One Piece mostra por que sua fórmula continua funcionando mesmo após 25 anos

One Piece é um dos maiores mangás de todos os tempos, e sua fórmula funciona muito bem para estar no topo após tantos anos, e isso foi reforçado mais uma vez com um dos capítulos recentes do mangá.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop
5 Coisas que mostram que Luffy cresceu ao longo de One Piece
Reprodução: One Piece

One Piece mostra por que sua fórmula continua funcionando mesmo após 25 anos

A história de One Piece segue uma estrutura muito clara. Luffy e seus Piratas do Chapéu de Palha, às vezes acompanhados por aliados temporários, chegam a uma das muitas ilhas espalhadas pelo mundo de One Piece. Lá, eles têm uma missão a cumprir, que geralmente inclui libertar aquele país de alguma forma de opressão ou tirania. Isso leva a uma série de batalhas contra inimigos poderosos. Depois que a poeira baixa, a tripulação leva algum tempo para se recuperar, consertar suas feridas e fazer um grande banquete com os nativos para comemorar a vitória. Esse tempo de inatividade entre as aventuras também é usado pelo autor, Eiichiro Oda, para atualizar os leitores sobre o que está acontecendo no mundo maior, incluindo grandes desenvolvimentos que geralmente têm um grande impacto na história. Depois disso, os Chapéus de Palha partiram novamente para sua próxima aventura.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

A primeira parte do mangá focou em Luffy recrutando o núcleo de sua tripulação. A estrutura descrita acima realmente tomou forma quando os Chapéus de Palha chegaram à Grand Line e permaneceu estável desde então. Houve variações, é claro, mas todos os arcos mais importantes da série seguem a mesma fórmula, incluindo o Arco Wano, o mais longo do mangá. O Capítulo 1052 mostrou as consequências da batalha total contra Kaido e seus Piratas das Feras, que levou Luffy e seus aliados a derrotar dois dos Yonkou, os piratas mais poderosos de One Piece no mundo.

A maior parte do capítulo se concentrou nas pequenas interações entre os Chapéus de Palha que os leitores passaram a amar tanto, já que Luffy e Zoro acordam depois de uma semana e são recebidos jubilosamente por seus companheiros. No geral, o capítulo transmitiu uma sensação de alívio, alegria e camaradagem, e foi tão bom quanto a batalha épica entre Luffy e Kaido que acabou de terminar.

5 Coisas que mostram que Luffy cresceu ao longo de One Piece
Luffy – Reprodução: One Piece

Alguns críticos de One Piece apontam que a estrutura repetitiva da história é uma falha. No entanto, do ponto de vista de quem aprecia a série, fica claro por que a fórmula continua funcionando após 25 anos. Esses são personagens que as pessoas seguem há décadas: os leitores estão emocionalmente investidos neles e, embora seja bom e emocionante vê-los lutar, sangrar e superar batalhas difíceis, é ainda melhor vê-los colher os frutos de seu trabalho e se divertir por um tempo.

Além disso, esses curtos períodos de inatividade permitem que Oda se concentre na personalidade de seus personagens e no relacionamento deles, algo que pode ser deixado de lado no meio da ação e das batalhas. Isso é importante especialmente depois que novos personagens são introduzidos, como o mais novo membro dos Chapéus de Palha, Yamato.

Yamato – Reprodução: One Piece

Confira também:

Você pode assistir a One Piece por completo na Crunchyroll.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.