Como o último dos Nove Titãs a ser formalmente apresentado, a preparação para a estreia do Titã Martelo de Guerra se estendeu bem até o Arco de Marley de Attack on Titan, que ocorreu após o salto temporal de quatro anos da série. Embora tenha sido mencionado apenas no início das conversas, o Titã exerceu uma presença ameaçadora em segundo plano, à medida que a tensão na narrativa aumentava.
Essa antecipação finalmente compensou no Ataque a Liberio, quando a matança de Eren como o Titã de Ataque forçou Lara Tybur a lhe dar uma demonstração completa do poder do Titã Martelo de Guerra. Needless to say, it did not disappoint, as it was revealed that this Titan was capable of altering environments and creating powerful weapons. This singled it out as one of the more remarkable ones among the Nine Titans in the world of Attack on Titan.
Manifestando-se a partir do chão
Uma das características únicas do Titã Martelo de Guerra foi o mecanismo por trás de como um portador controlava seu corpo. A maioria dos portadores de Titã residia na nuca de seus Titãs – assim como no caso dos Puros Titãs – o que o tornava um ponto fraco natural para os oponentes atacarem. Em contraste, o usuário do Titã Martelo de Guerra poderia optar por não controlá-lo a partir da nuca e, em vez disso, se encapsular dentro de um cristal endurecido do mesmo tipo que o Titã Feminino de Annie Leonhart era capaz de manifestar. Conectado por um cordão de carne ao pé do Titã, este cristal permitia a opção de operação remota.
Devido a isso, a transformação do Titã Martelo de Guerra começava a partir de seus pés, em vez da nuca onde tradicionalmente o corpo do portador estava localizado. Por esse motivo, o usuário podia manifestar seu Titã e seus poderes a partir do solo em pontos diferentes, usando o terreno como meio de ataque para obter vantagem em combate. A única desvantagem aqui era que o usuário ficava vulnerável se o cristal fosse desconectado do cordão. No entanto, eles também poderiam reformar o cordão sob as circunstâncias certas. Além disso, o Titã Martelo de Guerra era um dos poucos entre os Nove Titãs capazes de falar em sua forma de Titã, junto com o Titã Carrinho, o Titã Bestial de Zeke e o Titã Mandíbula de Ymir.
Criando Artefatos de Guerra
Em termos de aparência, o corpo de 15 metros do Titã Martelo de Guerra de Lara Tybur não tinha cabelo e era coberto quase inteiramente por uma armadura branca e justa feita do mesmo material que concedia suas habilidades únicas. As únicas áreas não cobertas pela armadura eram os olhos, partes do pescoço e dos ombros, bem como a parte inferior do rosto. Isso dito, até mesmo essas regiões eram protegidas por finas tiras do mesmo material da armadura, que formavam uma espécie de grade acima delas. Sob a armadura, o Titã tinha uma pele com tonalidade vermelha.
De acordo com seu nome, o Titã Martelo de Guerra tinha potencialmente a maior capacidade ofensiva de todos os Nove Titãs. Isso foi consequência de seus poderes de endurecimento estrutural, que permitiam criar e manipular construções a partir da carne endurecida do Titã. Essas construções podiam ser rígidas, afiadas ou flexíveis, dependendo do desejo do usuário. Geralmente, as construções em questão eram armas como espadas, lanças, bestas, um chicote de nove caudas ou o martelo homônimo do Titã – que se assemelhava a um martelo com um cabo alongado.
Com essas construções, o Titã podia realizar ataques devastadores que inicialmente superaram até mesmo o Titã de Ataque de Eren. Além disso, o Titã Martelo de Guerra podia estender suas habilidades de endurecimento estrutural ao ambiente, produzindo enormes espinhos do chão para empalar inimigos que se aproximavam, ou menores para imobilizar seus pés. Embora essa habilidade fosse extremamente útil, ela tinha que ser usada com moderação, pois o uso incessante do endurecimento estrutural cansaria o usuário muito rapidamente.
O Orgulho da Família Tybur
Ao contrário dos outros Nove Titãs, o Titã Martelo de Guerra foi o único a permanecer nas mãos da família Tybur após a Grande Guerra dos Titãs. Como uma das casas nobres Eldianas que lutaram pelo controle dos Nove Titãs durante esse conflito, a família Tybur foi a primeira a se aliar ao Rei Fritz e apoiar seu plano de se retirar para Paradis. Subsequentemente, eles também ajudaram na erradicação do Império Eldiano por parte de Marley e ocuparam o mais alto posto de poder na nação, apesar de sua herança Eldiana.
Em troca, a família Tybur deu aos Marleyanos sua liberdade para auto-governar como uma forma de arrependimento pelos pecados de seus antepassados. O Titã Martelo de Guerra foi passado dentro da família Tybur por gerações após a Grande Guerra dos Titãs, até ser herdado por Lara, a irmã mais nova de Willy Tybur. No ano 854, Zeke Yeager, o Titã Bestial e Chefe de Guerra da Unidade Guerreira Marleyana, tentou convencer Willy a conceder o apoio do Titã Martelo de Guerra em uma tentativa de lançar uma segunda operação para recuperar o Titã Fundador de Paradis.
Esse apelo acabaria sendo ignorado, pois o Titã de Ataque de Eren massacrou uma reunião de delegados globais em Liberio. Depois de matar Willy, Eren prosseguiu para lutar contra Lara em sua forma de Titã e quase foi derrotado, até que Mikasa chegou a tempo de salvá-lo. Ele então conseguiu localizar o cristal de Lara e usou o Titã Mandíbula de Porco Galliard para esmagá-lo, permitindo que ele consumisse os restos mortais de Lara e ganhasse controle sobre seu Titã.
Após isso, Eren usou o Titã Martelo de Guerra para escapar de sua prisão em Paradis e até mesmo empregou seu endurecimento estrutural em batalha contra Reiner e Porco na Guerra por Paradis de Attack on Titan. No final, o Titã Martelo de Guerra se fundiu efetivamente com o Titã Fundador e o Titã de Ataque, quando Eren desencadeou o Rugido após chegar ao mundo dos Caminhos com a ajuda de Zeke.
Confira também:
Escrito por Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin ou Attack on Titan, se passa em um mundo onde a humanidade vive em cidades rodeadas por gigantes muralhas para se proteger dos Titãs, criaturas gigantescas que possuem o único instinto de devorar humanos.
O anime segue os passos de Eren Jaeger, um jovem com a misteriosa habilidade de transformar-se em Titã, que acaba entrando para o Time de Reconhecimento com o objetivo de vingar-se da tragédia a qual tirou a vida do pai dele e destruiu sua terra natal.
As três temporadas do anime, além da nova temporada em exibição estão disponíveis estão disponíveis na Crunchyroll. Já o mangá de Attack on Titan é publicado no Brasil pela Panini.