Anime

Todas as Guerras Mundiais Ninja da história de Naruto

Apesar de se passar em uma realidade completamente diferente da do mundo real, a sociedade bélica dos ninjas de Naruto não puderam escapar de Grandes Guerras Mundiais. Na verdade, o ambiente era extremamente propício para esse tipo de conflito, dada a natureza militar e invasora das Vilas Ocultas. Dessa forma, não é tão surpreendente assim que em um período inferior à 100 anos, houveram quatro Guerras Mundiais Ninja em Naruto.

A Era dos Estados Combatentes, onde diversos clãs batalhavam uns contra os outros de maneira quase tribal, teve um fim com o surgimento de Konohagakure. Essa Vila Oculta nas Folhas, formada inicialmente pela aliança entre os clãs mais poderosos do País do Fogo — os Uchiha e os Senju — iniciou esse formato de sociedade de Vilas Ocultas.

Dessa forma, clãs de ninjas de uma mesma região podiam unir forças para agir como uma junta militar de seus respectivos países.

Mas ao diminuir conflitos menores e internos, essa reunião de forças maiores basicamente colocou o mundo shinobi num caminho sem volta para conflitos militares massivos.

A Primeira Guerra Mundial Shinobi

Após um breve período de paz, organizado após o conselho dos Cinco Kage (os líderes das Vilas Ocultas) organizado pelo Primeiro Kage de Konoha, o Hokage Hashirama Senju, o mundo eclodiu em guerra.

Devido ao pouco tempo de formação desse tipo de sociedade e pelo caos gerado, existem poucos registros dessa guerra. O motivo pelo qual o combate entre os países começou foi o roubo de recursos entre as Nações.

Madara Uchiha, então a segunda pessoa em nível de poder de Konoha, chegou a exigir que uma outra vila, Iwagakure, fosse subserviente à Vila da Folha devido a sua inferioridade militar. Esse evento, por exemplo, foi um dos que levaram à Guerra Mundial.

Essa Guerra terminou com a morte de Hashirama e Tobirama Senju, irmãos e os dois primeiros Hokage.

De tamanho sem precedentes, esse evento moldou muito da estrutura ninja moderna, incluindo táticas, formas de combate e a diplomacia entre as Vilas.

Sendo muito custosa para todos os envolvidos, a Primeira Guerra terminou com um armistício e, depois, um tratado de paz. Tratado esse que durou apenas 20 anos.

 

Segunda Guerra Mundial Shinobi

Apesar do fim relativamente pacífico da Primeira Guerra com um tratado de paz, as Cinco Grandes Nações ficaram completamente devastadas. O período de paz foi, na verdade, um tempo de recuperação.  Mas a disparidade econômica entre os países foi apenas piorando.

Facções se formaram dentro das Nações, que passaram a invadir outros territórios sob o pretexto de poder utilizar de recursos justos. Não demorou muito até uma grande guerra explodir novamente.

Largamente disputada em pequenas nações, cujos territórios foram completamente devastados pelas Grandes Nações, esse conflito foi ainda mais  sangrento do que a Primeira.

Talvez até por causa disso, e também pelo fato das Vilas terem um formato mais estabilizado, com a Guerra sendo também psicológica, surgiram os primeiros “heróis”. Personagens míticos de Guerra cujos poderes são acima do shinobi médio… Mas cuja “fama” também é uma arma de guerra.

Os Lendários Sannin, Hanzo de Salamandra, e outros surgiram nessa época.

Essa Guerra terminou com muitas mortes, entre as mais notáveis Dan Katõ, amor de Tsunade, os pais de Sasori e o pai de Kakashi, Sakumo Hatake.

Órfãos de Amegakure, uma das Vilas menores destruídas durante a Segunda Guerra, eventualmente criariam a organização Akatsuki.

A Nação do Céu, que nessa guerra se levantou contra as Cinco Grandes Nações, foi completamente destruída.

 

 

Terceira Guerra Mundial Shinobi

Se passando pouco mais de 10 anos antes o inicio da trama, a Terceira Guerra Mundial tem menos paralelos com as Grandes Guerras da vida real.

Com o poder das Cinco Grandes Nações em declínio, conflitos com nações menores surgiam a todo momento. Esses conflitos menores, entretanto, duravam muito mais do que “deveriam”, causando um imenso atrito — desgastando até mesmo o poderio militar de Konoha. Iwagakure aproveitou o “nivelamento” de poder para invadir o País do Fogo e uma nova Grande Guerra começou.

Em diversos flashbacks e personagens recontando a história, Konoha foi vista em combate contra outras Vilas, como Sunagakure e Kumogakure, mas essa visão “Konohocêntrica” pode ser por causa do ponto de vista dos personagens principais serem da Vila da Folha.

Esse conflito ficou marcado com a morte do Terceiro Raikage e a ascensão do Quarto Raikage, além da potencialização do capital político de Orochimaru, um dos Sannin, e de Minato Namikaze, o Trovão Amarelo de Konoha.

Foi durante essa Guerra que Rin se sacrificou para proteger Konoha, levando a perdição de Obito — influenciando diretamente a próxima Guerra.

A Guerra terminou favoravelmente para Konoha que, em busca da paz, não buscou reparações de Iwagakure. Esse movimento pacífico do Terceiro Hokage não foi bem visto por várias das facções políticas dentro da Vila da Folha, gerando muitas dissidências que ampliaram o já efervescente caos interno.

A escolha de Minato como Quarto Hokage também foi importante pro decorrer do futuro shinobi. Orochimaru, que deseja esse cargo, definhou definitivamente para o lado mais obscuro e se tornou um vilão.

Danzou Shimura, oponente político do Terceiro Hokage, desenhou um plano para utilizar a instabilidade social para destruir o clã Uchiha (que foi manipulado para se sentir revoltoso desde a formação da Vila).

Danzou também se envolveu na política de outras Vilas, fazendo parte da traição que Hanzo preparou para a Akatsuki em Amegakure, resultando na destruição da organização original e no nascimento de Pain como vilão.

 

Quarta Guerra Mundial Shinobi

A Akatsuki que surgiu após a destruição da organização original tinha como comandante secreto Obito que, em conjunto com Madara, desenhou um plano para obter todas as Bestas com Cauda para o Plano do Olho da Lua.

Após capturar sete das nove bijuu, ele foi até o Conselho dos Cinco Kage para exigir que fosse-lhe entregue as Bestas de Oito e Nove Caudas.

Com a expressa recusa em atender essa exigência criminosa de todos os Cinco Kage e também do General Samurai do País do Ferro, Obito declarou guerra contra todas as Vilas e Nações Ninja.

Pela primeira vez na história, as Cinco Vilas Ocultas agora trabalhavam de maneira conjunta, na forma da Aliança Shinobi, comandada pelo eleito Quarto Raikage.

A Aliança Shinobi enfrentou o que havia sobrado da Akatsuki, mais o exército de Zetsus Brancos de Obito e um exército dos mais poderosos ninjas da história, ressuscitados por Kabuto Yakushi, que se aliou à Obito.

Esse conflito foi completamente exibido no mangá e no anime de Naruto Shippuden, sendo a mais detalhada de todas as Guerras por esse motivo.

O conflito começou em diversas frontes, mas foi afunilando em um único lugar após a aparição de um ressureto Madara Uchiha.

Mesmo sem conseguir obter os Jinchuuriki da Oito e Nove Caudas, Obito conseguiu invocar a Besta de Dez Caudas e tornou-se o primeiro Jinchuuriki da Dez Caudas depois do Sábio dos Seis Caminhos.

Ele eventualmente foi derrotado pelo esforço combinado de Naruto, Sasuke e o exército das Forças Aliadas, mas Madara conseguiu ser plenamente ressuscitado por Zetsu Negro e prendeu todas as Bestas com Cauda.

Porém, ao obter esse imenso poder, Madara foi traído por Zetsu Negro, que se mostrou a verdadeira mente por trás de todos esses conflitos. O objetivo dessa criatura era juntar o poder de todas as Bestas com Cauda para ressuscitar Kaguya Otsutsuki, a Deusa Coelho.

A Guerra enfim terminou quando Naruto, Sasuke e Sakura derrotaram Kaguya Otsutsuki e a prenderam — junto de Zetsu Negro — em outra dimensão.

 

Confira Também:

 

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade