Autora de uma das séries mais famosas da atualidade, J. K. Rowling se tornou um nome muito conhecido em todo o mundo. A britânica, atualmente com 54 anos, criou todo o universo mágico de Harry Potter, incluindo suas expansões no mundo literário, cinematográfico e teatral.

Hoje, em homenagem a ela e para que os fãs do bruxinho possam conhecê-la ainda melhor, preparamos um especial com 6 curiosidades sobre J. K. Rowling. Confira!

6 curiosidades sobre J. K. Rowling, a criadora de Harry Potter

1. Joanne Rowling (nome verdadeiro de J. K. Rowling) nasceu em 31 de julho de 1965, na cidade de Yate, no Reino Unido.

2. A ideia para escrever Harry Potter surgiu durante uma viagem de trem que ela fez de Manchester para Londres. No entanto, o primeiro volume da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, levou ainda alguns anos até ser finalizado. Durante esse período, ela se mudou com a filha pequena para Edimburgo, na Escócia, e diariamente frequentava uma cafeteria chamada The Elephant House, onde escreveu grande parte da história do bruxinho.

3. A estação de King’s Cross, onde fica localizada a plataforma 9¾ da trama, tem um lugar muito especial no coração da autora: foi lá que seus pais se conheceram.

4. A história de Harry Potter foi recusada por diversas editoras até o primeiro livro da saga ser publicado em 1998. Durante esse tempo, J. K. Rowling foi aconselhada por um editor a não adotar seu nome verdadeiro na capa dos volumes, já que ninguém iria gostar de ler um livro de fantasia escrito por uma mulher (sic).

Por esse motivo, a autora decidiu usar apenas as suas iniciais como assinatura, acrescentando o K de Kathleen, o nome de sua avó, entre o J. e o Rowling.

5. Na lista de 2018 da Forbes, a autora figurou como a segunda escritora mais bem paga do mundo. Naquele ano ela faturou US$ 54 milhões vindo de seus livros, filmes, parques temáticos, peças de teatro, etc. No ano anterior, 2017, ela havia ocupado a primeira colocação do ranking, tendo faturado US$ 95 milhões.

6. Nos últimos anos algumas declarações da escritora ganharam bastante repercussão negativa. No final do ano passado, por exemplo, ela foi acusada de transfobia ao defender Maya Forstater, uma pesquisadora demitida por ter feito críticas a identidade de gênero.

Além disso, em 2017, a autora já havia causado polêmica ao escrever um texto em seu site onde defendia a permanência de Johnny Depp no filme “Animais fantásticos: Os crimes de Grindelwald”. Isso, mesmo tendo em vista que no ano anterior, o ator havia sido acusado de agressão pela ex-mulher, Amber Heard.

E aí, conhecia alguma destas curiosidades sobre J. K. Rowling?

Confira também:

Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling.

A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e que ele foi responsável pela destruição do pior bruxo de todos os tempos, Voldemort.

A franquia Harry Potter conta com um universo mais de 10 livros e 11 filmes, vendendo 450 milhões de cópias no mundo todo e alcançando mais de 8 bilhões de dólares em arrecadação nos cinemas.

Além da saga original, Harry Potter também deu origem a série Animais Fantásticos, que se passa no mesmo universo da primeira história, mas em outra época e acompanhando outros personagens.

Além de dois filmes já lançados, a série contará ainda com mais três, previstos para serem lançados em 2020, 2022 e 2024, respectivamente.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e receba todas as nossas últimas novidades!

Gostou? Compartilhe!