Harry Potter – 5 coisas sobre os Dursleys que só acontecem nos livros

Embora tenham sido os escolhidos para adotar Harry após o assassinato dos seus pais, os Dursleys definitivamente não foram a melhor família para o nosso jovem bruxo, o tratando de maneira horrível durante boa parte da sua infância e adolescência.

No entanto, mesmo que os papéis de Petúnia, Valter e Duda tenham sido interpretados magistralmente por Fiona Shaw, Richard Griffiths e Harry Melling respectivamente, alguns acontecimentos envolvendo a família foram modificados nos filmes ou simplesmente cortados.

Por isso, resolvemos fazer uma pequena lista com 5 coisas sobre os Dursleys que só acontecem nos livros.

O começo da história

Como o primeiro filme da franquia Harry Potter já começa com a chegada de Harry na Rua dos Alfeneiros, tudo que aconteceu antes disso nos livros é omitido, incluindo algumas cenas bem interessantes, como a professora McGonagall passando o dia inteiro observando a família Dursley antes de receberem Harry, enquanto no filme ela apenas cita isso.

Quarto de Harry

Tanto no filme como no livro Harry mora inicialmente no “primeiro quarto de Duda”, que ficava embaixo da escada, e quando vamos para o segundo filme ele já aparece no seu novo quarto. Assim, algo que é mostrado apenas nos livros é que essa mudança ocorreu porque os Dursleys suspeitavam que estavam sendo vigiados, e por isso resolveram mudar Harry para o quarto em que Duda guardava os seus brinquedos.

Dumbledore e os Dursleys

Embora Dumbledore tenha deixado uma carta para Dursleys cuidarem bem de Harry, a família claramente não seguiu muito os seus conselhos, e no livro “o Enigma do Príncipe”, quando Dumbledore vai buscar Harry, ele aproveita para dar uma bronca nos Dursleys.

Fugindo dos Dursleys

Originalmente, na cena em que Harry está fugindo dos Dursleys no livro, todos da família tentam impedi-lo de escapar e acabam pendurados na janela, enquanto no filme é mostrado apenas o tio Valter tentando segurá-lo para depois cair da janela, tornando o momento mais cômico.

Despedida de Duda Dursley

Embora a família Dursley nunca tenha tratado Harry muito bem, no livro “as Relíquias da Morte” temos uma tocante cena de Duda se despedindo do seu primo, com Harry lembrando que Valter sempre afirmava que ele era um desperdício de espaço, mas Duda retruca dizendo que não acha que Harry era um desperdício de espaço e o agradece por tê-lo salvo dos dementadores.

A franquia Harry Potter conta com um universo de mais de 10 livros e 11 filmes, vendendo 450 milhões de cópias no mundo todo e alcançando mais de 8 bilhões de dólares em arrecadação nos cinemas. Além da saga original, Harry Potter também deu origem a série Animais Fantásticos, que se passa no mesmo universo da primeira história, mas em outra época e acompanhando outros personagens.

Confira também

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.