Como formatar trabalho acadêmico dentro das normas ABNT

Formatar um trabalho acadêmico dentro das normas ABNT pode ser uma tarefa complicada de se realizar caso você não tenha completo sobre o padrão, ou pior, caso decida adequar o trabalho depois de iniciá-lo.
Neste artigo você aprenderá a formatar o seu trabalho para a escola, faculdade, monografia, TCC ou qualquer outro projeto, para as normas ABNT de forma simples.
Utilizaremos como exemplo a plataforma mais utilizada na concepção de trabalhos acadêmicos: o Word. Você também pode fazer seu TCC ou monografia no Documentos Google (através do Google Drive), ele é similar ao Word em muitas coisas.
Vale destacar que existem ferramentas que facilitam o trabalho de adequação do texto com base nas normas ABNT, como o FastFormat e o Mettzer; e outras, como o Menthor e o More que adequam suas referências para o formato certo. No entanto, o recomendado é que você aprenda como funcionam as normas e como adequar seu texto a elas sem que uma ferramenta faça isso por você, afinal, nunca se sabe quando você precisará fazer um outro trabalho do tipo.
Abra o Word ou o Documentos Google, crie um novo arquivo e vamos começar a formatar o trabalho dentro das normas ABNT.

1. Fonte, espaçamento, alinhamento, margens, orientação, layout e colunas nas normas ABNT

Antes de qualquer coisa, defina a fonte do texto, espaçamento entre linhas e alinhamento dos parágrafos antes de começar para não precisar fazê-lo depois. Comece pela aba Página Inicial:

  • Fonte: defina a fonte como Arial ou Times New Roman, em tamanho 12. No caso de citações, legendas e referências, o tamanho da fonte deverá ser 10.
  • Espaçamento: defina o espaçamento de linha em 1,5. No caso de citações com mais de três linhas e referências, o valor deverá ser de 1.0.
  • Alinhamento: Defina o alinhamento do texto como Justificado.
Agora é hora de definir as margens, orientação, layout da página e colunas. Clique na aba Layout da Página:
  • Margens: Clique na opção e vá para Margens personalizadas. Na janela que abrirá, defina 3 cm para a margem superior, 2 cm para a margem inferior, 3 cm para a margem esquerda e 2 cm para a margem direita.
  • Orientação: Mantenha a orientação em modo Retrato.

Caso seja necessário adicionar uma imagem ou tabela no Anexo (final do trabalho), será possível definir a orientação daquela página em específico para paisagem marcando a opção Aplicar a: Deste Ponto em Diante.

  • Papel: Na mesma janela, na área Papel, selecione a opção A4.
  • Colunas: Clique na opção e seleciona Uma. Em alguns trabalhos, poderão ser aceitas duas colunas, mas estes são exceção e não a regra.

Seguiu todos os passos? Então seu trabalho já está pronto para ser iniciado dentro das normas ABNT.

2. Formatando a capa do trabalho nas normas ABNT

A norma que regula a apresentação de informações em trabalhos acadêmicos é a ABNT NBR 14724. A ordem das informações pode variar dependendo da instituição, mas, via de regra, elas seguem o seguinte modelo:
  • nome da instituição (opcional);
  • nome do autor;
  • título;
  • subtítulo, se houver;
  • número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume);
  • local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado ;
  • ano de depósito (da entrega).

As informações presentes na capa não seguem o mesmo padrão dos elementos textuais, portanto fica a seu critério o tamanho da fonte e a utilização de negrito na mesma (normalmente, ele é utilizado).

Itens como título e subtítulo ou local e ano de depósito são separados apenas por uma linha. Distribua-os na página dando Enter e a capa estará pronta.

3. Formatando a paginação nas normas ABNT

A norma ABNT NBR 14724 também regula a paginação dos trabalhos acadêmicos e define quais páginas são obrigatórias e quais são opcionais.
Veja a seguir as páginas que são obrigatórias e aquelas que são opcionais, segundo a norma.
Em relação ao número de cada uma das páginas, a contagem deve ser iniciada na folha de rosto, que vem logo após a capa, mas não deve aparecer na folha de fato. A numeração em si, só deve aparecer nos elementos textuais e pós-textuais, como introdução, desenvolvimento e referências.
O exemplo a seguir lhe ajudará a entender quais as páginas que devem ser incluídas na contagem e não exibir os números, e quais devem ser incluídas na contagem e exibir o número da página.
Siga os passos a seguir para formatar o número das páginas de acordo com as normas ABNT:

1. Conte manualmente a numeração das páginas do trabalho até chegar no primeiro elemento textual (normalmente, será a introdução). Se o seu trabalho tem as páginas obrigatórias (capa, folha de rosto, resumo, sumário e introdução), a numeração exibida deverá começar no número 4, uma vez que a capa não é considerada na contagem;

2. Clique na última linha da página anterior à introdução (normalmente,será a última linha do sumário);

3. Clique na aba Layout da Página. Clique na opção Quebras e selecione Próxima Página;

4. Clique duas vezes na área em branco do topo da página do primeiro elemento textual (normalmente a introdução) para ver as opções de edição de cabeçalho;

5. Na barra de ferramentas que está sendo exibida agora, procure pela a opção Vincular ao Anterior e desmarque-a;

6. Na mesma barra de ferramentas, clique na opção Número de Página. Selecione Início da Página e então Número sem Formatação 3 (ou uma opção que deixe a numeração do lado direito);

7. Feito isso, clique em Número de Página novamente e dessa vez selecione a opção Formatar Números de Página…;
8. Na janela que abrirá, mantenha o Formato do Número em algarismos arábicos (1,2,3…). Marque a opção Iniciar em: e coloque o número da página onde a contagem iniciará (em nosso exemplo, página 4);
9. Selecione o número da página e defina o tamanho da fonte em 10 e o tipo de fonte para a mesma utilizada no resto do documento (Arial ou Times New Roman).
10. Na barra de ferramentas do cabeçalho, procure pelas opções Cabeçalho Acima / Rodapé Abaixo. Defina 2 cm de margem para ambos.
11. Clique em Fechar Cabeçalho e Rodapé para voltar a editar o seu trabalho. Caso não encontre a opção, basta clicar duas vezes fora da área de edição.
E se a capa do trabalho estiver exibindo a numeração? Não se desespere. Você pode apagar o número dela ou de outras páginas que não deveriam estar na contagem, pois já isolou os elementos textuais desmarcando a opção Vincular ao Anterior no item 5.

4. Criando sumário nas normas ABNT

Também há uma norma que regula a formatação do sumário. A ABNT NBR 6027 define que o sumário deve ser o último elemento pré-textual do trabalho acadêmico.
Em caso de haver mais de um volume, “deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independente do volume consultado”.
É recomendável que você defina as características do sumário antes de começar a redigir o seu texto no Word ou Google Drive, mas também é possível criá-lo depois que o texto estiver pronto, você só terá um pouco mais de trabalho.
Clique na página onde o sumário será iniciado e vamos começar a criá-lo:
1. Clique na aba Referências, depois clique na opção Sumário e selecione Sumário Automático 1 (o nome pode mudar dependendo da versão do Word, mas o visual do modelo é o mesmo);
2. O sumário aparecerá em branco, fique tranquilo pois isso é normal. O Word poderá te dar um aviso sobre a forma de adicionar itens no sumário também. Clique em OK e prossiga;
3. Abra a aba Página Inicial e visualize a seção Estilo. Clique com o botão direito na opção Normal e selecione Modificar…;
4. Uma janela abrirá e nela você deverá escolher as opções de formatação. Escolha a mesma fonte utilizada no texto (Arial ou Times New Roman) em tamanho 12, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas de 1,5;
Caso se perca nas opções de formatação, basta deixá-las exatamente iguais às da imagem a seguir:
5. Clique em OK;
6. Ainda na seção Estilo, clique com o botão direito na opção Título 1 e selecione Modificar…;
7. Novamente, uma janela abrirá. Aplique a formatação da imagem a seguir (a fonte pode ser Arial ou Times New Roman, mas todo o resto deve ser igual):
8. Clique em OK;
9. Na seção Estilo, agora clique com o botão direito em Título 2 e selecione Modificar… Aplique a mesma formatação da imagem a seguir (novamente, a única coisa que pode ser diferente é a fonte):
10. Clique em OK;
11. Agora que você formatou os estilos de cada item, basta definir o estilo logo após criar e enumerar cada um — ou ir definindo um por um, no caso do texto já ter sido iniciado;
Por exemplo, ao criar o título INTRODUÇÃO (necessário que seja em caixa alta), selecione a palavra e aplique o estilo Título 1; ao criar o Subtítulo (apenas a primeira letra maiúscula), selecione a palavra ou frase e aplique o estilo Título 2;
12. Volte para o sumário, clique sobre ele e você verá um ícone de uma folha com exclamação ao lado do texto Atualizar Sumário. Clique sobre a opção e clique em OK na janela que for aberta;
13. Selecione a palavra Sumário, defina a fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralize-a e deixe-a em caixa alta;
A formatação do sumário do seu trabalho acadêmico foi finalizada. O início deverá ser semelhante ao do modelo a seguir:

5. Formatando citações e referências nas normas ABNT

A norma ABNT NBR 6023 regula as referências e citações do documento. A seguir lhe ensinaremos a instalá-la no Word para que o programa formate as referências por você.
1. Baixe o arquivo NBR6023.XSL clicando aqui ou aqui;
2. Após o download, clique com o botão direito no arquivo e selecione recortar;
3. Aperte as teclas Windows+R (ambas ao mesmo tempo) e uma pequena janela será aberta. Digite %APPDATA% e clique em OK;
4. O Windows abrirá a pasta AppData. A partir daí, siga o caminho Roaming > Microsoft > Bibliography > Style — é só ir abrindo as pastas;
5. Dentro da pasta Style, clique com o botão direito em uma área em branco e selecione Colar (ou apenas aperte CTRL+V);
6. O arquivo NBR6023.XSL será colado na pasta;
7. Reinicie o Word e vamos prosseguir.
Ao abrir o Word novamente, vá para a aba Referências. Clique no campo na frente da opção Estilo (acima de Bibliografia) e selecione ABNT NBR 6023:2002*.

Para inserir uma citação ao texto, clique em Inserir Citação (ainda dentro da aba Referências) e selecione Adicionar Nova Fonte Bibliográfica….

Na janela que será aberta, preencha os campos utilizando os dados da obra, artigo ou site que utilizará na citação.

No exemplo a seguir, criamos a citação de um livro:

No exemplo a seguir, criamos a citação de um site:
Cada referência criada ficará salva na opção Inserir Citação e poderá ser usada como citação no meio do texto e também para criar a Bibliografia no final.

5.1 Nota de rodapé explicativa ou de referência

Notas de rodapé são utilizadas para explicar uma expressão ou palavra, além de servirem como referência. Inseri-las no texto é algo bem simples.
Clique na frente da palavra ou expressão que deseja citar na nota de rodapé e selecione a opção Inserir Nota de Rodapé ainda dentro da aba Referências.
A nota será adicionada no rodapé da página. Clique em Inserir Citação e escolha a referência que deseja adicionar à nota de rodapé. O Word fará isso automaticamente e deixará a nota no padrão ABNT.
Notas de rodapé devem estar na mesma fonte que o restante do texto e em tamanho 10.
Entenda quando utilizar notas de rodapé no trabalho acadêmico:
1. Notas explicativas: A nota de rodapé explicativa serve para que o autor faça observações sobre uma expressão desconhecida ou muito específica, um termo em língua estrangeira que não tenha tradução direta, ou indicar que tal constatação foi resultado da pesquisa ou trabalho de algum outro grupo ou organização.
2. Notas de referência: Indicam fontes utilizadas para a realização do trabalho ou partes de uma obra já citada, onde o assunto foi abordado.
Detalhe importante: Quando você estiver citando uma obra pela primeira vez, ela deve ser referenciada de forma completa (Stephen Hawking, The Universe in a Nutshell (New York: Bantam Spectra, 2001), 115.
Nas demais vezes, ela poderá aparecer abreviada (HAWKINS, 2001), exceto se estiver sendo usada como referência.
Citações só podem estar no rodapé da página quando não houver notas de referência ou explicativas. Caso haja notas, a citação deverá ser colocada no corpo do texto.

6. Fazendo citações de acordo com a norma ABNT

Os dois tipos de citação mais comuns são a citação direta e citação indireta. A seguir, explicaremos como fazer cada uma delas de acordo com a norma ABNT NBR 10520.
1. Citação direta: deverá ser utilizada quando uma frase ou ideia do autor for literalmente transcrita da forma como ele escreveu. Neste caso, há dois tipos de citação direta:
  • Citação direta com menos de três linhas: exibida entre aspas duplas (“) com a mesma formatação do restante do texto.
Você pode utilizar a citação direta com menos de três linhas com o nome do autor citado no texto, ou toda a citação entre parênteses. Veja exemplos:

“Segundo Hawkings (2001, p. 115)” – nome do autor no texto e ano e página entre parêntesis. Tudo entre aspas duplas.

“(Hawkins, 2001, p. 115)” – toda a citação entre parêntesis e entre aspas duplas.

  • Citação direta com mais de três linhas: exibida com recuo, tamanho 10 e espaçamento simples (veja no item 6.1).
2. Citação indireta: Consideramos citação indireta quando você reproduz uma ideia do autor, mas utilizando as suas próprias palavras.

6.1 Citação com mais de três linhas na norma ABNT

Assim como fizemos com o Sumário, você pode criar um estilo para uma citação direta longa (maior que três linhas) para facilitar o trabalho no futuro. Siga o passo a passo a seguir para criar a citação.
1. Na aba Página Inicial, visualize a seção Estilo. Clique com o botão direito no item Citação e selecione Modificar…;
2. Na janela que abrirá, deixa a fonte como Arial ou Times New Roman, tamanho 10, texto justificado e alinhamento simples. Deixe a formatação igual a da imagem a seguir:
3. No canto inferior esquerdo da janela, clique em Formatar e selecione a opção Parágrafo.
4. Na nova janela, preencha os campos com os seguintes dados: Recuo Esquerda 4 cm, Recuo Direita 0 cm, Espaçamento Antes 0 pt, Espaçamento Depois 6 pt, Espaçamento simples.
Pronto, agora basta selecionar o texto da sua citação direta longa e aplicar o estilo. Ela será exibida no seguinte formato:

7. Criando bibliografia de acordo com as normas ABNT

A ferramenta mais simples para criação de Bibliografias é o Menthor. A plataforma gratuita gera as referências automaticamente de acordo com os dados que você inclui e aceita os principais formatos de referências, como livros, sites e artigos.
Também lhe ensinaremos a criar a Bibliografia do seu trabalho acadêmico pelo Word. Basta seguir os passos a seguir:
1. Crie a sua biblioteca de referências conforme mostramos no passo 5. Uma por uma, adicione todas as obras e artigos referenciados no seu trabalho. Elas ficarão salvas no Word.
2. Depois de criadas as referências, vá para a aba Referências, clique em Bibliografia (ao lado de Inserir Citação) e selecione a primeira opção Bibliografia.
3. Sua bibliografia será criada pelo Word utilizando as referências que utilizou, todas na devida ordem.
4. Selecione o título Bibliografia, centralize-o e deixe em caixa alta. Sua bibliografia deverá ficar como a da imagem a seguir:
Se você seguiu a todos os passos, grande parte do seu trabalho acadêmico estará de acordo com as normas ABNT e a inserção e adequação de cada item novo ficará muito mais fácil.
Vale lembrar que cada universidade e curso podem exigir páginas que são consideradas opcionais dependendo do conteúdo do trabalho. Verifique com a coordenação, na sua universidade, caso tenha dúvidas quanto a isso.

Rafael Oliveira

Rafael Oliveira faz análise de jogos, filmes e séries regularmente para o Critical Hits, além de postar notícias e artigos esporadicamente. Acha que Shadow of the Colossus é o melhor jogo já feito, é fanboy de Steins;Gate e tem um lugar especial no coração para Platformers, RPGs e Metroidvanias.

Publicado por