Então você tá de bobeira no seu PC Windows, fazendo suas coisas de sempre, mexendo no Twitter, escrevendo aquele artigo ou vendo umas fotos antigas enquanto ouve suas músicas, aí você vai apagar umas coisas e PLAU! Você apagou errado suas pastas contendo informações extremamente importantes! Aquele seu trabalho de escola? Vai ter que falar pra professora que o cachorro comeu e ela não vai acreditar… E agora?

Softwares de recuperação de dados como o Recoverit da Wondershare podem te ajudar até a recuperar dados deletados acidentalmente, recuperar pendrive corrompido e mais.

Veja, quando você deleta um arquivo no seu computador, você não destrói as informações diretamente no HD, não é como rasgar uma foto ou seu cachorro literalmente comer uns papéis.

Se você utilizar apenas o comando de apagar ou arrastar o arquivo para a lixeira, você está simplesmente colocando essas informações numa pasta especial, onde o Windows vai dar menos prioridade para essa informação até você decidir o que quer fazer.

Mesmo quando você limpa a lixeira ou utiliza o comando Shift+Del (olha a dica aí), que apaga o arquivo sem passar pela lixeira, você ainda não destrói a informação. Nesse caso, o Windows vai pegar o lugar onde essa informação está e vai permitir que novas informações sejam escritas por cima.

A não ser que você tenha fisicamente destruído seu sistema de armazenamento (tipo magnetizar os discos rígidos do HD ou derreteu seu pendrive), é  possível recuperar informações deletadas ou corrompidas com softwares de recuperação de dados.

O Recoverit, por exemplo, cobre cenários de perda de dados que variam de deleção acidental até reinstalações de Sistema Operacionais por cima de outros.

Você formatou sem querer seu pendrive? Dá pra recuperar. Tirou o cartão SD da câmera enquanto ela tava ligada e isso corrompeu o cartão? Dá pra recuperar. Seu computador desligou no meio daquele texto importante no Word que você não fez nenhum backup? Dá pra recuperar.

Até aquela assustadora mensagem de erro do Windows que aparece falando que você precisa formatar o cartão/pendrive antes de utilizar, mesmo quando você sabe que tinham dados e informações ali, dá pra resolver.

O Recoverit reconhece praticamente todos os formatos de arquivos que utilizamos no dia-a-dia para manusear digitalmente documentos, textos, imagens, etc.

  • Documentos (DOC/DOCX, XLS/XLSX, PPT/PPTX, PDF, CWK, HTML/HTM, INDD, EPS, etc.)
  • Imagem (JPG, TIFF/TIF, PNG, BMP, GIF, PSD, CRW, CR2, NEF, ORF, RAF, SR2, MRW, DCR , WMF, DNG, ERF, RAW, etc.)
  • Vídeo (AVI, MOV, MP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, ASF, FLV, SWF, MPG, RM/RMVB, etc.)
  • Áudio (AIF/AIFF, M4A, MP3, WAV, WMA, MID/MIDI, OGG, AAC, etc.)
  • Backup de Email (PST, DBX, EMLX, etc.)
  • Arquivos comprimidos (ZIP, RAR, SIT, etc.)

Além de recuperar datas de praticamente todo tipo de armazenamento de mídia, de SSDs com Windows instalados, passando por pendrives, cartões de memória, smartphones, câmeras, até disquetes são passíveis de recuperação, desde que os arquivos estejam em sistemas FAT16, FAT32, exFAT e NTFS.

É claro que você deve se proteger sempre que possível e fazer cópias de arquivos importantes em outros lugares, mas nem sempre isso é possível ou conveniente, além de ser possível que outras pessoas possam apagar dados maliciosamente ou não, coisas que estão fora do nosso controle.

Softwares de recuperação de dados podem resgatar arquivos que outrora estariam perdidos para sempre, sem que você precise ser ou chamar um Hackerman para ajudar.

Estes aplicativos não são perfeitos e não vão salvar todos os arquivos em todo momento, mas vão ser extremamente úteis e funcionar para recuperar aquela planilha do trabalho que você deletou de tanta raiva.

E com a evolução na tecnologia desses programas, principalmente do Recoverit, mais e mais situações onde a lavoura estaria inteiramente perdida são recuperadas até por pessoas que não entendem muito de computador.

Com interface gráfica simples e intuitivas, mas um poder de recuperação profissional, qualquer tipo de usuário e situação podem se ver atendidos quando o negócio é recuperar dados e informações.

Ao carregar o programa, ele já identifica todos os dispositivos de mídia (seu HD, SSD, pendrives, discos virtuais, tudo que estiver ligado no computador onde o programa tá rodando), aí é só selecionar qual você quer e ele já começa a fazer uma varredura, procurando por arquivos deletados.

Mesmos dispositivos que não estão iniciando corretamente ou partições danificadas podem ser acessadas pelo Recoverit, o que significa que o programa vai atender todo mundo: avós perdidos que apagaram sem querer seu pendrive músicas e administradores de rede que tiveram problemas com corrupção de dados em ambientes empresariais.

É possível também selecionar pastas específicas, ambientes de trabalho ou pedir para o programa focar somente nos arquivos que passaram pelo sistema de reciclagem do sistema operacional (i.e. aqueles que foram para a Lixeira).

Quanto tempo ele vai levar para analisar seus dispositivos vai depender do tamanho e velocidade do HD/pendrive/etc. utilizado na busca, mas pelo menos aqui, o software foi capaz de fazer uma varredura em um HD de 1 TB em menos de 3 horas e um SSD de 120GB em dois minutos e meio!

Em testes, fui não só surpreendido com a capacidade do Recoverit da Wondershare em recuperar arquivos recentes, como até coisas que eu nem lembrava mais foram recuperados, como arquivos de texto que deletei mais de 3 anos atrás e ainda estavam de bobeira nos meus dados ocultos.

Então não se desespere se você acidentalmente apagou todas as fotos digitais do casamento dos seus pais ou se você perdeu aquele PDF importante que você deveria ter feito cópia mais esqueceu ou deixou pra depois.

Mas não existe almoço grátis. Utilizar uma ferramente conveniente e poderosa tem seu preço, mas ainda sai muito mais em conta do que enviar para empresas de recuperação de dados, onde o serviço pode (e provavelmente vai) ficar na casa dos milhares de reais.

Então não existem mais desculpas para você perder os dados e nenhuma professora/chefe no mundo vai mais acreditar que você realmente perdeu seu trabalho com aplicativos com o Recoverit sendo tão uteis e fácil de utilizar.

Com um software em desenvolvimento a mais de 15 anos, garantia de reembolso de 7 dias e suporte 24/7 (em inglês) é difícil não recomendar esse programa.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e receba todas as nossas últimas novidades!

Gostou? Compartilhe!


Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?