PUBLICIDADE
InícioCinema e TVEntenda o significado do polêmico episódio da mosca de Breaking Bad

Entenda o significado do polêmico episódio da mosca de Breaking Bad

Embora Breaking Bad tenha sido finalizada em 2013, a série ainda continua como uma das mais aclamadas de todos os tempos, e recentemente a produção voltou a ser discutida por causa do novo filme El Camino: A Breaking Bad Movie, focado inteiramente em Jesse Pinkman.

PUBLICIDADE

Como sabemos que muitos vão pegar a série para assistir pela primeira vez, resolvemos fazer um pequeno artigo sobe o infame 10º episódio da terceira temporada, intitulado “Fly”, ou conhecido também como o episódio da mosca.

Caso você não esteja lembrado, esse é o episódio em que Walt está sofrendo de insônia e descobre uma pequena mosca no laboratório situado na lavanderia industrial de Gus Fring. Preocupado que a mosca pudesse contaminar o processo de produção da metanfetamina, Walt passa o episódio inteiro tentando matar a mosca, mas nem com a ajuda de Jesse ele consegue.

PUBLICIDADE

Ainda em 2010, Vince Gilligan, o criador da série, comentou que “Fly” realmente tinha sido um motivado pelo orçamento apertado da produção naquela temporada, o que acabou dificultando as filmagens em outros locais. Assim, o episódio dirigido por Rian Johnson (Star Wars: Os ùltimso Jedi) acontece inteiramente dentro do laboratório, mas traz algumas metáforas bem interessantes para o contexto da série.

Primeiramente, podemos considerar a mosca como um símbolo da culpa de Walt, que além de dificultar o seu sono é algo que ele não consegue fugir, e por isso no final do episódio ele ainda não tem sucesso em matar a mosca. No episódio Walt chega até a comentar sobre a morte de Jane, só que na época Jesse não sabia do envolvimento do próprio Walt na morte da sua namorada.

Coincidentemente, na 5ª temporada outra mosca aparece depois que Walt mata Mike Ehrmantraut, oferecendo mais indícios de que o inseto realmente estada ligado a sua culpa.

A mosca também pode ser interpretada como a obsessão de Walt pelo controle, então ele não podia correr o risco de que um elemento que aleatório como uma mosca acabasse interferindo na fabricação da metanfetamina. Esse mesmo aspecto de controle é uma temática recorrente na construção de Walt, principalmente quando se trata da sua família.

PUBLICIDADE
João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.