A principal motivação de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita é reunir as seis Joias do Infinito para acabar com metade de toda a vida no universo, já que no seu julgamento esse a única forma para os recursos naturais não se esgotarem.
Entretanto, com um poder praticamente infinito, porque ele simplesmente não dobrou todos os recursos do universo, que na teoria resolveria o problema da mesma forma e nos pouparia de ver os nossos heróis morrer.
Nos materiais extras do DVD de Guerra Infinita, os diretores do filme tentam responder a esse curioso questionamento. Joe e Anthonny Russo, explicam que ele não fez isso porque não resolveria o problema, já que a humanidade chegaria no mesmo ponto depois de alguns milhões de anos (via The Wrap).
“As pessoas nos personagem porque Thanos não usou as Joias para dobrar os recursos do universo, e claramente ele não estava interessado”, disse Anthony Russo.”
O roteirista Stephen McFeely ainda complementa dizendo: “Não, é sobre livre arbítrio. Isso não resolveria o problema. Nós chegaríamos lá daqui a alguns milhões de anos. Está é a oportunidade para as pessoas fazerem da forma certa. Ele confia nelas, sabe?”
Joe Russo ainda explica que Thanos não é tão estável como parece.
“Bem, ele (Thanos) recebeu um não para a ideia que ele achava ser a única solução e, em seguida, provou para si mesmo que estava certo quando essa solução não foi posta em prática. Então, agora ele possui um complexo messiânico – que está disposto a executar a ideia que ele tinha a muitos anos atrás. Ele não é estável – embora pareça as vezes, ele não é um individuo tão estável.”
A explicação dos diretores faz bastante sentido, já que com recursos em abundância era bastante provável que os povos começassem a desperdiçá-los, e convenhamos que se fosse simplesmente dobrar os recursos do universo nos não teríamos filme.
O Blu-ray de Vingadores: Guerra Infinita será lançado no dia 14 de agosto. Você pode conferir a nossa crítica do filme aqui.