Rutger Hauer, ator holandês que ficou conhecido por viver o replicante Roy Batty em Blade Runner (1982), morreu na última sexta-feira (19) aos 75 anos.
A informação foi confirmada pelo seu agente, Steve Kenis, ao The Hollywood Reporter, que também informou que a família do ator preferiu não divulgar detalhes sobre o seu funeral, mas será realizado nesta quarta-feira.
“Ele era um homem maravilhoso e ótimo ator”, disse Kenis.
Tendo feito a sua estreia ao lado de Sylvester Stallone em Nighthawks (1981), Hauer trabalhou em grandes produções no cinema e na TV, como Sin City: A Cidade do Pecado (2005), Batman Begins (2005) e Hobo with a Shotgun (2011). Ele também ganhou um Globo de Ouro por Fuga de Sobibor (1987) e foi indicado a outro por A nação do medo (1994).
Mas sem dúvida, o seu papel mais marcante foi realmente em Blade Runner, onde até hoje é lembrado pelo seu inesquecível monólogo de despedida.
“Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer.”