Cinema e TV

Emilia Clarke conta que sofreu dois graves aneurismas durante as gravações de Game of Thrones

Emilia Clarke, mais por interpretar Daenerys Targaryen em Game of Thrones, atualmente é uma das atrizes mais reconhecidas mundialmente, no entanto, a sua carreira quase foi interrompida por um problema de saúde que ocorreu durante as gravações das primeiras temporadas da série.

Em um artigo escrito por ela para o The New Yorker, Clarke revela que em 2011 sofreu um grave aneurisma, que não só atrapalhou a sua participação em Game of Thrones como colocou em risco a sua vida.

“Eu estava me vestindo no vestiário de uma academia em Crouch End, no norte de Londres, quando comecei a sentir uma forte dor de cabeça. Eu estava tão cansada que mal conseguia colocar meus tênis. Quando comecei meu treino, tive que me forçar nos primeiros exercícios.”

A atriz conta que em um determinado ponto do treino sentiu como se um elástico estivesse apertando a sua cabeça, e mesmo tentando ignorar, a dor só aumentava.

“Eu tentei ignorar a dor, mas simplesmente não consegui. Disse ao meu treinador que eu tinha que fazer uma pausa. De alguma forma, foi rastejando para o vestiário. Cheguei no banheiro e comecei a passar mal violentamente, enquanto a dor só piorava. Em algum ponto, eu sabia o que estava acontecendo: meu cérebro estava danificado.”

Depois de ter sido socorrida, os médicos diagnosticaram que se tratava de uma hemorragia subaracnóidea, um tipo de AVC que pode ser mortal. Uma noite após ter passado pelo procedimento cirúrgico, Clark recorda que quando acordou não lembra nem do seu nome.

“Uma enfermeira me acordou e, como parte de uma série de exercícios cognitivos, ela disse: ‘Qual é o seu nome?’ Meu nome completo é Emilia Isobel Euphemia Rose Clarke. Mas eu não conseguia lembrar. Em vez disso, palavras sem sentido saíram da minha boca e eu entrei em pânico. Eu nunca tinha experimentado um medo – uma sensação do fim de aproximando. Eu podia ver a minha vida na minha frente e não valia a pena. Eu sou uma atriz, preciso lembrar das minhas falas, e agora não consigo lembrar do meu nome.”

Após ter passado quase um mês no hospital, Clarke foi liberada para voltar a sua vida normal, mas foi informada que havia outro aneurisma menor do outro lado do cérebro e que ele poderia “estourar” a qualquer momento. Embora tenha falado sobre a sua condição aos produtores da série, a atriz desejava continuar para que a produção não fosse atrasada.

Em 2013, cerca de dois anos depois da primeira cirurgia, ao fazer um procedimento regular, os médicos descobriram que o segundo aneurisma tinha dobrado de tamanho e precisaria ser operado. Esse novo procedimento deveria ser mais simples, porém algo deu errado e quando eles a acordaram ela estava gritando de dor. Dessa forma, a próxima cirurgia teria que ser mais invasiva, precisando realmente abrir o cérebro.

“A recuperação foi ainda mais dolorosa do que a primeira cirurgia. Eu parecia ter passado por uma guerra mais horrível do que qualquer outra que Daenerys experimentou. Saí da operação com um dreno saindo da minha cabeça. Pedaços do meu crânio foram substituídos por titânio. Hoje em dia, você não consegue ver a cicatriz que se curva do meu couro cabeludo até o meu ouvido, mas eu não sabia no começo que não seria visível.”

“Passei um mês no hospital novamente e, em certos momentos, perdi toda a esperança. Eu não conseguia olhar ninguém nos olhos. Houve momento de ansiedade terrível e ataques de pânico. Eu fui criado para nunca dizer: ‘Não é justo’; Fui ensinada a lembrar que sempre há alguém em uma situação pior do que você. Mas, passando por essa experiência pela segunda vez, toda a esperança se foi.”

Após mais um mês no hospital, a atriz conseguiu se recuperar bem e conta que a sua melhora foi bem além das suas próprias expectativas, e agora ela decidiu também se dedicar a uma instituição de caridade chamada SameYou, que oferece tratamento para pessoas que sofreram lesões cerebrais ou acidente vascular encefálico.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade