Desde que o primeiro trailer de Matrix: Resurrections foi liberado, os fãs têm especulado bastante sobre qual será a trama do filme, criando inúmeras teorias baseadas em alguns detalhes mostrados pela prévia. Uma dessas teorias afirma que Matrix 4 pode ser na verdade uma meta-história, se passando em um universo onde o primeiro Matrix realmente existiu (via ScreenRant).
A primeira pista para esta teoria se encontra na própria forma como Neo é apresentado no trailer, não lembrando em nada o hacker que conhecemos no primeiro filme. A explicação para isso é que Neo, ou melhor, Thomas Anderson, é um ator que 20 anos atrás impulsionou a sua carreira ao protagonizar “The Matrix”. Justamente por isso, em vez de viver em um apartamento pequeno e trabalhar em uma empresa de tecnologia, Neo aparece tendo uma vida bem mais confortável e morando em um apartamento de luxo.
No entanto, depois de todo esse tempo, Neo estaria tendo sonhos estranhos e começando a perceber que o filme que ele estrelou pode na verdade ser real. Durante esse processo, Neo primeiro visitaria um psiquiatra e começaria a tomar as pílulas azuis, mas assim como no primeiro filme, ele continuaria questionando a sua própria realidade e se aproximando cada vez mais do seu novo despertar
Outro detalhe que reforça essa teoria é um trecho já na parte final do trailer, onde é possível ver claramente uma das cenas do primeiro Matrix sendo projetada em uma sala.
Com isso, se tomarmos como verdade que o primeiro Matrix existe nesse universo, a grande dúvida agora seria em relação ao papel de Trinity e Morpheus, que nesse novo filme será interpretado por Yahya Abdul-Mateen II. No caso da Trinity, como muitos têm especulado, ela pode ser uma criação da própria Matrix baseada nas memórias de Neo, algo que ele eventualmente perceberia.
Já no caso do Morpheus, existem duas possibilidades para explicar a sua nova aparência. Ou se trata de uma nova versão do mesmo personagem, ou Abdul-Mateen II é o verdadeiro Morpheus, enquanto o interpretado por Laurence Fishburne era na verdade o ator que viveu o Morpheus no filme que existe dentro de Matrix 4.
Por fim, na cena que fecha o trailer, onde o personagem de Jonathan Groff fala em “voltar à Matrix”, o seu papel seria de agente de Thomas Anderson, que estaria um pouco confuso com a ideia de Thomas de revisitar o filme que iniciou a sua carreira. Além disso, Groff também pode ser um programa da própria Matrix feito para manter Neo dentro da simulação.
Matrix: Resurrections é dirigido por Lana Wachowski e tem estreia marcada para 16 de dezembro de 2021.
Confira também:
- Entenda como a trilha sonora se conecta com o trailer de Matrix Resurrections
- Diretora de Matrix 4 explica o significado da música White Rabbit no trailer do filme
- Yahya Abdul-Mateen II confirma que interpretará Morpheus em Matrix Resurrections