Quem causou mais dano a Konoha em Naruto, Hiruzen ou Tobirama?

Todo fã de Naruto Shippuden já ouviu que a maioria dos problemas da série foram causados justamente por decisões tomadas por aqueles que deveriam proteger Konoha acima de tudo. Com isso, queremos dizer que os Hokages, na intenção de fazer o bem, acabaram em alguns momentos, fazendo exatamente o oposto.

Mas qual Hokage teria causado mais dano à Vila Oculta da Folha: Tobirama ou Hiruzen?

Tanto o Segundo quanto o Terceiro Hokage foram conhecidos por sua genialidade em combate, e por terem defendido Konoha quando a Vila mais precisou. Porém, ambos também são conhecidos por tomarem decisões polêmicas, que afetaram e muito a história e a vida dos cidadões – direta ou indiretamente.

Tobirama por exemplo, tomou a decisão de isolar os Uchiha dos demais habitantes de Konoha, dando à eles o poder de Polícia da vila. Portanto, ele basicamente deu autoridade baseado somente no nascimento dos Uchiha, o que acabou intensificando os problemas na relação entre o clã e os demais cidadãos de Konoha.

Porém, foi na gestão de Hiruzen que este homem ganhou força:

Danzo, que também era aprendiz de Tobirama, jamais aceitou o fato de que Hiruzen foi nomeado Hokage em seu lugar. Por isso, passou a agir nas sombras através da sua organização, a Fundação. Além de todos os atos cruéis e nocivos praticados por Danzo – o que incluí até mesmo uma parceria com Orochimaru quando este já era procurado por Konoha, Danzo continuou seus planos após a morte de Hiruzen, quase conseguindo efetuar seu tão sonhado golpe de estado após Tsunade quase perecer na destruição de Konoha.

E o que isso tem a ver com Hiruzen? Bem, ele sabia da maior parte das atividades de Danzo desde sempre, e simplesmente permitia que elas acontecessem. Em partes, porque Danzo era parte do Conselho da Folha e confronta-lo poderia causar problemas para Hiruzen. Mas no fundo, ninguém sabe dar uma boa explicação para o fato de Hiruzen ter permitido Danzo e a Fundação por tanto tempo.

Confira também:

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime preparao terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

João Víctor Sartor

João Víctor Balestrin Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.