Esta é a ordem correta de leitura dos livros de The Witcher

Em 2019 The Witcher voltou a ser assunto recorrente na cultura pop com o lançamento da primeira temporada da série produzida pela Netflix e inspirada na série de livros de Andrzej Sapkowski.

Infelizmente o desenrolar dos eventos não é tão fácil de compreender como deveria, e esta foi uma das críticas que a série recebeu.

Por isso, listamos abaixo os principais livros da série bem como a ordem de leitura para que você possa finalmente entender toda a jornada de Geralt e Ciri ao longo dos anos.

No Brasil os livros foram publicados pela Martins Fontes e podem ser encontrados com facilidade me magazines e livrarias. É necessário salientar, entretanto, que a ordem de leitura é diferente da ordem cronológica de lançamento!

Sendo assim é aconselhável seguir a nossa lista caso você deseje entender toda a história da melhor forma possível.

Qual é a ordem de leitura dos livros de The Witcher?

  1. O Último Desejo
  2. A Espada do Destino
  3. Seasons of Storms (opcional, sem lançamento oficial no Brasil)
  4. Sangue dos Elfos
  5. Tempo do Desprezo
  6. Batismo de Fogo
  7. A Torre da Andorinha
  8. A Senhora do Lago

Você pode comprar todos os livros na Amazon.

O ideal é começar a sua jornada pelo mundo pelo universo de livros de The Witcher com O Último Desejo, lançado em 1993 e que conta histórias que se passam antes do primeiro grande caso de Geralt.

Aqui, o objetivo é ambientar o leitor ao continente e ao background geral de todos os reinos antes de joga-lo no meio da confusão.

A Espada do Destino é outro apanhado de pequenas histórias lançado em 1992, que tem como principal ponto a apresentação da personagem Ciri.

Após a leitura destas duas obras o leitor pode sentir-se compelido a entrar de cabeça no enredo principal, mas para aqueles que desejam compreender – e consumir – tudo que acontece no universo de The Witcher deve ler também Season of Storms, lançado em 2013, que se passa entre O Último Desejo e A Espada do Destino.

Depois de toda essa introdução ao background da história, ai sim pode-se partir para a saga principal composta por Sangue dos Elfos (1994), Tempo do Desprezo (1995), Batismo de Fogo (1996), A Torre da Andorinha (1997) e a Senhora do Lago (1999), exatamente nesta ordem.

Mesmo depois de tudo isso, as aventuras de Geralt não chegam ao fim. Ainda é possível acompanhar os eventos que se seguem através dos jogos lançados pela CD Projekt RED, além das próprias HQ’s da Dark Horse.

João Víctor Sartor

João Víctor Balestrin Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.