InícioAnimePor que alguns animes têm nomes tão longos?

Por que alguns animes têm nomes tão longos?

Hoje em dia, no mundo dos animes, um número crescente deles tem nomes incrivelmente longos. Essa tendência é mais predominante no gênero isekai, mas também se estende a outros gêneros. Animes com títulos como “That Time I Got Reincarnated as a Slime” (Naquele Momento em que Fui Reencarnado como uma Lesma), “I Got a Cheat Skill in Another World and Became Unrivaled in The Real World, Too” (Adquiri uma Habilidade Trapaça em Outro Mundo e Me Tornei Invencível no Mundo Real Também) e “Is It Wrong to Try to Pick Up Girls in a Dungeon?” (Está Errado Tentar Pegar Garotas em um Calabouço?) estão se tornando comuns.

Mas por que tantos animes hoje em dia têm nomes tão longos? O que aconteceu com os dias fáceis de Bleach, Naruto e Death Note? Existem algumas razões para essa tendência crescente, a maioria das quais surgiu da indústria de mangás e agora está se infiltrando na indústria de animes à medida que mais mangás e light novels se tornam animes. Embora não haja uma resposta única para essa pergunta, há várias razões por trás do aumento de animes com nomes longos.

Esses Nomes Longos Se Destacam na Multidão

Por que alguns animes têm nomes tão longos?

A tendência de animes com nomes longos, especialmente no isekai, começou no mundo dos mangás e light novels. Existem milhares de mangás e light novels por aí, e mais e mais são publicados o tempo todo. As livrarias japonesas, é claro, não têm espaço para armazená-los todos de uma maneira que todas as capas possam ser facilmente vistas na prateleira.

Quando um cliente está navegando entre centenas de títulos, a única coisa que o livro tem para se destacar é o título virado para fora entre todos os outros.

Assim, a tendência nasceu. Para que um mangá ou light novel tenha alguma chance de ser notado e adquirido, ele precisava ter algo especial no título. Títulos absurdamente longos, às vezes engraçados ou até mesmo ultrajantes (pense em “I Want to Eat Your Pancreas” ou “Reborn as a Vending Machine, I Now Wander the Dungeon”) começaram a aparecer. Era a melhor maneira de vender cópias e se destacar, especialmente quando as histórias de isekai se tornaram populares e mais e mais começaram a ser publicadas.

E, é claro, quando esses mangás e light novels eram comprados nas lojas e vendiam muitas cópias, o próximo passo natural era transformá-los em animes. Claro, eles mantiveram seus nomes ridiculamente longos também!

Afinal, esse nome foi pelo menos parcialmente responsável pela venda do livro em primeiro lugar. Além disso, os nomes longos servem ao mesmo propósito de ajudar os animes a se destacarem de todos os outros também sendo transmitidos na mesma temporada.

Esses Nomes Longos Dão Uma Prévia

Por que alguns animes têm nomes tão longos?

Outra coisa que os nomes longos nos animes fazem é atrair seus fãs sem nem precisar mostrar um trailer ou sinopse. Quando você vê o título “The Greatest Demon Lord Is Reborn as a Typical Nobody” (O Maior Senhor Demônio Renasce como uma Pessoa Comum), você já sabe pelo menos um pouco sobre o que o anime vai tratar apenas pelo título. Animes como “Jujutsu Kaisen” e “Neon Genesis Evangelion” certamente não podem reivindicar isso.

Isso atrai dois tipos de pessoas. Primeiro, é ótimo para pessoas ocupadas que não têm muito tempo. Quando estão procurando um anime para assistir, pode não haver tempo para ler cada resumo e assistir a vários trailers em busca do anime certo para assistir.

Mas quando veem “The Aristocrat’s Otherworldly Adventure: Serving Gods Who Go Too Far” (A Aventura Sobrenatural do Aristocrata: Servindo Deuses Que Exageram Demais), eles imediatamente sabem que será um anime de fantasia relacionado a deuses e só precisam investigar mais se isso parecer interessante.

O segundo grupo de pessoas a quem isso apela são os grandes fãs de anime que já viram muitos deles. Eles estão procurando algo específico e sabem do que gostam. Quando encontram animes com títulos como “I’ve Been Killing Slimes For 300 Years & Maxed Out My Level” (Eu Tenho Matado Lesmas Por 300 Anos e Atingi o Nível Máximo), podem facilmente supor se é o tipo de coisa que desejam assistir (fantasia, luta, provavelmente relacionado a jogos de alguma forma) ou se preferem algo mais como “No Matter How You Look At It, It’s You Guys’ Fault I’m Not Popular!” (Não Importa Como Você Olhe Para Isso, É Culpa De Vocês Que Eu Não Sou Popular!) (comédia romântica).

Esses Nomes Longos São Cativantes e Memoráveis

Por que alguns animes têm nomes tão longos?

Finalmente, embora pareça que deveria ser o oposto total, esses nomes longos de animes são memoráveis para as pessoas que os veem. Claro, elas podem não lembrar o nome completo palavra por palavra, mas é muito provável que se lembrem de que há um anime chamado algo como “sendo reencarnado como uma máquina de venda”, ou “pegando garotas em calabouços”, ou até mesmo “comendo pâncreas” (spoiler: “I Want to Eat Your Pancreas” não é realmente sobre comer pâncreas e tem um título bastante enganador).

A indústria de animes quer ganhar dinheiro, assim como qualquer outra forma de mídia. Eles ganham dinheiro tendo fãs, pessoas que os assistem enquanto estão no ar, compram sua mercadoria, se apaixonam por eles e depois compram os mangás também.

Os títulos longos fazem metade da publicidade para o anime antes mesmo de precisar fazer mais alguma coisa, permanecendo na mente das pessoas e despertando sua curiosidade. Elas pensam sobre o título novamente mais tarde, e então podem começar a assistir ao anime.

Os nomes também são bastante cativantes! É divertido perguntar aos seus amigos se eles também estão assistindo a “The World’s Finest Assassin Gets Reincarnated In Another World As An Aristocrat” (O Melhor Assassino do Mundo é Reencarnado em Outro Mundo como um Aristocrata), rir juntos de como é ridículo dizer esse nome e depois conversar sobre a história.

Muitos animes com títulos longos também recebem apelidos para ajudar as pessoas a se referirem a eles, como “Danmachi” para “Is It Wrong to Pick Up Girls in a Dungeon?” (Está Errado Tentar Pegar Garotas em um Calabouço?). Isso definitivamente adiciona um fator cativante a eles também, pois agora parecem mais como um amigo familiar do que apenas um anime.

Portanto, embora às vezes seja irritante ter que lembrar o título longo de um anime, ou parecer um pouco exagerado (especialmente se você não é fã de isekai e precisa lidar com todos esses nomes longos!), há uma razão por trás dos animes com nomes longos. Isso os ajuda a se destacarem em um mundo onde estamos constantemente recebendo novos animes, mangás e light novels. Ajuda-os a serem lembrados e a atrair multidões. E quando são populares o suficiente, as pessoas lembrarão os nomes – não importa o quão longos eles sejam.

Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Fã obcecado de Souls-like e curto uns FPS e animes