Categorias: Anime

Seria o Jougan de Boruto uma versão “Mangekyou” do Byakugan?

Os dojutsus – jutsus oculares – de Naruto estão quase sempre interligados, uma vez que a origem de todos eles são os Otsutsuki e, no caso dos humanos, os descendentes de Hagoromo e Hamura Otsutsuki. Enquanto os descendentes de Hagoromo podem despertar as variações entre Sharingan( e também o Mangekyou Sharingan) e  Rinnegan, os de Hamura podem despertar o Byakugan, o Tenseigan e… o Jougan?

Os Uchiha, descendentes diretos de um dos filhos de Hagoromo, são conhecidos pelo Sharingan. Esse dojutsu tem diversos estágios de evolução que culminam no Mangekyou Sharingan.

O Rinnegan é obtido quando uma pessoa com o Mangekyou Sharingan mistura seu chakra/dna com os de um Senju, que por sua vez são descendentes diretos do outro filho de Hagoromo.

Do outro lado da família, os descendentes diretos de Hamura, os Hyuuga, tem um dojutsu muito mais estável, o Byakugan. Ao contrário da bagunça que são as evoluções do Sharingan, o Byakugan é imutável e não depende de traumas emocionais para ser ativado, apenas pertencer à linhagem sanguínea correta.

Mas apesar dessa suposta estabilidade, o Byakugan não é o estágio final do dojutsu. Após um longo tempo em que viveu na Lua, Hamura eventualmente despertou uma versão evoluída do Byakugan, o Tenseigan. Eventualmente ele aprisionou esses olhos no centro da Lua e todos os seus descendentes lunares depositavam seus Byakugans nesse centro, criando um Tenseigan gigante que tinha um enorme poder.

Os poderes do Tenseigan são muito similares aos do Rinnegan, principalmente em relação ao controle gravitacional. Não se sabe se é exatamente assim que funciona, mas é possível o Tenseigan é a “versão final” do Byakugan assim como Rinnegan é a “versão final” do Sharingan.

Outra forma de se obter um Tenseigan é a transferência de um Byakugan “puro” de um humano nos olhos de um Otsutsuki – foi como Toneri conseguiu o seu próprio Tenseigan.

E toda essa introdução imensa serve para fundamentar a hipótese do Jougan. O dojutsu único de Boruto, que parece ser resultado da mistura do DNA Hyuuga de sua mãe Hinata e de alguma coisa da bagunça imensa que é Naruto (descendente direto do filho de Hagoromo semelhante aos Senju, reencarnação desse filho, recebeu chakra de todas as Bestas com Cauda, é o Jinchuuriki de Kurama, etc).

Não se sabe a extensão dos poderes do Jougan, além dele ter alguma relação com os Otsutsuki – que sempre se impressionam com esse dojutsu estar em Boruto, mas sabem que ele existe – e ter uma gama atual de poderes muito semelhante ao Byakugan.

Mas ao contrário do Byakugan comum, a ativação dele costuma ser puramente involuntária e emocional, sempre em momentos de grande estresse do protagonista.

É possível que esse seja um estágio intermediário entre o Byakugan e o Tenseigan, algo como um “Mangekyou Byakugan” que só é possível devido a bagunça genética que é Boruto.

E assim como os poderes do Mangekyou Sharingan não necessariamente tem a ver com as capacidades visuais, geralmente sendo poderes únicos ao usuário como o Amaterasu, Kagutsuchi, Kamui, etc, os poderes do Jougan podem não ter a ver com os poderes habituais do Byakugan e Boruto ainda não os descobriu.

 

ATENÇÃO: SPOILERS DE BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS ABAIXO!

 

Isso abriria caminho até mesmo para que Boruto desenvolva o Tenseigan futuramente, principalmente agora que tivemos a confirmação que Momoshiki Otsutsuki vive dentro dele no capítulo 43 do Mangá de Boruto.

Boruto: Naruto Next Generations é a sequência direta de Naruto Shippuden, tanto no anime quanto no mangá.

Nesta nova história, acompanhamos Boruto, filho de Naruto, um jovem que quer encontrar o seu próprio caminho e não pretende seguir os passos do pai, e Kawaki, jovem cujo corpo foi modificado com melhorias cibernéticas por um grupo misterioso chamado Kara.

Apesar do anime ainda estar contando a história de Boruto jovem, ele conta com alguns bons arcos, trazendo Naruto e Sasuke de volta, e histórias onde o jovem é o grande protagonista.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll e ganha novos capítulos toda semana.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies