InícioCinema e TVPare de crucificar Brienne por ela ter "chorado por macho" no episódio...

Pare de crucificar Brienne por ela ter “chorado por macho” no episódio desta semana de Game of Thrones

Game of Thrones teve um episódio cheio de desenvolvimentos para os personagens nesta semana, e uma das cenas mais comentadas pelos fãs certamente foi aquela cena envolvendo Brienne de Tarth e Jaime Lannister.

PUBLICIDADE

Muita gente não gostou do fato da personagem ter chorado na cena em questão e foi às redes sociais reclamar deste momento. Se você foi uma dessas pessoas, este post é feito especialmente para você.

Atenção: falaremos sobre spoilers de Game of Thrones abaixo. Você foi avisado!

Desde que Brienne de Tarth foi apresentada em Game of Thrones, ela foi uma personagem com um grande objetivo: quebrar os paradigmas da sociedade de Westeros, uma sociedade claramente inspirada na Europa Feudal Medieval, com todos os ritos de cavalaria e, obviamente, as relações patriarcais da época.

Brienne sempre foi um estranho no ninho, afinal, ela é uma mulher de um metro e noventa que é mais forte do que a maioria dos homens, conseguindo derrotar Loras Tyrell, tido como um cavaleiro no mesmo nível de Jaime Lannister no seu auge, em combate singular.

PUBLICIDADE

A personagem é um símbolo de força e de superação, uma verdadeira pioneira, e muitas mulheres se identificaram com essa força da personagem, porém, há um detalhe que muita gente parece não ter entendido ou esquecido: ela é forte? É sim, mas ela também é extremamente inexperiente em relacionamentos.

Desde nova, Brienne sempre foi uma jovem que preferiu os combates e justamente por isso foi caçoada por garotos, homens e até outras mulheres por causa da sua altura, seu porte físico e também por não corresponder ao modelo de beleza do seu tempo.

Nos livros, mais de uma vez vemos personagens se referindo a ela como Brienne, a Feia, e isso certamente acabou cobrando um preço dentro dela, já que, dentro de toda aquela armadura de força, ainda existia uma pessoa carente de afeto.

PUBLICIDADE

Tanto isso é verdade que ela se apaixona por Renly Baratheon, o primeiro homem além do seu pai que a tratou de forma gentil. Todo mundo lembra que Renly era homossexual e tinha um caso com Loras Tyrell, e a própria Brienne devia saber disso, afinal, este era um rumor bastante espalhado pelos Sete Reinos, mas mesmo assim ela continuou amando o pretendente ao trono mesmo após a sua morte.

Além desse acontecimento, ainda no acampamento de guerra de Renly, havia uma aposta entre os cavaleiros para ver quem iria levar a virgindade de Brienne, e ela quase caiu nesta armação, não fosse um personagem do qual eu infelizmente não me recordo o nome, mas nos livros é possível notar essa inocência sentimental de Brienne quando ela pensa ser muito bom todos estarem a tratando bem.

PUBLICIDADE

Muito bem, avance agora para o relacionamento dela com Jaime Lannister. Inicialmente, os dois se odiavam, mas foram desenvolvendo um relacionamento conforme foram passando por situações juntos. Eu não sei se fui só eu, mas dá para ver que Jaime é aquele tipo de garoto que implica com Brienne, e que ela passa a desenvolver um carinho por ele exatamente por causa dessa implicância, já que ele de certa forma supre a sua carência emocional.

Enfim, seja o que for, pulemos para a famigerada cena em que Jaime e Brienne finalmente passam uma noite juntos. Até então, ela nunca havia nem sequer beijado outro homem, quanto mais dormir com um, é natural que ela se apegue a ele ainda mais, é uma reação consistente com a personagem, afinal, Brienne está longe de ser uma mulher sem nenhuma emoção, muito pelo contrário.

Além disso, quem disse que Brienne deixa de ser forte por chorar? Todo mundo chora na vida. Esse mito que estão tentando enfiar goela abaixo de todo mundo que “mulher forte não chora” é o maior desserviço que se pode fazer. Eu já chorei por que não merecia e você ainda não chorou, pode ter certeza que isso é questão de tempo. Isto não é um sinal de fraqueza, e te faz aprender com os erros (ou pelo menos deveria fazer), já que a vida não passa de um grande aprendizado.

PUBLICIDADE

Isso não diminui em nada o fato dela ser, sim, um excelente modelo de pessoa a ser seguido, seja por meninas ou por meninos.

Até mesmo o Verme Cinzento chorou pela morte de Missandei, e se você lembrar de quando os Imaculados foram apresentados na série, eles passam por um rigoroso treinamento desde crianças para que não sintam nenhum tipo de emoção por nada, para que eles consigam executar suas missões com o máximo de eficiência.

PUBLICIDADE

Atualmente, em Game of Thrones, apenas Arya Stark parece ser a única pessoa a controlar completamente os sentimento, e até mesmo ela que foi treinada para ser “Ninguém” possui um sentimento de proteção para com os membros da sua família.

Ah, e só pra terminar, quem disse que existe apenas um modelo de comportamento de “mulher forte”, a que enche todo mundo de porrada e não sente nada por ninguém, principalmente por nenhum homem? Toda mulher tem alguma espécie de força dentro de si, mas isso não a obriga de seguir certos comportamentos e ter certas reações em determinados momentos.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.