O tema da escravatura é frequentemente utilizado em animes Isekai, mas é um tema sensível e alguns animes não levam isso em consideração na hora de falar sobre.
Por que a escravatura é tão usada em animes Isekai?
Mais do que qualquer outro gênero de anime, isekai é visto como sendo feito de “fantasias de poder masculino”, com protagonistas masculinos perdedores renascendo em um mundo onde tudo é fácil para eles. Isso inclui o sucesso com o sexo oposto, levando a uma interseção com o gênero do harém, dada a quantidade de mulheres bonitas que se apaixonam pelo herói principal.
A fruição final de tal fantasia pode ser que as ditas mulheres sejam incrivelmente vulneráveis antes que o herói apareça para salvá-las de seu destino na vida. Nesse caso, a escravatura seria facilmente uma das piores dificuldades em que um personagem poderia estar, fazendo o herói parecer um cara legal ao tirá-lo dessa situação. Claro, isso geralmente leva as personagens femininas a se apaixonarem pelos heróis masculinos, aumentando a fantasia.
Quando explicado dessa maneira, o conceito parece bastante banal, superficial e vulgar, e uma maneira barata de caracterizar o personagem principal como “bom”, ao mesmo tempo em que leva a um romance preguiçoso. Ao mesmo tempo, quando os protagonistas são falhos a sua própria maneira, como em The Rising of the Shield Hero, sua aliança com ex-escravos faz sentido no contexto de seu mundo ficcional. Mulheres ou não, essas escravas estão na base do totem social assim como os personagens principais, então é lógico que seriam elas que formariam uma equipe com ele. Dessa forma, isekai não é uma “fantasia de poder masculino” tanto quanto uma “fantasia de poder do perdedor”, apresentando uma equipe de ninguéns que enfrentam o mundo que os rejeitou.
Claro, a escravatura não é inerente ao isekai, com histórias que têm um foco menor em cenários medievais geralmente evitando o conceito por completo. Além disso, com mais light novels isekai, mangás e animes sendo feitos progressivamente, é possível que o tropo, juntamente com o cenário genérico de JRPG como um todo, acabe por começar a morrer. No entanto, do jeito que está, faz sentido por que esse é um elemento tão controverso e discutível – um que certamente não está fazendo nenhum favor ao gênero isekai como um todo.
Confira também
- Entenda por que o Yuji não está no filme de Jujutsu Kaisen
- Jujutsu Kaisen – Principais personagens e seus poderes
- Jujutsu Kaisen – Arcos do anime e do mangá