InícioAnimeTudo sobre os poderes do Titã Colossal em Attack on Titan

Tudo sobre os poderes do Titã Colossal em Attack on Titan

PUBLICIDADE

Um emblema da série, cuja imagem agora é sinônimo do sombrio e moralmente cinza mundo de Attack on Titan, o Titã Colossal é talvez a encarnação mais assustadora da impotência da raça humana contra os Titãs. Sua estrutura massiva se eleva sobre tudo em seu entorno, e é o único dos Nove Titãs que pode olhar por cima das Muralhas de Paradis. Como consequência, o Titã Colossal, também referido como o Titã Colosso no mangá, foi um dos principais perpetradores por trás da Queda da Muralha Maria, no início da história principal de Attack on Titan.

PUBLICIDADE

Isso o qualificou como um dos principais antagonistas da série até o salto no tempo, quando a verdade sobre o mundo além das Muralhas foi finalmente revelada. Ao longo da narrativa da franquia, tanto Bertholdt Hoover quanto Armin Arlert detiveram o poder deste Titã, à medida que ele mudou de lealdade de Marley para os Eldianos de Paradis. Tendo aparecido pela primeira vez em Paradis no ano de 850, logo antes da Queda da Muralha Maria, o Titã Colossal fez sua segunda aparição cinco anos depois na Batalha de Trost, onde iniciou o conflito que levou à descoberta do Titã de Ataque de Eren por Paradis.

Uma Transformação Explosiva

Tudo sobre os poderes do Titã Colossal em Attack on Titan
Reprodução: Attack on Titan
PUBLICIDADE

Uma das características mais proeminentemente usadas pelo Titã Colossal é a natureza de sua transformação, bem como o grau de controle que um usuário pode exercer sobre ela. Enquanto a maioria das outras transformações de Titã apresenta explosões menores, o Titã Colossal toma forma com uma explosão muito maior, que pode variar desde uma rajada de vento forte até a força de uma pequena arma nuclear. Além disso, o usuário pode regular a extensão da explosão com treinamento suficiente, e é em parte por isso que o poder do Titã é tão temido.

Nas instâncias mais extremas dessa transformação, a área circundante foi arrasada, a maioria das estruturas construídas foi destruída, e toda a vida nas proximidades pereceu. Posteriormente, a explosão também produz uma nuvem de cogumelo maciça, o que reforça ainda mais a ideia de que essa transformação proporciona um meio de realizar uma espécie de ataque nuclear calculado.

Bertholdt Hoover levou o alcance dessa explosão ao limite durante a Batalha de Shiganshina, onde destruiu a maior parte da área ao seu redor e matou inúmeros soldados do Corpo de Exploração. Da mesma forma, Armin Arlert usou esse aspecto do poder do Titã Colossal para dizimar completamente a Frota Naval Marleyana em Liberio, o que permitiu ao Corpo de Exploração invadir a cidade em sua tentativa de recapturar Eren.

O Deus da Destruição

Tudo sobre os poderes do Titã Colossal em Attack on Titan
Reprodução: Attack on Titan

Embora sua transformação explosiva possa ser aterrorizante o suficiente por si só, o que vem a seguir é igualmente aterrorizante. Com 60 metros de altura, o Titã Colossal é quase quatro vezes mais massivo do que a maioria dos outros Nove Titãs, com apenas certas versões do Titã Fundador capazes de superá-lo em termos de escala. Embora os Titãs das Muralhas em Paradis tenham muitas semelhanças com sua estatura e aparência, mesmo eles ficam um pouco aquém de sua altura.

Essa imensa tamanho confere ao Titã uma esmagadora força física, a ponto de praticamente nenhum outro Titã poder competir com ele por meios normais. Por exemplo, o Titã Colossal de Bertholdt foi capaz de enviar o Titã de Ataque de Eren voando até o topo da Muralha Maria com apenas um único chute. Os usuários do Titã Colossal também pisoteiam praticamente qualquer tipo de terreno por onde passam, o que torna essa habilidade ideal para eliminar enormes grupos de tropas ou veículos que não possuem nada parecido com a artilharia anti-Titã usada pelas Forças Aliadas do Oriente Médio.

PUBLICIDADE

Alternativamente, o tamanho do Titã Colossal também é sua principal fraqueza, onde a força bruta de mover seus membros é tão grande que ele carece de mobilidade e é extremamente lento para reagir ou se defender. Além disso, a parte superior do corpo do Titã Colossal é relativamente mais fraca em comparação com a metade inferior, devido aos seus braços desproporcionalmente finos. Em comparação, as pernas do Titã Colossal são muito mais musculosas e quase em forma de pilar em seu perfil, o que explica por que os golpes mais devastadores deste Titã geralmente foram desferidos através de chutes. Os efeitos disso podem variar desde a destruição de casas inteiras até a destruição do portão externo da Muralha Maria.

Um Titã Como Nenhum Outro

Reprodução: Attack on Titan

Ao contrário dos outros Nove Titãs, o Titã Colossal praticamente não possui pele em seu rosto ou corpo, deixando a maior parte de sua musculatura exposta. Além disso, a estrutura esquelética do Titã também é exposta em certas partes de seu corpo, mais proeminentemente ao longo do rosto. O Titã Colossal de Bertholdt tinha uma aparência muito deformada, com orelhas esqueléticas, sem lábios e uma estrutura facial que diferia drasticamente de sua forma humana. Por outro lado, o Titã Colossal de Armin tinha um pouco de pele ao redor dos lábios, mas não tinha orelhas. O Titã de Armin também tinha a traqueia exposta, que é uma de suas características mais únicas.

PUBLICIDADE

Em todos os casos, a capacidade distintiva do Titã Colossal, além da transformação explosiva e do tamanho massivo, é controlar a quantidade de vapor emitido de várias partes de seu corpo. Todos os Titãs se desintegram e liberam vapor quando sofrem um golpe mortal ou estão regenerando ferimentos, mas o Titã Colossal pode liberar volumes ainda maiores de vapor para repelir inimigos, especialmente se eles se aproximarem de sua nuca. A força do vapor é tão intensa que pode enviar oponentes voando, ou até mesmo queimá-los completamente se chegarem muito perto. No entanto, a desvantagem dessa habilidade é que pode levar à evaporação de todos os músculos do corpo do Titã se for usada em excesso.

Confira também:

Escrito por Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin ou Attack on Titan, se passa em um mundo onde a humanidade vive em cidades rodeadas por gigantes muralhas para se proteger dos Titãs, criaturas gigantescas que possuem o único instinto de devorar humanos.

PUBLICIDADE

O anime segue os passos de Eren Jaeger, um jovem com a misteriosa habilidade de transformar-se em Titã, que acaba entrando para o Time de Reconhecimento com o objetivo de vingar-se da tragédia a qual tirou a vida do pai dele e destruiu sua terra natal.

As três temporadas do anime, além da nova temporada em exibição estão disponíveis estão disponíveis na Crunchyroll. Já o mangá de Attack on Titan é publicado no Brasil pela Panini.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.