU)

As Joias do Infinito foram os principais objetos até agora no Universo Cinemático da Marvel (MCU). Mas todo Universo Marvel, sejam os incontáveis das hqs, dos desenhos, etc, tem suas próprias versões desses poderosos artefatos.

Mesmo nos filmes, cada uma das joias teve mais de uma representação diferente, com os poderes delas servindo mais ao roteiro do que uma regra específica.

Para facilitar a vida de vocês, está aqui uma explicação bacanuda sobre as origens das Joias, seus portadores e o que cada uma faz dentro do MCU.

A Origem das Joias

Criadas na fornalha celestial do Big Bang, as Seis Joias do Infinito são cristais que correspondem aos seis diferentes aspectos do universo.

Morte, Entropia, Infinito e Eternidade, Entidades Cósmicas cujos poderes fogem da compreensão mortal, são os responsáveis pela criação desses artefatos.

Com uma origem tão divina, apenas criaturas de imenso poder podem tocar diretamente as Joias, como os Celestiais ou o Titã Louco Thanos.

Meros seres inferiores enfrentam, quase sempre, severas consequências pelo manuseio descuidado dessas poderosas joias.

O Caveira Vermelha se tornou o Guardião da Joia da Alma após utilizar o Tesseract para ganho próprio, Jane Foster ficou incrivelmente doente após ser exposta ao Aether, Carina explodiu ao segurar a Joia do Poder.

Os efeitos negativos podem ser minimizados se a Joia estiver contida em algum objeto de metal ou se um grupo de criaturas dividirem o poder entre si.

Quando combinados, os poderes das Joias do Infinito se tornam o controle total e absoluto sobre o Universo, mas mesmo as mais poderosas criaturas podem sofre com o uso desse imenso poder.

Joia do Espaço

Cor: Azul

Unidade de Contenção: Tesseract

Um tesserato é um hipercubo. Da mesma forma que um quadro possui duas dimensões e um cubo possui três, um tesserato possui quatro. E foi num objeto dessa forma que a Joia do Espaço foi armazenada para ter seus poderes mais facilmente extraídos e manipulados.

Se usado corretamente, a Joia do Espaço dá ao usuário acesso instantâneo a qualquer lugar do Universo.  Essa Joia também pode ser utilizada como fonte de energia.

O Caveira Vermelha foi “condenado” pela Joia do Espaço a se tornar o guardião da Joia da Alma em Vormir após fazer uso do Tesseract, implicando que pelo menos uma das Joias pode ser utilizada por usuários que ela considera “merecedor”.

Joia da Mente

Cor: Amarelo

Unidade de Contenção: Cetro

Utilizado pela primeira vez no MCU na forma do Cetro de Loki, onde estava escondido atrás de um módulo computacional azul, a Joia da Mente foi utilizada para controlar, bem… as mentes daqueles que tinham o peito tocado pelo Cetro.

Tony Stark inicialmente tinha a Joia da Mente como uma fonte de energia, mas J.A.R.V.I.S., após estudá-la, a comparou com um super computador.

Em seu estado puro, essa Joia dá ao usuário incríveis poderes mentais e de projeção astral. Com ela, é possível subjugar a mente de outros seres, controlá-los e projetar a consciência para planos mais altos de existência.

Através da manipulação do poder dessa Joia, Wanda e Pietro Maximoff desenvolveram as habilidades de controle telepático/telecinético e super-velocidade, respectivamente.

Essa Joia é também a fonte de energia que dá vida à Visão.

Joia da Realidade

Cor: Vermelho

Unidade de Contenção: Câmara de Aether

Na forma de Aether, a Joia da realidade se mostra como um líquido viscoso e vermelho, capaz de ser absorvido no corpo de uma pessoa. Jane Foster ficou incrivelmente doente após isso ter acontecido, enquanto Malekith ganhou novos poderes e influência sobre a realidade.

Essa Joia dá ao usuário o poder de controlar a realidade física do universo, podendo alterar a forma e consistência de qualquer coisa.

Malekith, por exemplo, queria utilizar esse poder para cobrir todo o Universo em escuridão.

Joia do Poder

Cor: Roxa

Unidade de Contenção: Orb 

Uma incrível fonte de poder bruto, essa Joia aumenta as capacidades físicas do usuário e permite que ele manipule energia. Usado em seu potencial pleno, pode devastar galáxias inteiras de uma só vez.

Não só pessoas, mas objetos podem ter seu poder ampliado pela Joia do Poder. Ronan, o Acusador, pretendia utilizar uma arma com poderes da Joia para destruir toda a vida em um planeta.

A nave de Ronan também teve as capacidades ampliadas pela Joia, passando a ser capaz de atravessar as formidáveis defesas desse Planeta.

Thanos utilizou-a para destruir uma Lua e aremessá-la na forma de meteoritos contra o Homem de Ferro em Titan.

Joia do Tempo

Cor: Verde

Unidade de Contenção: Olho de Agamotto

O primeiro Mago Supremo, Agamotto, criou o artefato conhecido como Olho de Agamotto para poder conter e utilizar o poder da Joia do Tempo.

Utilizado de maneira correta, é possível, com ela, alterar o fluxo do tempo. Acelerar a passagem do tempo em apenas um lugar ou reverter objetos ou realidades inteira em um estado passado.

A criação de loops temporais era poderosa o suficiente para deixar até mesmo criaturas extra-dimensionais como Dormammu completamente presos e sem formas de escapar.

Joia da Alma

Cor: Laranja

Joia da qual se tem menos conhecimento a respeito. A única que exige um sacrifício também, uma vez que, para acessá-la, é preciso sacrificar a vida de alguém que o usuário realmente ame.

Isso é feito, segundo Caveira Negra, para que aquele que pretende utilizar a Joia da Alma compreenda seu verdadeiro poder.

Que é, claro, a manipulação a essência espiritual dos vivos e dos mortos através de uma dimensão particular chamada de Soulword, onde é possível se comunicar com a alma dos mortos.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade