Harry Potter – Ordem cronológica dos filmes

Harry Potter é uma franquia cheia de livros e de filmes, mas qual a ordem cronológica para você consumir tudo o que há disponível?

No post de hoje, trazemos esta resposta, incluindo eventuais spin-offs da franquia, juntamente com o que recomendamos que você consuma.

Harry Potter – Ordem cronológica de filmes

Ordem Cronológica da Saga Animais Fantásticos

Animais Fantásticos e Onde Habitam (1926)

O primeiro filme da ordem cronológica de Harry Potter não é estrelado pelo bruxinho que deu nome à franquia e sim por New Scamander.

Este filme se passa em 1926, cerca de 70 anos antes da história de Potter. Nele, Newt chega aos Estados Unidos e acaba deixando alguns dos animais deles escaparem da sua mala.

Por causa disso, ele tem problemas com o Congresso Mágico dos Estados Unidos, que cuidam para que não haja contato do mundo mágico com os “no-maj” (os trouxas daquela época).

Isto é apenas o começo, entretanto, já que esta exposição envolve não só as autoridades dos trouxas, mas também até um grupo radical de extermínio bruxo chamado Second Salamers.

Animais Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald (1927)

No segundo filme da cronologia de Harry Potter, vemos o aparecimento de alguns bruxos que já conhecíamos de outros tempos. Nele, temos a volta de Grindelwald após ele escapar da custódia e começar a recrutar seguidores para criar bruxos de sangue puro e dominar o mundo.

Para enfrentar esta ameaça, Alvo Dumbledore recruta Newt para mais uma aventura, entretanto, eles vão precisar prosseguir com cuidado já que não se sabe quem está de qual lado nessa aventura.

Ordem Cronológica da Saga Harry Potter

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Primeiro filme da ordem cronológica a contar com Harry Potter. Aqui, vemos o bruxinho mais famoso do mundo conhecendo Hogwarts, fazendo amizade com Rony Weasley e Hermione Granger e todos os outros colegas dele.

Além disso, também temos o primeiro contato com personagens com Severo Snape, Alvo Dumbledor, Hagrid e o temível Voldemort.

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Filme que conta o segundo ano de Harry Potter em Hogwarts. Nele, os fãs conhecem Gina Weasley, irmã mais nova de Rony, Doby, o Elfo Doméstico e uma grande ameaça: a Câmara Secreta.

Por ela ter sido aberta, uma criatura misteriosa está à espreita em Hogwarts, e os jovens bruxos decidem investigar o que está acontecendo e então resolver mais este problema.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

No terceiro filme da ordem cronológica da saga de Harry Potter, conhecemos personagens extremamente importantes, como Sirius Black, padrinho do nosso protagonista.

Neste terceiro ano, uma terrível ameaça paira sobre a cabeça de Harry: um perigoso criminoso que fugiu de Azkaban. Além disso, Harry conhece um novo professor ligado aos pais dele, além da possibilidade de voltar no tempo.

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

O quarto filme da ordem cronológica de Harry Potter traz um dos eventos mais legais da franquia: o torneio Tribruxo. De alguma forma, Harry se envolve na competição e agora deve ajudar Hogwarts a vencer.

O que Harry não sabe, entretanto, é que as provas do Torneio Tribruxo são extremamente difíceis, e que o mal está à espreita dele.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

No quinto ano em Hogwarts, Harry começa a ser o alvo de ataques dos colegas na escola. Não bastasse isso, entretanto, ninguém acredita nele quando ele diz que Voldemort realmente voltou.

Para completar, uma nova professora chamada Dolores Umbridge chegou para intervir em Hogwarts sob ordens do Ministério da Magia. Harry e seus amigos, então, precisam lidar com todos os problemas e ainda criar um grupo de treinamento para que possam enfrentar os bruxos das trevas que estão andando lado a lado com Lord Voldemort.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Sexto filme da ordem cronológica da saga de Harry Potter. Neste filme, tanto Voldemort quanto os comensais da Morte começam a sitiar o mundo bruxo, e a situação cada vez se torna mais complicada.

Durante o ano, Potter acaba encontrando um livro antigo que havia pertencido a um bruxo autointitulado “O Príncipe Mestiço”. Além disso, começa aqui a caça às horcruxes, pedaços da alma de Voldemort para evitar que ele retorne.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010)

O último livro da saga de Harry Potter foi dividido em dois filmes. Por causa disso, a primeira parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, conta como Potter está atrás de aliados para a batalha final contra Voldemort.

Além disso, temos também a primeira parte da caçada final às Horcruxes de Voldemort.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011)

No último filme da ordem cronológica da Saga de Harry Potter, temos o confronto final entre Harry e Voldemort. Todos os principais arcos da franquia se encerram, e vemos como o mal finalmente foi derrotado.

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por
Tags: Harry Potter