Anime

Shonen, Seinen, Isekai e mais – Entenda os gêneros de animes

Quando você entra no mundo dos animes, se depara com gêneros que muitas vezes não consegue entender direito. Para resolver essa questão, vamos te explicar todos os gêneros mais famosos dos animes e você verá o que melhor se encaixa com o que está procurando.

Shonen, Seinen, Isekai e mais – Entenda os gêneros de animes

Confira os gêneros de animes mais populares abaixo:

Shonen

Quando você pensa em anime, o que vem à mente é provavelmente shonen. My Hero Academia, Dragon Ball Z, Slam Dunk, tudo isso é confortavelmente shonen, apesar de quão amplamente esses títulos podem variar. Isso porque shonen realmente significa apenas “para meninos”, tornando-se mais uma categoria demográfica do que um gênero. Na era da anime como exportação, no entanto, o termo ganhou conotações de gênero que não podem ser ignoradas. Quando uma criança ama Bleach e quer ler algo mais nesse sentido, ela vai acabar procurando por “shonen”, e de modo geral, ela vai encontrar algo novo para amar.

Então Shonen é mais especificamente “para meninos”, mas vai além disso, é como uma categoria para crianças e adolescentes no geral, que gostam sempre de assistir algo com mais ação e movimentado o tempo inteiro.

Shoujo

Sailor Moon, Cardcaptor Sakura, Fruits Basket, Nana: Eles podem variar muito em termos de história, mas todas essas séries são shoujo. É quase como a categoria de Shonen, só que mais focado para meninas. De novo, não quer dizer que só meninas iriam gostar, mas é o público alvo quando a história é pensada, apesar de muita gente gostar de Shoujo independente do gênero.

Seinen

Se você está procurando robôs, ação, magia e guerra, você tem muitas opções quando se trata de anime. Mas e se você não estiver interessado em brincadeiras de olhos arregalados, histórias de escola ou emoções selvagens de adolescentes? É quando você olha para o seinen.

Tecnicamente, seinen se resume a significar “anime para adultos e jovens adultos”. Na prática, isso se traduz em uma ampla variedade de histórias que podem retratar níveis maioress de violência e sexualidade, morais obscuras e personagens que não prometem nenhum tipo de absolvição. Anime como Black Lagoon e Ghost in the Shell examinam personagens que vivem à margem da sociedade, seu chapéu preto hackeando e violência mercenária tidos como um dado.  Essas não são histórias sobre pessoas que procuram salvar o mundo, na verdade, muitas vezes são sobre pessoas que tentaram, falharam e agora vivem nos destroços desse sonho.

Josei

Existem mangás para meninas, cheios de primeiras paixões e segredos escolares, e ainda há josei: mangás para mulheres que querem ir além do pátio da escola. Josei é onde você encontrará relacionamentos examinados além do beijo inicial, vidas após a formatura e muito mais ação entre os lençóis. A distinção pode parecer obscura: animes de Josei como Paradise Kiss, Princess Jellyfish e Kids on the Slope lidam com separações, maquiagens e todo o drama que os acompanha, assim como os animes voltados para garotas mais jovens podem fazer. Mas aqui, o casal principal realmente pode acabar sendo totalmente, finalmente incompatível, e o caminho para uma vida melhor pode exigir anos brutais de mudanças, desgosto e decepção.

Ecchi

“Ecchi” é uma palavra flexível em anime. Pode ser usado como um adjetivo, para descrever algo sexual de uma forma que conota travessura, mais ou menos como descrever uma revista como “suja”. Pode ser um substantivo, aplicado a alguém que é um pouco pervertido. Você provavelmente pode adivinhar o que o gênero conhecido como “ecchi” contém, neste ponto. Se for sexy, travesso, picante e / ou sedutor, é totalmente ecchi.

Harem

O que é melhor do que um interesse amoroso? Que tal seis? O anime harém certamente pensa assim, e sua popularidade prova quantos concordam. Normalmente, a série de harém gira em torno de um cara médio, algo entre 15 e 30. Ele provavelmente está um pouco sem raízes, inseguro sobre o que quer da vida, nutrindo uma paixão que ainda precisa perseguir. Então ele descobre que é herdeiro de um destino fantástico, prestes a ser contratado para um emprego em uma escola para meninas, ou simplesmente disca o número errado, e de repente sua vida está repleta de garotas lindas. Todos os quais, desde a mais maluca agitadora até a donzela mais recatada, querem desesperadamente estar com ele.

Isekai

Você não pode falar sobre ficção sem falar sobre escapismo. O anime Isekai leva isso a outro nível, construindo um gênero inteiramente em torno de pessoas comuns sendo levadas para mundos de fantasia. As vezes, eles estão familiarizados com os mundos em questão, às vezes têm permissão para trazer seus smartphones, as vezes eles reencarnam como um slime. Mas uma coisa é verdadeira, através do tropo ou do enredo: eles eram uma pessoa comum em nosso mundo comum e agora, em virtude de serem transportados para uma terra de fantasia, eles se tornaram extraordinários.

Mecha

Mecha nada mais é do que animes em que robôs gigantes são um ponto central da trama. Trabalhos iniciais como Mazinger Z e Giant Robo prepararam o palco para pilares de gênero como Patlabor, Full Metal Panic! E o vasto universo da série Mobile Suit Gundam, criando uma história de trabalho que continua até hoje em animes como Darling in the FRANXX. Pilotos impetuosos em robôs enormes, lutando pelo que é certo.

Slice of Life

Está tudo no nome, quando se trata de anime slice of life: é um gênero que contém histórias que observam a vida cotidiana como ela é vivida por um indivíduo ou grupo de personagens. Este é um anime que se ganha nos detalhes, extraindo significado de eventos tão íntimos como uma única refeição ou uma cerimônia escolar. Ninguém está indo para ver o Super Saiyajin, ninguém está entrando em seu robô de 12 andares. A vida está sendo vivida, em qualquer forma que assuma.

Com isso, você viu os principais gêneros de animes que existem por aí, escolha o seu e comece a assistir!

Confira também:

A maioria desse gêneros tem bons animes que estão disponíveis na Crunchyroll. Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Publicado por
Tags: Animegeneros

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade